domingo, 25 de novembro de 2012

Balanço de 2012



Não é Black Friday, mas chegou a hora de fazer o balanço de 2012... Tudo bem que normalmente faço isso em Janeiro junto com as promoções pós-Natal, mas neste ano tive que antecipar um pouquinho (ou bastante..) por causa do treinamento para a Maratona de Boston.

O bom do Blog é poder rememorar o passado, relembrar dos compromissos assumidos e principalmente reviver o momento. O ano de 2012 iniciou turbulento, estava estressada e sem esperança, meio seguindo a música "Deixe a vida me levar", decidi então não fazer meta e sim fazer o meu melhor... Só que uma parte do texto me chamou a atenção e reproduzo abaixo:


"Pensando nos anos desde que comecei a correr, vejo que rodamos em ciclos, 2008 foi excelente, repleto de conquistas, 2009 foi complicado, mas me ajudou a realizar 2010 e 2011 voltei a ter um ano complicado. Como dizem, é na dor que evoluímos mais e posso dizer que aprendi muito neste ano, mais do que nos outros".

Como eu previ 2012 foi responsável pela virada mais fantástica que já tive e pelas conquistas mais surpreendentes. Primeiro tive que entender tudo que estava acontecendo comigo, repensar meu valores e objetivos de vida e tomar a decisão de mudar. A troca de emprego fez tudo melhorar e a vida voltar ao eixo. Revi meus conceitos e percebi que gastamos boa parte da nossa energia e tempo em coisas que não valem a pena.... Será essa a sabedoria da meia idade????? Bem, vamos voltar a corrida e deixar a parte filosófica da vida para outro momento.

Só que a mudança do trabalho e a redução do stress fizeram meus tempos melhorarem com mágica. Aqui acho que vale um parênteses:
Na verdade, acho que poderia utilizar os dados dos meus treinos para um estudo sobre a influência do stress no treinamento de um atleta. Infelizmente somos amadores e temos que equilibrar nossa vida esportiva com trabalho, família e outras preocupações. O treinamento nos faz evoluir, mas como tudo na vida é contínuo e sem salto. Tenho registro dos meus treinos desde 2008 e a partir de Abril é notório o salto, ou seja, a redução dos tempos.
Fecha parênteses.

Analisando o ano, creio que posso dividi-lo em três partes, a primeira marcada por quebras e stress, a segunda marcada pela preparação para a Maratona e a grande conquista do índice e a terceira marcada pelo treino de intensidade para melhorar velocidade nas curtas distâncias e corrigir algumas deficiências.

Esta última fase foi a mais difícil de todas e também a mais cansativa, pois para mim correr maratona é tranquilo e prazeroso, enquanto correr em alta velocidade é dolorido e praticamente não existe prazer, o negócio é terminar e pronto. Durante os treinos tive que encontrar meu pace pois nunca havia feito treino de velocidade e como meu tempos reduziram, perdi completamente a noção. O resultado foi uma sequência interminável de quebras durante os treinos. Nunca na minha história de atleta deixei de concluir tantos treinos por simplesmente não conseguir correr mais. Só que no final tudo valeu a pena, consegui finalmente correr em velocidade e a suportar melhor a fase anaeróbica.

Outra mudança efetuada neste ano foi a inclusão de mais um dia de treino, ao invés de 4 treinos semanais passei a fazer 5 e este aumento no começo foi complicado, pois correr no dia seguinte a um longão não é tão fácil como se parece e demorei algumas semanas para começar a se acostumar. Com isso meu volume semanal aumentou e no segundo semestre fui capaz de correr uma meia maratona sem fazer nenhum treino acima de 10km.


Graças a tudo isso, 2012 ficará marcada como o ano que conquistei PR em todas as distâncias
  • 42km - maratona de Rosário - 3:39:37
  • 21km - Golden Four Brasília - 1:46:50
  • 10km - Tribuna FM - 0:48:30 (na Corrida Santos Dumont eu bati esta marca, mas como a prova tinha 300m a mais o tempo não é oficial)
  • 5km - M5km - 0:23:30
Daí fica o questionamento, o que fazer depois de Boston, até onde poderei melhorar, até quando continuarei a evoluir......Estes questionamentos permanecerão adormecidos até a maratona, pois somente voltarei a pensar nisso após Boston.

Nesta semana inicio novo ciclo de treinamento e pela primeira vez passarei as festas de final de ano treinando pra valer. Todo o treino sofrerá mudanças pois terei que estar preparada para a variação altimétrica da prova, além de ter que treinar pesado nos meses mais quentes do ano. Mas estou animada e ansiosa para voltar a treinar para uma maratona. Que venha os treinos!

Para terminar não posso deixar de agradecer aqueles que me ajudaram a chegar até aqui:
  • Ao Orlandinho, meu treinador por quase 4 anos e principal responsável em me tornar uma atleta. Muitas vezes também assumindo o papel de psicólogo para aguentar minhas crises quando os treinos não saem como deveriam sair. 
  • Ao Robson, meu professor de musculação, por quase 2 anos e responsável pela minha preparação física para aguentar todos os treinos e provas sem qualquer lesão.
  • Ao Dr Ronaldo Leão Abud, meu médico que cuida de mim a mais de 15 anos e que diz que já que eu vou fazer loucura ele precisa pelo menos ser co-autor e me ajudar.
  • Ao Mário meu nutricionista que vivo fugindo, mas que sempre me orienta e sempre monta uma estratégia perfeita para a maratona.
  • A todos amigos e familiares que me apoiam incondicionalmente.

4 comentários:

  1. Yeda, muito boa essa reflexão.
    Depois de ler seu post me senti um pouco mais calma por saber que a evolução vem, mesmo que alguns treinos não saiam conforme o planejado.
    Eu ainda sofro com isso e esse seu relato serviu demais para me acalmar.
    Parabéns por suas conquistas!

    Bjs e bons treinos!
    Drica
    http://correndonaviagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, foi um ano bastante produtivo!!!!

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, sempre entro no seu blog e hoje resolvi deixar uma mensagem.

    Eu sempre fico repetindo na minha cabeça quando faço provas muito longas ou doloridas:

    "Sofrimento é fortalecimento". "Já tive dias piores e terminei".

    Pense nisso e conseguirá correr qualquer distancia que se propor a fazer.

    E que 2013 comece no mesmo ritmo que foi 2012 para vc.

    Até

    ResponderExcluir