domingo, 26 de setembro de 2010

E o tiros voltaram

A semana de diversão terminou e claro que a natureza cobrou a conta, ficar no frio congelando por mais de 1 hora no revezamento do PA não ia sair de graça. Na quarta-feira comecei a sentir dor na garganta, na quinta fui parar no medico pois a garganta fechou e não conseguia respirar, diagnostico uma faringite.

Como não era nada muito grave, comecei o remédio e mantive o treinamento. No sábado foi a vez da rinite aparecer e agora to rezando para não vir a sinusite, pois isso significaria antibiotico e repouso. Mas enquanto não aparece continuamos com a vida.... E os treinos desta semana foram simplesmente demais...

Quando recebi a planilha na terça-feira vi que os tiros voltaram de tudo o que era maneira.

Na quarta-feira eram 15 de 1'30, sendo 30" fraco, 30" medio e 30" forte. Fiz o fraco a 7:00. o medio a 5:30 e o forte abaixo de 4:00. O legal é fazer isso na rua, você fica parada, depois começa a correr devagar, de repente aumenta e velocidade e quando não se espera você dispara como uma louca....É muito bom..

Na sexta foram 9 de 500m, sendo 2 a 80% e 1 forte. Os 80% velocidade de cruzeiro a 5:30, no forte tentei manter os 4:00, mas só consegui nos primeiros 250m, daí eu reduzi para 4:30 para fechar os 500m. Ainda tentei focar mais na técnica do que força, mas é dificil e a perna reclama. No finalzinho do treino, encontrei uma pessoa que passeia com vários cachorros de manhã e normalmente passo do outro lado da rua para não assustar nenhum deles. Quando ele me viu correndo forte, ele gritou para mim, "hoje você está animada está correndo pra valer", cumprimentei ele fiz pose que estava tudo bem, mas na verdade estava quase morrendo...rs rs rs

No sábado mesmo com a garaganta reclamando fui para meu trabalho voluntário e depois para a base aérea para fazer o meu treino. Eram 10 de 1km a 90% ou mais (em outras palavras FORTE) com intervalo de 3 min. Este intervalo longo para quem não conhece acha que é uma boa, pois você consegue descansar, mas na verdade este intervalo faz gerar ácido lático nas pernas e você passa a correr com a perna pesada...
Bem comecei o treino com a intenção de rodar abaixo dos 5:00. Como estava me sentindo bem comecei cada tiro a 4:00, depois de 250m reduzia para 4:30 (não porque eu queria, mas porque não aguentava mais manter a velocidade) e tentanva manter esse ritmo até o final, mas normalmente nos ultimos 250m eu acabava reduzindo para 4:50.

Após o quinto tiro, meu treinador me disse que estava fazendo mais força do que técnica e que eu deveria fazer força para manter a técnica. A partir daí, passei a me concentrar mais na tecnica e a perna começou a reclamar e a velocidade caiu um pouco, girando em torno de 4:50. Contudo, incrivelmente nos ultimos 2 tiros ficou fácil de manter a técnica e a velocidade não voltou a subir, mas ficou mais fácil correr....

Terminei o treino com aquela sensação boa de dever cumprido, foi a primeira vez que consegui rodar abaixo dos 5:00. Lembro dos primeiros treinos em janeiro deste tipo que a velocidade não passava de 5:10. Isso significa que estou começando a quebrar a temível barreira dos 5:00, algo que alguns meses atrás não acreditava ser possível... Este ano está sendo muito bom e como meu treinador disse estou começando a colher os frutos do trabalho de base que fizemos no ano passado.

Por falar em provas a proxima será o desafio Maresias Bertioga em Outubro, vou fazer o trecho 4 (6,8km fácil) e 8 (10,4km bem difícil). Daí terei o revezamento Airton Senna em Dezembro, decidi ir com a turma do Blog correria, com isso não vou fazer Volta da Pampulha, pois será no mesmo dia.

E estas serão minhas ultimas provas por diversão, pois decidi buscar o índice de Boston e para isso, preciso completar uma maratona (existe uma serie elegíveis) em 3:45. Ou seja, é um plano ambicioso que deve levar mais de 1 ano para ser conquistada e que exigirá maior foco nos treinamentos, maior cuidado com a alimentação, musculação voltada para corrida. Se eu já sou chata e um pouco "neurótica" imagina como voou ficar daqui pra frente...rs rs rs Mas isto ainda está em fase de planejamento, assim que tiver o plano mais detalhado vou contando...

sábado, 25 de setembro de 2010

SOS - Vamos ajudar o corredor Nino

Vendo o blog do Jorge (http://www.jmaratona.com/), vi a notícia no Nino e resolvi entrar junto nesta luta.
Nino é corredor de São Paulo, sua história passou no Programa Vamos Correr - ESPN e ele perdeu tudo no incêndio da Favela Real Parque.

O jornalista Vicent Sobrinho foi até o local e registrou tudo o que aconteceu, veja toda a matéria publicada no blog dele (http://vicentsobrinho.blogspot.com/2010/09/sos-nino-um-brasileiro-para-onde-vais.html).


Vamos ajudá-lo a reconstruir o que o incêndio destruiu, como somos milhares de corredores, se cada um ajudar com um pouco, seu sofrimento será minimizado.

José Cassio de Oliveira Santos (NINO)
Banco do Brasil
Agência: 1516-4
Conta Corrente: 7154-4
CPF: 259.618.338-28

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Maratona PA - show de organização

Devo confessar que nunca olhei a maratona de Revezamento do Pão de Açúcar com bons olhos, sempre ouvia histórias horríveis de gente que passou mal por causa do calor, demora para correr, muvuca etc.... Mas este ano incentivado pelo pessoal do blog Correria resolvi correr e que grata surpresa eu tive, foi a provas mais organizada que eu já vi... Tinha ônibus, numa quanttidade suficiente do metrô até a prova e da prova para o metrô, construiram passarela para facilitar o fluxo de pessoas, grades delimitando o caminho, faixas sinalizando, cores dividindo as equipes de 2, 4 e 8 pessoas. Sem falar no staff, bem orientados e educados. Na retirada do kit, havia um painel enorme com o mapa e eles ficavam lá incansavelmente explicando onde cada atleta deveria ficar, ensinando a fixar o chip que era descartável (foi a primeira vez que corri com um chip destes).

Na prova não vi a largada então não sei se foi tumultuado ou não, mas a sequência foi tranquilo correr, mesmo com o mar de gente heterogênea, tinha de tudo, o barrigudinho de chopp, a menina que corria a primeira vez, idosos, atletas profissionais e amadores, gente que foi aproveitar a estrutura e fazer longão, etc.

Minha equipe foi um capítulo a parte, eramos em 8, cada um correria 5km e Isabel que foi eleita capitã da equipe, retirou e separou o kit, organizou a ordem e com a ajuda do Mario montou uma planilha com telefone ordem de corrida e tempo estimado. Com isso, não houve confusão e no horário marcado todos estavam lá.

Antes da corrida, tivemos uma baixa na equipe e convidei o Jr que prontamente aceitou correr. Eu fiquei com o 5º percurso e ele ficou com o 8º, mas ficamos juntos, a ideia era ele correr comigo e eu correr com ele, daí daríamos uma volta inteira

No dia da corrida estava um frio de rachar e praticamente congelamos enquanto aguardávamos o 4º elemento (Cesar) chegar.... Quando ele finalmente chegou saímos correndo forte, como eu não tinha aquecido e estava congelada, passei mal nos primeiros km, auando finalmente entrei no ritmo, minha volta acabou... Ficamos então aguardando o 7º elemento (Sergio) e quando ele chegou falei para o Jr ir na frente, pois eu sou um lastro para ele e voltei acompanhando o Sergio... Foi muito legal. No final encontro com os amigos, fotos e distribuição das medalhas, nossa capitã Isabel entregou a medalha de cada um. Foi realmente um domingo para fechar a Semana da Diversão.



Sammy, Cris, Morgado, Cesar, eu, Jr, Isabel, Rodrigo, Sergio e Mario
  Antes da prova, teve a semana de treino, mas como o meu treinador disse era uma semana de diversão, treininho leve e tranquilo de recuperação pos Meia da Praia Grande.
Estava tão tranquilo que eu matei o treino de sexta, isso mesmo, nunca havia feito isso, saí a noite e não levantei para treinar na sexta.... Mas juntei o treino da sexta e do sábado e fiz tudo no sábado, então a km semanal não foi alterada...rs rs rs

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O que faz você feliz?

Este final de semana eu tive a resposta para esta pergunta e posso dizer que não é preciso ganhar na Mega Sena. Uma pizza no sábado, uma corrida no domingo, um almoço pos-corrida e bate papo com amigos reúna tudo isso em 24 horas e você encontrará a resposta.

Em cima da hora resolvi ir para Santos no sábado a noite e o Jr me mandou uma mensagem que sairíamos para comer pizza a noite. Estava apreensiva, pois na Meia maratona de São Bernardo eu passei mal na corrida e na noite anterior tinha comido vaaaaaaarios pedaços de pizza. Fiquei com aquilo na cabeça, mas eu nunca nego uma oportunidade para sair e encontrar amigos... Ainda mais o Jr que eu conheci pelo blog, trocamos rápidas palavras na maratona de São Paulo e so conversamos por e-mail e pelo blog, mas mesmo assim parece que é meu amigo de infância. Era a oportunidade que tinha para simplesmente colocarmos o papo em dia.

A decisão foi correta, jantamos eu o Jr, a amiga dele Claudia e uma amiga da Claudia, a Fátima. O papo foi maravilhoso e quando olhamos no relógio já eram quase 23:00. Hora de voltar para casa, mas antes passamos no Sevilha para comprar a famosa torta de banana. Ele deixou um pedaço comigo e quando cheguei em casa, não resisti, pois ela estava quentinha....Acabei comendo um pedaço.

No domingo ele passou cedo em casa já com a Claudia e o Marquinhos e fomos todos juntos para a corrida. É claro que antes paramos para tomar café ou melhor, eles, pois eu já tinha tomado o meu e estava degustando um delicioso suco verde...rs rs rs Calma era apenas Accelerade.

Quando chegamos a corrida, passamos na tenda 4 corredores encontrar com o Mario Macia. Como faltava apenas meia hora para largada, fiz um aquecimento tabajara, não deu para seguir exatamente a orientação do Orlandinho. O Orlandinho pediu este aquecimento, pois eu ia começar forte e a ideia era aquecer bem antes...Mesmo não fazendo certinho, o que eu fiz foi suficiente.


Mario, Eu, Claudia e Jr.
Aquecimento feito, um breve pit-stop no banheiro (sem comentários sobre isso, sei que sou guerreira por usar banheiro nas corridas) e fomos para a largada.
Quando foi dada a largada a muvuca era grande, mas nada comparado com as corridas em SP, como começamos forte ultrapassamos rapidamente os retardatários e logo estava tranquilo para correr. Fechamos o primeiro km em 5 min, a partir daí entramos num ritmo entre 5:00 e 5:15 e seguimos em frente.

Na primeira metade da prova, batia um vento contra gelado o que para mim estava ótimo, mas para o Jr não, ele sofreu nesta parte. No km 6, ele começou o trabalho de "coelho" rs rs rs, marcava uma menina a nossa frente e falava para nós alcançarmos, aumetávamos o ritmo até ultrapassá-la e depois retornávamos para o ritmo padrão... Fizemos isso umas 4 vezes e passamos a metade da prova em 52min, daí viramos a esquerda para começar a voltar pela avenida da praia...

Nesta segunda metade, o vento acabou, o calor aumentou e meu sofrimento começou... Agora era o Jr que estava se sentindo bem e eu que estava sofrendo. Ainda fizemos mais umas 3 caças as meninas, mas no km15 comecei a morrer e lutar para manter o ritmo. O incentivo da população me ajudou muito, foi muito legal, ouvir as pessoas gritarem meu nome, afinal quase não víamos mulheres neste trecho.... Teve umas pessoas que nos chamaram de família amarelo e senti muito orgulho disso.

A pior parte da prova foi entre o km 17 e 19. No 18 já tava querendo parar, mas o Jr continuou me puxando dizendo que terminaríamos a prova no tempo estabelecido.

No 19 tomei um fôlego e reagi, quando chegamos no 20º viramos a rua e avistei meu amigo Alexandre (grande corredor ultramaratonista) e uma outra menina que o Jr tinha falado para eu alcançar alguns km atrás e eu simplesmente não conseguia chegar perto. Neste momento ele me disse "vamos encostar nele, só isso que te peço pra gente terminar essa prova", a partir daí não sei da onde saiu energia, mas começamos a correr abaixo de 5:00 e foi o km mais alucinante da minha vida, pois meu amigo olhou para trás e acelerou e eu acelerei atrás dele....O Jr me dizia que a chegada estava logo em frente e eu não via nada, desesperada eu perguntava onde estava....quando finalmente consegui ver a chegada, vi que o relogio marcava 1:50:xx e cruzamos a linha de chegada de mãos dadas apenas alguns metros atrás do meu amigo, mas a frente da menina...rs rs rs. O tempo líquido foi 1:49:24, meta atingida embaixo de muuuuuuuuitooooooo calor.


Eu morrendo em um cenário lindo.
Passada a linha de chegada e recuperado o fôlego, econtramos o Iberê e batemos um papo muito legal com os amigos dele.

Como a Claudia não chegava, ficamos preocupados, pois ela estava machucada e resolvemos ir atrás dela. No caminho encontramos uma amiga do Jr andando e acompanhamos ela até a linha de chegada. Pouco depois encontramos a Claudia...

Como já estava tarde, resolvemos ir almoçar, o Jr buscou a filhinha dele (Luiza), uma verdadeira princesinha da idade da minha sobrinha e fomos almoçar... Após matarmos a fome, ficamos conversando, parecia que eu os conhecia a anos e mais uma vez o tempo passou, quando percebemos já era mais de 16:00..... Ah neste tempo, matamos o pedaço da torta de banana que o Jr havia comprado no dia anterior...

Demos uma rápida passada no apartamento do Jr com direito a sorvete de nozes... (lá se foi minha dieta rs rs rs ), antes dele deixar eu e a Claudia nas nossas respectivas casas.

Em casa, tomei banho rápido e voltei para SP, completamente feliz....

Somente na terça-feira saiu a classificação, fiquei em 48º no geral e em 7º na minha faixa etária e isto so foi possível graças ao meu "coelho" da sorte.... Sem o Jr, eu teria desistido de fazer tempo no km 17.

Domingo que vem tem mais..só que vai ser so diversão... Revezamento Pão de Açúcar com o amigos do blog Correria....

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Meia PG - Ponto de encontro

Faltam apenas alguns dias para Meia PG e não tenho a menor ideia como se chega lá, só sei que é em frente a prefeitura...rs rs rs Considerando que sou uma pessoa que planeja tudo, isso é quase uma blasfêmia...

Pensei em dormir em Santos, mas acho que vou direto de SP, saio bem cedo e se tudo der certo chego antes da largada...rs rs rs

O ponto de encontro será em frente a tenda do LAMARTINNE.... que segundo fontes seguras é uma tenda laranja. Outra informação importante, é que não estarei com a minha famosa camiseta laranja da equipe Runners, vou quebrar a tradição e irei de amarelo da GP runners. Meu número de peito é o 775.

Aos amigos que acompanham o blog e queiram bater um rápido papo antes da corrida, apareçam por lá....
Mas já aviso, estarei ansiosa e nervosa....rs rs rs

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Semana regenerativa

Esta foi a penúltima semana antes da prova e diferente das outras não foi puxada, tive vários treinos a 75% o que me ajudou a recuperar. Em parte foi bom, pois virei a noite de sábado para domingo trabalhando e passei o domingo "estragada". Antigamente virava várias noites trabalhando, mas agora não estou mais acostumada com isso e noites mal dormidas afetam o treinamento.

Bem mas voltando ao treino, na segunda o objetivo era avaliar se a fc iria se manter do começo ao fim do treino, com o mesmo ritmo e com intervalo curto. Eram 10 de 4 min a 80% com 45" de intervalo. Comecei com pace de 6:00, pois nos treinos anteriores, era este ritmo que eu conseguia manter 80%. No final, a notícia boa, a fc se anteve com o mesmo ritmo e mais, percebi que podia ter corrido mais rápido, com pace de 5:50.

Na terça-feira não fiz musculação, uma porque trabalhei até tarde na segunda e outra porque na terça tinha que levar meu carro para arrumar. Eu praticamente não uso carro, o uso apenas para ir para academia de manhã e ficar sem ele complica muito os treinos na manhã.

Na quarta-feira, eram 3 series de 12min sendo 8'00 75% 2'00 80% 2'00 85%. Corri os 75% com pace de 7:30, 80% com pace de 5:50/5:40 e 85% com pace de 5:30. Foi muito gostoso, ainda mais porque a manhã estava linda.

Na quinta-feira fiz musculação, a serie é de força, mas não está me desgastando como a serie anterior.

Na sexta-feira, o treino eram 10 de 5min sendo 2'30 a 75% e 2'30 a 80%. Como ainda estava sem carro e minha mãe não podia me dar carona, fiz o aquecimento saindo da minha casa e chegando na Braz Leme (ladeira abaixo). O treino fiz 75% com pace de 7:30 e 80% com pace de 5:40. Ao termino voltei para casa andando/trotando (ladeira acima) e o problema não foi a ladeira e sim os motoristas, principalmente taxistas buzinando....
Como o Vagner diz, abre parênteses..rs rs rs
Não sei porque motoristas tem a mania de buzinar para as pessoas que estão na rua, isto é horrível e para mim é demonstra pura falta de educação, será que estes motoristas iriam gostar que buzinassem para suas irmãs, esposas, mães????? Pior do que motorista é motoqueiro, tenho verdadeira raiva de buzina de moto...
Fecha parênteses

No sábado não fui para meu trabalho voluntário, pois trabalhei até as 00:30 e não consegui acordar as 5:00 para treinar, então acordei as 7:30 e fui direto para a base para evitar o tempo muito quente e seco. O treino era 10km a 85% seguido por 2 a 3km solto. É engraçado como enganamos o corpo, pois eu só pensei nos 10 km, não contabilizei 1 km de aquecimento e nem os 4km solto, no final somando tudo foram 15km de corrida, mas eu fiz meu corpo pensar apenas em 10km. É claro que isso custou um preço, pois não levei gel a mais e não hidratei corretamente. Fiz os 10km com ritmo solto, em torno de 5:50 a 6:00 e senti enjôo e dor de cabeça, primeiros sinais de desidratação...Os outros 4km fiz com ritmo 7:00 e foi muito difícil, pois a tendência era voltar a correr mais. Depois do treino, senti uma fome e uma sede que durou a tarde inteira....rs rs rs

Na segunda não emendei o feriado, então fui cedo correr e o tempo frio ajudou. Eram 30min de trote, seguidos por 15 de 45" sai fraco e chega forte... Cada tiro eu chegava abaixo de 3:50 e correr nesta velocidade foi engraçado, pois sempre tenho a sensação que as pernas vão falhar e eu vou cair.

Faltando alguns dias para a prova agora é descansar, cuidar da alimentação e controlar a ansiedade, o treino já foi feito e não há mais nada para ser feito... Ah! faltou dizer que estarei torcendo para o tempo no domingo não ficar muito quente. Vamos em busca do 1:50:00.