segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Navegando por mares nunca dantes navegados

broken-watch

Mesmo deixando o garmin no pote de arroz, não teve jeito, ele foi parar mesmo na assistência técnica. Além dele, só naquela assistência tem mais 10 relógios iguais ao meu e com o mesmo defeito, ou seja, este relógio possui um defeito congênito de vedação e como meu pai fala o “a prova d’água” dele é 50m bem longe da água.

Com o Garmin arrumando quase entrei em pânico…como treinar sem qualquer referência, ainda mais faltando 75 dias da maratona…. Sem marcador de pace e km até estou acostumada e tiraria de letra, mas sem fc, isso era totalmente novo para mim…. Mas quem tem amigos tem tudo na vida e um amigo me ofereceu o Garmin do irmão dele que comprou e não se acostumou e acabou me vendendo por um bom preço e salvando meus treinos….

Como só consegui ir buscar o Garmin na quinta-feira, os treinos de terça e quarta foram feitos apenas com cronômetro e devo confessar que me senti bastante estranha. Foi uma mistura de leveza e uma sensação de que faltava algo, era como se tivesse saído pra correr sem roupa.. (ok foi só sensação, estava bem vestida… rs rs rs)

Na terça-feira o treino era 15 de 1 min ritmo médio, seguido por 10min a 85%. Fazendo na pista foi fácil pois ritmo médio você corre baseado na sensação e daí não é necessário nenhum relógio, mas nos 10min seguintes foi meio complicado, pois sem frequencímetro só me restava confiar na sensação, para não deixar a fc ultrapassar o limite. No final fiz quase 2km nos 10min e fechei o treino com um pouco mais de 6km.

Na quarta-feira, o treino foi variação do mesmo tema, 15 min de aquecimento seguido por 15 de 1 min ritmo médio forte. O complicado neste caso não foi fazer e sim marcar o quanto tinha corrido. Criei um sistema meio louco, mas não vou explicar aqui por que senão serei internada. O importante é que o ritmo girou em torno de 4:10/4:30 e terminei bem e sem me sentir exausta.

Na sexta-feira, estreei meu garmin novo e o treino foi apenas rodagem, 8km ritmo médio que finalizei em 43min.

No sábado, nada de moleza, o treino era 20 km progressivo a cada 4 km. Resolvi começar com ritmo de 5:40, depois ir subindo para 5:30, 5:20, 5:10 e nos últimos km acelerar o quanto conseguisse. Na teoria tudo é lindo, mas na execução as coisas tendem a mudar um pouco.

Pra começar, o início foi meio travado, mesmo correndo a 5:40 e depois a 5:30, parecia que nunca iria conseguir acelerar. Ao mesmo tempo via o sol nascer e as sombras irem diminuindo km a km, aquilo ia dando uma agonia, pois sabia que a hora que o sol atingisse onde estava correndo o ritmo ia desabar por causa do calor. Ali rezava para o tempo parar e esperar eu terminar meu treino…rs rs rs

Mesmo assim na terceira volta de 4km, parecia que meu corpo acordou e passei a correr bem e solta, tendo até que segurar um pouco o ritmo. Mas na quarta volta o sol apareceu com força e as sombras foram reduzidas e correr a 5:10 não foi tão agradável. Tentava não pensar na última volta e me concentrar apenas em completar aquela volta no ritmo pre-estabelecido.

Quando iniciei a última volta, enfrentei a subida e fui pra cima com todas as minhas forças, a fc estava alta e a vontade de parar era irresistível, mas desta vez, não parei e não aceitei diminuir o ritmo, segui em frente forçando o ritmo o tempo todo e no final acho que consegui manter um ritmo médio de 5:00. Terminei os 20km exausta e tossindo sem parar em 1h46min.

No domingo um treininho leve para compensar, 12 de 3min a 75%, como o tempo estava fechado consegui correr com ritmo em torno de 6:30 e fechar o treino com um pouco mais de 7km.

Uma coisa que me chamou a atenção esta semana é como estou enfrentando as subidas, nos anos anteriores deixava o ritmo cair ou então morria literalmente. Neste ano estou esforçando para manter o ritmo inclusive na subida e estou conseguindo. Cada treino que faço sinto menos a presença da subida e isso é uma vitória.

Um comentário: