domingo, 29 de agosto de 2010

Em busca do 1:50:00

Quando olhei minha planilha de treino desta semana, já pensei na frase que estaria escrito na minha lápide...rs rs rs O treino prometia, tinha treino de velocidade no meio da semana com um longo puxado no sábado. Daí eu lembrei do meu objetivo, 1:50 na meia PG e pensei quem mandou inventar...agora aguenta. Sou uma corredora zen-noção.

A segunda-feira começou com 3 series de 15'00 sendo 1º 75% 2º 80% 3º progressivo ate 80%. Eu fiquei tão entusiasmada com o progressivo que esqueci da restrição de fc e acelerei. terminei com a fc na estratosfera.

Na terça-feira, finalmente, meu professor trocou meu treino de musculação, membros inferiores.
Na quarta-feira com a perna dolorida por causa da musculação do dia anterior, chegou a vez do treino pauleira, eram 5 de 1km forte. Comecei abaixo de 5:00, mas os dois ultimos terminei acima de 5:00, estava tão cansada que não conseguia nem cumprimentar quem passava por mim. Depois do treino eu lembrei que já tinha feito um treino semelhante no início do ano e fui comparar os tempos, consegui correr num ritmo 15 seg inferior ao treino de janeiro. Muito legal!
 
Na quinta-feira, day-off, estava acabada, dolorida e não fui treinar.
 
Na sexta-feira, a dor e o cansaço passaram e o treino foi maravilhoso eram 4 de 500m seguidos por 2 de 1 km e fechando com 1 de 2 km, todos com fc a 85%.  O treino era para ser meio que regressivo, pois teria que diminuir o ritmo para manter a fc, contudo no ultimo 2km mantive o ritmo e deixei a fc subir, pois estava muito bom correr e não queria reduzir a velocidade...

E finalmente chegou o sábado, eram 14km com ritmo 5:15 ou inferior. Resolvi correr bem cedo, antes do meu trabalho voluntário para evitar o calor e o tempo seco. As 5:50 já estava fazendo o aquecimento e a temperatura de 15ºC era ideal para a corrida. Durante a corrida, me preocupei muito com a postura, pois a postura correta fazia com que eu corresse mais fácil e daí percebi o quanto é diferente correr mais rápido. Terminei os 14km em 1:15:39 ritmo 5:24, mas como meu relogio possui um erro para menos, o ritmo real girou deve ter girado em torno dos 5:15.

Lembrei dos meus primeiros longões quando terminava a corrida morta e sabia que na semana seguinte iria correr mais km e não sabia se iria aguentar... Aumentar a velocidade está sendo como iniciar o treino para meia maratona, parece que nunca corri uma meia na vida...E a sensação de conseguir completar o treino é muito gratificante.

5 comentários:

  1. Vai precisar correr com um computador na mão de tantos números e equações que tens para resolver. Até pensar num treino lá do fim do ano e, lembrar, isto é de mais para um atleta que ainda tem que pensar em correr.
    De qualquer forma entendo sua preocupação. Um dia este 1.50 vai estar consolidado e ja vai ser muito bom, não vai precisar baixar tempo. Isto é o meu caso. Um abraço, Eduardo, Pelotas, RS

    ResponderExcluir
  2. Yeda, td bem pra vc ser amarela, pensei nela pq sei q vc e o Mário tem a da Runners, e eu tenho a do vamoscorrendo e a Claudia tem tb uma amarelinha..

    Vamos mandar bem nesse desafio..

    Te espero,,se quiser q oegue seu kit, me mande no email o comprovante..

    Parabéns pelos treino ...

    Boa semana.. Bj...

    E....
    É Isso Aí...
    Sigamos em Frente...

    ResponderExcluir
  3. bela semana..otimos treinos,parabéns, também estarei na P.Gde,adoro aquele percurso.abcs

    ResponderExcluir
  4. Yeda, Praia Grande nunca mais sera a mesma...hehehehe...força menina. bjs, Luciano.

    ResponderExcluir
  5. 1h50, barreira mítica na meia pra mim. Demorei muito pra conseguir. Cheguei a ficar a um segundo desse tempo em São Bernardo, remoendo a performance. Mas quando saiu... ufa, saiu!!! 1h50min, perfeitamente alcançável, mas tem que trabalhar muito! PG ajuda em um aspecto, é plana e ótima para ritmo, mas pode ser quente no dia, e monótona. Mas focada, acho que dá! E se não sair... ah, sempre tem a próxima, uma "desculpa" a mais pra treinar mais e mais! A gente reclama, mas adora!

    ResponderExcluir