segunda-feira, 9 de abril de 2012

A libertação

Eu normalmente não costumo falar aqui sobre minha vida particular, relato apenas meus treinos, provas e assuntos relacionados a corrida, contudo alguns fatos da vida impactam diretamente nos treinos e por isso vou abrir uma exceção.

Desde o ano passado venho tendo problemas no meu trabalho, como num casamento, a relação foi deteriorando sem que você se desse conta e quando você finalmente acorda, geralmente alertado por alguém de fora, sua vida está um verdadeiro caos.

O ambiente no trabalho nunca foi fácil, sempre trabalhei sob um forte stress, mas tudo começou a ficar pior a partir de Maio. Juntando isso com a pressão que eu me impus para a Maratona do Rio (julho) e depois os treinos para a Maratona de Buenos Aires (outubro), terminei o ano com um quadro aparentemente de overtraining, onde o descanso anual deveria resolver o problema.

Só que não era overtraining e sim stress, o primeiro sintoma foi a irritabilidade, seguido por perda do apetite e terminando com a perda do sono. Em fevereiro estava um verdadeiro zumbi, fugia de qualquer situação de confronto e havia perdido a alegria e o bom humor. Para ir trabalhar era um verdadeiro suplício e chegava a chorar algumas vezes.

Quem me alertou do meu quadro foi meu treinador, após uma quebra num treino normal. A partir daí, comecei a me dar conta no que tinha se tornado minha vida e uma licença médica de 10 dias no começo de março deu o tempo que precisava para processar tudo o que estava acontecendo e sair de certa forma do estado gravíssimo em que me encontrava. Voltei ao trabalho tentando ser mais light, mas a relação já estava muito deteriorada e não tinha muito o que fazer, a única solução era sair. Assim nesta semana pedi demissão, fechei um ciclo e estou começando um novo.

Estou dormindo melhor, não estou estourando, nem brigando por qualquer coisa e posso dizer que estou muito mais equilibrada. A falta de apetite continua, mas isso levará mais tempo para retornar ao estado normal, não é algo tão simples de ser resolvido.

No meio de todo este caos, coloquei a maratona "sob júdice", pois para concluir uma maratona sua cabeça tem que estar 100%, se não tiver, haverá muito mais sofrimento do que prazer. Então, eu combinei com meu treinador em manter a rotina de treino e que no máximo em março daria um "go" ou "no go" e decidiria em qual maratona iria fazer Rosário ou Rio de Janeiro.

Neste novo ciclo que inicio a maratona retornou com força total e para ajudar esta semana recebi a confirmação da minha inscrição na Maratona de Rosario. Sei que os amigos torciam para eu ir para o Rio, mas quero fazer uma maratona num clima frio sem o desgaste que o calor normalmente traz. De qualquer forma, irei para o Rio para o almoço e para acompanhar a prova, assim poderei encontrar os amigos que lá irão correr.

O esporte foi um aliado poderoso durante todo este período e posso afirmar que so aguentei esta situação por quase um ano por causa da corrida. De certa forma, o esporte desenvolve uma força mental, disciplina e equilibrio além de ser uma excelente válvula de escape.

Só que este blog é um blog de corrida, então vamos deixar este bla bla bla de lado e ir para os treinos. Na semana passada (não escrevi post) o volume continuou aumentando, foram 5 treinos fechando a semana com 53km.


Já nesta semana, na terça-feira o treino era 15 de 2 min 80%. Rodei tranquilo sem forçar muito, mantendo o ritmo em torno de 5:30 e fechando o treino com quase 7km.

Na quarta-feira a folga acabou era 2 de 3 km sendo 1 km fraco, 1 medio e 1 forte. Fiz o fraco com ritmo de 7:00, médio com ritmo de 5:20 e forte com ritmo abaixo de 4:30 chegando nos 4:00 no final.

Em plena sexta-feira santa e sob um forte sol e calor, o treino era 10 de 4'00 a 80 a 85%. Mesmo em condições adversas, o ritmo variou entre 5:15/5:25 e fechei o treino com 9km.

No sábado o bicho pegou de vez, eram 6 de 4km com ritmo variando entre 5'10 a 5'25. Comecei bem e de certa forma indecisa, não sabia se ia para cima de vez ou se me poupava pois não sabia se aguentaria um ritmo forte até o final. Como estava me sentindo bem, mantive um ritmo entre 5:10/5:15 até a penúltima série. A partir daí, o combustível acabou e comecei a passar mal, simplesmente não dava mais para continuar. Mesmo assim insisti e fechei a penúltima série com ritmo de 5:30 e a na última com ritmo de 6:00 e com um km a menos.

Analisando depois, percebi que errei na alimentação nos dias anteriores, pois quando corro com ritmo mais devagar, utilizo mais gordura e a alimentação reduzida não faz falta, mas quando corro num ritmo mais forte, o estoque de glicogênio é consumido e a falta de alimentação fica evidenciado. Este será meu desafio para a maratona, meu apetite terá que voltar caso contrário posso ter problemas durante a prova.

No domingo, acordei tarde e novamente sob um forte calor iniciei meu treino que era 10km bem rodado. Logo no começo percebi que não daria para correr forte, pois o calor faria eu morrer antes do final do treino. Assim mantive um ritmo de 5:30/5:40 e parei duas vezes para beber água e me molhar um pouco para esfriar o corpo. No final considerando o aquecimento e o km de sábado que ficou faltando, rodei 12,5km e fechei os 10km em 56min.

Ao todo na semana rodei 60km e acabo de atingir o máximo de volume semanal do ano passado. Mesmo com todos os problemas estou correndo mais forte e por mais quilômetros. Vamos ver até quanto vou conseguir ir este ano.

Agora minha férias não remuneradas está acabando e nesta semana devo iniciar no trabalho novo. Vai ser um desafio interessante, conciliar os treinos da maratona, com o trabalho novo, enquanto resolvo meu problema de alimentação.

4 comentários:

  1. Olá Yeda,
    Desejo-lhe, de coração, muito sucesso em sua nova jornada.
    Acho que somos colegas de profissão. Embora eu seja da "velha-guarda" da T.I., ficarei feliz se puder lhe ser útil de alguma forma no âmbito profissional.
    Basta escrever para antoniohortajunior@gmail.com que ficarei feliz em ajudar no que puder.

    É incrível ver como você consegue ter tão bom desempenho nos treinos com todos estes problemas "extra-esporte". Você é uma menina forte e valente. Parabéns! Continue assim e não desanime nunca. Nós, seus leitores, estaremos sempre aqui, torcendo por você.

    ResponderExcluir
  2. Yeda,
    já mudei de trabalho várias vezes, em todas valeu a pena! Vai ser assim com você também! Incrível sua perseverança nos treinos com tudo isso na cabeça...
    Pena você não correr o RJ, eu também não devo correr pois continuo no estaleiro. Mas certamente darei uma passada para encontrar os amigos!
    beijão,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. muito sucesso, mas principalmente muita paz, nesta nova fase, Yeda!
    força, determinação e disciplina você tem de sobra pra encarar qualquer desafio!

    que bom que você vem pro Rio!
    vamos ver se a gente se encontra!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ler seu relato provocou uma viagem no tempo, Yeda. Acho que praticamente todo mundo já enfrentou adversidades no trabalho em algum momento da vida. Comigo não foi diferente, mas estou de pé.
    Em relação aos treinos, seus números impressionam, principalmente no quesito velocidade. Eu ainda estou correndo (literalmente) para cumprir 10K abaixo dos 50', mas corri as três meias mais famosas do Rio (Golden Four, Caixa e a Internacional) ano passado. Maratona talvez em 2013, quando tiver certeza que estou recuperado da bursite no quadril.

    ResponderExcluir