terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Elas estão descontroladas....


Todo início de temporada é sempre a mesma novela, controlar a fc, mantê-la dentro de um limite ao mesmo tempo que a velocidade aumenta..... Eu diria que esta tentativa é quase tão inútil quanto tentar prender num espaço restrito um animal criado na natureza, uma hora ele ficará descontrolado, arrebentará tudo sairá livre para a natureza....

Bem eu particularmente já perdi a esperança em ter a fc baixa, acho que estarei daqui 20 anos velhinha, lembrando dos tempos antigos e falando a mesma coisa.... início de temporada, fc alta, corro um pouco e ela ultrapassava o limite, bla, bla bla..... Mas no fundo, bem lá no fundo estou feliz, já conheço o processo, sei como tudo irá evoluir e em breve estarei rodando meus 60, 70km semanais rumo a maratona e com a fc onde deveria estar.....


O mais engraçado de tudo é falar início de temporada em Dezembro e as vésperas do fim do mundo. Estamos tão condicionados a renovar ânimo e esperanças no final do ano que é meio estranho iniciar algo, justamente quando tudo está terminando. Estou tendo dificuldades em encarar o treino como treino, para mim ainda estou na fase diversão.

A primeira semana oficial foi relativamente tranquila, na terça-feira o treino foi 20min de trote seguidos por 
10 de 1 min a 75%, fiz o intervalado com ritmo de 6'30 e fechei o treino com 4km.


Na quarta-feira o treino foi parecido 10 min de aquecimento seguido por 15 de 1min a 80% sem forçar. Neste caso fiz os intervalados a 5'00 e fechei o treino com  4,3km.


Na sexta-feira os 75% continuaram me perseguindo, o treino foi 2 de de 3 km a 75% que levei quase 46min para completar.

No sábado o treino era 10 min de aquecimento seguido por 10 de 500m a 80%. Como o dia estava nublado e não tão quente, consegui manter um ritmo de 5:10 a 5:20 (bem diferente dos 4:50 que conseguia fazer em junho).


No domingo lá fui eu para o revezamento ASRD, todo ano falo que não vou correr, mas em cima da hora sempre aparece alguma desistência e lá vou eu correr no inferno do Autódromo de Interlagos. Eu não sei o que é pior a "Perinfernal" do Rio, o Autódromo em SP ou a Politécnica na USP, a disputa é boa...


Bem, mas voltando a prova, a idéia era fazer 2 voltas e completar 10,5km. Para ajudar o coach pediu para não deixar a fc chegar nos 90% mesmo na subida. O planejado era o Frotinha abrir o revezamento e fazer 4 voltas, eu faria 2 voltas e o Thales fecharia com mais 2 voltas, mas o dia estava muito quente e como não valia nada, decidi na terceira volta do Frotinha acompanhá-lo. Ele, por sua vez, estava saindo de uma gripe e já não estava muito bem e acabou fazendo a última volta no ritmo da pangaré aqui que além de tudo não podia deixar a fc subir muito.

Fizemos a primeira parte da volta a 5:30 e na última subida fiz andando para manter a fc baixa. Quando estávamos nos 400m finais da primeira volta, o Frotinha falou pra mim que meu objetivo era alcançar a moça de rosa que estava na nossa frente. Como objetivo dado é objetivo cumprido eu acelerei e ultrapassei a menina, mas a brincadeira fez com que a fc ultrapassasse 90%. Daí desisti de dar mais uma volta, pois seria impossível controlar a fc naquele sobe e desce e embaixo daquele sol. E assim fechei mais uma participação no ASRD.

Na semana que vem terei mais uma prova, mas desta vez será um experiência diferente, serei pacer (a 5:30) no VW Run, a prova dentro da fábrica da Volkswagen. Será minha primeira vez como marcadora de ritmo e o mais legal será correr esta prova, sempre tive curiosidade mas nunca tinha conseguido encaixar a agenda. Na semana que vem eu conto como foi a experiência....

Um comentário:

  1. Yeda, me identifiquei demais com teu texto! Essa FC rebelde no começo do treinamento me tira do sério, mas acho q vou ficar velhinha desse jeito. Mas tudo bem, no fim dá tudo certo! Um abraço :)

    ResponderExcluir