domingo, 13 de outubro de 2013

A corrente do bem, treinos e PR

Não gosto de ficar sem escrever, aqui eu registro todas as minhas alegrias, tristezas, dores e conquistas. Escrever aqui é quase como um diário, deixo os meus sentimentos e de vez em quando ao reler minhas semanas de treinos consigo reviver o sentimento e o momento pelo qual estava passando. E devo dizer que estas 3 longas semanas foram cheias de acontecimentos, conquistas e recordações….

Maratona de SP, a corrente do bem

20131006_101647Vou começar pela maratona de SP, desta vez não fui lá para correr e sim para distribuir coca-cola. Tudo começou após a maratona do Rio, eu e um amigo decidimos fazer aqui em SP, algo que uma turma de corredores faz há anos no Rio, distribuir coca-cola no final da maratona. O efeito da coca-cola não é físico, é psicológico. Estar nos km finais lutando contra você mesmo para terminar a prova, correndo praticamente sozinho, já que o público dificilmente vai para a rua incentivar os atletas e de repente se deparar com um bando de loucos distribuindo copo de coca-cola e desejando boa prova, é quase como encontrar água no deserto.

Reunimos mais 3 amigos, compramos 36 litros de coca-cola, acertamos a logística e fomos para a frente do Jockey, local totalmente deserto e antes dos temíveis túneis. A Samantha, como já trabalhou em buffet, nos ajudou com idéias para servir e distribuir os copos de coca-cola e devo confessar que sem ela estaríamos perdidos. A hora que começou foi uma loucura, a Claudia, o Ogata ficaram distribuindo os copos, eu e o Paulo ficamos enchendo os copos e a Samantha alternou entre distribuir e nos ajudar a encher. Não vi a hora passar e tão pouco os atletas, apenas escutava os agradecimentos e as brincadeiras. No final conseguimos servir praticamente todos os atletas que terminaram em até 4h30. Depois disso, foi o trabalho de recolher todos os copos. Doamos mais do que coca-cola, doamos energias positivas e recebemos em dobro. Quando terminamos estávamos exaustos, mas com uma felicidade sem fim e até hoje me emociono ao recordar tudo o que vivemos. No ano que vem voltaremos e esperamos que com mais ajuda e mais coca-cola para podermos atender mais atletas.

Treinos

Acho que o vendaval me ajudou de alguma forma, estou mais forte e veloz. Cada treino tem sido uma surpresa e com tempos no mínimo surpreendentes. Para se ter uma idéia, tive 3 sextas-feira com treinos de 5km e os tempos foram 24’28 (20/09), 23’53 (27/09) e 23’38 (4/10)

Já nos treinos de sábados a evolução também foi sensível. Em 28/09, o treino era 3 de 3km a 80% e fiz todas as séries com ritmo 5'00.

Já em 05/10, o treinos era 10 de 1 km ritmo médio forte, comecei imaginando que faria estas séries com ritmo de 4’40, mas para minha surpresa consegui fazer todas as series com ritmo abaixo de 4’30. Terminei muito feliz e sem acreditar no resultado deste treino

Em 12/10, o treino era 10km a 85%/90%, como um amigo se machucou e me deu o chip e o número da prova Santos Dumont, resolvi fazer este treino durante a prova. Comecei a prova achando que iria correr com ritmo em torno de 4:50, já que este foi o ritmo nas 10milhas e a fc ficou dentro dos 85%, só que o ritmo que encaixou era de 4:40, resolvi então seguir com este ritmo até a fc atingir o limite e depois reduziria, mas a fc ficou dentro da meta e segui com ritmo variando entre 4:40/4:50. Passei os 8km sem sentir esforço e acelerei apenas no último km. No final fechei este treino prova em 47’23, novo PR para os 10km. Se estivesse com meu nome seria 9º no geral e 2º amadora, nada mal para um treino…

A Golden four está chegando e a pergunta que não quer se calar é com que ritmo eu vou… Estou navegando por mares nunca dantes navegados e realmente não sei como será esta prova, se tudo der certo, será mais uma boa surpresa para a minha coleção.

20131012_092042

6 comentários:

  1. Que ideia supimpa Yeda.
    Parabéns pelo incentivo.

    ResponderExcluir
  2. Achei tão bonito o que vocês fizeram, foram uns anginhos, espero que repitam ano que vem e consigam ajudar ainda mais atletas. Fiquei orgulhosa de ver.
    Você está voando Yeda, que esses ventos venham para cá também. rsss
    Parabéns pela prova, pena não estar inscrita.
    Bons treinos e pelo jeito o ritmo vai ser melhor que o esperado.
    Boa semana
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Yeda, parabéns pela sua iniciativa em servir a coca-cola. Realmente demais. Só quem faz uma maratona ou qualquer corrida no seu limite sabe o bônus que é ganhar um copo de coca geladinha. ;) Parabéns!!
    Ah, e show o rp. Demais!!!
    Helena

    ResponderExcluir
  4. Yeda,
    Que máximo a iniciativa!
    Ações geram reações, e tenho certeza que fizeram muita gente se emocionar com a atitude de vocês. Parabéns,
    Bjo! Ingrid

    ResponderExcluir
  5. Vem ai novo recorde na golden4
    e eu não canso de ver essas fotos da maratona
    boa semana
    Paulo

    ResponderExcluir
  6. Foi mais do que demais, eu queria muito estar junto, mas, a vontade de correr e fazer algo novo, falou mais alto, mas eu fui bem representado.. Vc sabe o qto vc é especial para mim!! Ano que vem quero coca no km 16 e no 36 km hem... Tamojunto... Ezequiel Jr.... Não consigo comentar, Luiza mudou minha senha.... bjs

    ResponderExcluir