quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mimimis da corrida

mimimi

Declara-se aberto a temporada dos mimimis pré-maratona…. Já reparam na quantidade de mimimi que corredor costuma fazer quando está treinando forte? É um tal de treino de velocidade que causou hipoglicemia, treino de musculação que deixou as pernas cansadas e atrapalhou o treino, um treino depois do outro que faz o cansaço bater, muito calor, muita chuva ou muito frio e por aí vai…Como não sou diferente, esta semana colecionei uma lista boa e ainda fui ajudada por São Pedro que resolveu desligar o ar condicionado do céu e ligar o forno com pote de água dentro. Então vamos a lista por ordem de acontecimentos….

Na semana antes do carnaval, meu treinador montou uma serie pre-folia mata Yeda. Tudo começou na terça-feira com 10 de 3min ritmo medio e na quarta-feira com 12 de 2 min ritmo medio. Como estou correndo mais solta, as series saíram com ritmo em torno de 4:50. Não parece mas estas series costumam deixar as pernas mais cansadas.

Na sexta-feira véspera de carnaval um intervalado maior 4 de 2 km a 80% que combinado com a temperatura mais baixa permitiram um ritmo em torno de 5:15.

No sábado o treino previa 12km progressivo com o objetivo de ganhar velocidade. A princípio não sabia se ia ter ou não pernas, então fiz dois planejamentos, ambos aumentando a velocidade a cada 2km, um começando a 5:40, passando para 5:30, 5:20, 5:10, 5:00 e o máximo que desse e o outro ficando 4km a 5:20 e chegando no máximo a 5:00. Só que quando comecei estava me sentindo bem e o ritmo foi ficando abaixo do primeiro planejamento, terminando os dois últimos km a incríveis 4:40.

Daí chegou o domingo de carnaval e o treino previa 8 de 2,5 km a 80% e a grande questão era, terei ou não pernas para completar este treino. Para manter a tradição fui para o Ibira para mais um Treinaval, mas comecei super cedo perto das 7:00 a fim de evitar o excesso de pessoas, cachorros e afins.

Como a serie era 2,5km resolvi fazer a volta menor (a de 2,7km) e andar a diferença das distâncias nos intervalos. Só que quando comecei um outro corredor estava correndo e quase no mesmo ritmo que o meu e fomos juntos até onde separa a volta dos 3km dos 2,7km. Como o intervalo era de 2’30, este também era o tempo que o corredor levava para completar a volta maior (3km) e assim quando ele estava chegando eu saía para mais uma serie. Esta situação engraçada durou por mais 3 series, na 4 ou o corredor ficou de saco cheio e acelerou ou estava no plano dele acelerar mesmo. Só espero que ele não diga por aí que tinha uma menina pagando de correr 3km quando na verdade corria 2,7km e descansava….rs rs rs

images-mimimi Na quarta serie o Colucci veio me salvar e mesmo com as costas travadas fez as 4 últimas series comigo. Foi uma santa ajuda, pois o cansaço e a dor nas pernas tornavam  as series mais difíceis. A última volta foi uma sinfonia de dor, o Colucci reclamava das costas e eu das pernas, mas no final o que interessou mesmo é que o treino foi concluído com sucesso com ritmo em torno de 5:10/5:20.

Segunda-feira de carnaval foi de descanso, mas só para mim, São Pedro resolveu mudar o clima e terça-feira amanheceu quente e úmido. O treino era fácil 8 de 5 min ritmo medio, mas logo no começo senti que não ia terminar bem, suando muito, com fc extremamente alta, pernas pesadas e dor de cabeça fui tentando completar as series com ritmo próximo a 5:10. Na quarta serie avisei o namorado que não estava bem e que provavelmente ia abortar o treino, fiz mais duas series na companhia dele e decidi parar de vez. Depois de um tempo a temperatura corporal não baixou e de repente o mundo escureceu, se o namorado não me segurasse e ajudasse tinha desmaiado no meio da pista. Realmente não dava pra continuar….

Com a lição aprendida, na quarta-feira fui correr mais cedo, mas mesmo assim a umidade atrapalhou muito, o treino era 3 de 45min a 80% e o ritmo ficou em torno de 5:30 não dando para correr mais forte.

E assim encerrei mais um treinaval cheio de mimimi como todo corredor…. E levante a mão quem nunca fez mimimi treinando forte…

3 comentários:

  1. xiii, e quando corro com meu marido, aí que tem mimimi mesmo - só falto pedir colinho:)

    mas Yeda, menina danada, cê tem todo o direito do universo de fazer mimimi com uns treinos desses!
    tu corre, viu!
    parabéns!

    o clima tá mesmo brabo!
    aqui no Rio o sol não deu trégua! carnaval inteiro com solaca e umidade alta!

    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Sem mimimi! Você tem uma medalha a buscar. Se desmaiar, desmaia correndo e não pare! Se for pra passar mal, passe, mas sem parar de correr! Quem mandou ser representante oficial papa-légua em Boston??? E o que você tá fazendo aí, escrevendo, ao invés de treinar????? Neltinho, faça alguma coisa!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Yeda.

    O verão castiga bastante e quem corre, sabe muito bem disso. Negócio é correr bem cedinho ou mais a noite. Sem #mimimi. hehe
    Força aí e bons km's pra ti.

    super beijo,

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir