domingo, 18 de abril de 2010

A melhora no treinamento

Algumas semanas atrás minha fc tinha caído a ponto de eu achar que o frequencímetro estava errado. Na época, meu treinador me alertou que a frequência voltaria a apresentar "erro" novamente. Pois é, esta semana tive esta grata surpresa, nos treinos de 75% consegui manter um pace incrível de 7:00/km (melhora de pelo menos 30seg) e nos treinos de 80%, 6:00/km (melhora de 40seg). Tá certo que a temperatura influi, mas sexta-feira não estava tão frio assim e consegui estas marcas.

Depois da meia da corpore tive uma segunda-feira de descanso, estava com idéia de ir para academia  para fazer alongamento com trote leve, mas minha cama estava mais convidativa, assim empurrei o alongamento para terça-feira, junto com o treino de musculação e tirei um dia de folga.

O treino de quarta-feira era composto por 8 series de 1 km sendo 1 a 75% e 1 a 85%. Antigamente ficaria brava com este treino, pois significaria passar o treino de 75% tentando fazer a fc baixar. Agora, além de correr mais rápido consigo manter a fc a 75% sem maiores problemas.

O treino de sexta-feira era composto por 2 etapas, 3 series de 2km a 80% e 3 series de 500m forte. A primeira foi tranquilíssimo, consegui correr em torno de 6:00/km. Na segunda parte acelerei e consegui completar abaixo dos 5:00/km, uma evolução.

Sábado era dia de longão, os famigerados 30km e desta vez iríamos fazer um percurso diferente, saindo da base aérea, correndo em direção ao aeroporto, fazendo o retorno na saída do terminal de cargas, voltando para a base e fazendo a volta de 3km lá dentro. Em resumo um percurso cheio de subidas e descidas e quase sem nenhuma sombra.

A idéia era começar as 7:00, mas um trânsito animal na Dutra fez com que quase todos chegassem atrasados mais de 40min. O motivo do trânsito não era acidente, era uma obra na ponte da Dutra que liga com aeroporto e que deixou apenas uma pista livre. Agora como podem fazer obra destas na Dutra sentido interior num sábado de manhã...

Bom comecei o treino meio irritada, pois sabia que iria esquentar e aqueles minutinhos perdidos iriam fazer falta no final. Comecei leve e deixei o ritmo entrar, depois do primeiro km já estava com o ritmo de 5:50 a 5:40. Aos poucos me acalmei e fui curtindo aquela corrida, percurso diferente, paisagem diferente, o único problema eram as buzinadas dos taxistas e dos caminhoneiros, algumas eram tão altas que eu me assustava.
Bem voltando, apesar do dia esquentando o treino foi legal até perto do km 22, daí a fc subiu ultrapassou os 170 e comecei a sentir a perna pesada, lembrei do Vagner quando disse que tínhamos que deixar o corpo fazer o que ele sabia fazer e não ficar barganhando com a mente, então, eu me concentrei na corrida, o ritmo caiu um pouco para perto dos 6:00/km e mantive assim até o final.

Lição do treino, consigo correr na boa até 170, entre 170 e 175 fica desgastante mas dá para manter, acima disso nem pensar. Portanto, o ritmo da maratona será definido pela temperatura do dia, se estiver como o domingo da Corpore vou para baixo de 4 horas, agora se estiver como sábado passado, o ritmo será mais lento e o tempo ficará acima de 4:00.

Volume Semanal: 47,5 km

5 comentários:

  1. O problema de todos nos corredores de rua, O transito, mesmo no domingo cedo. Mas valeu seu monitoramento de fc, isto é importante.
    Meus longos do fim de semana são de 34 km. Iniciei o ano com o proposito de chegar a Maratona de Porto Alegre 24 de maio em condições de como voce fazer sub 4 horas, isto acontecendo será uma grande vitoria.
    Abraços kilometricos
    eduardo, Pelotas, RS Brasil

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa que o Vinicius me passou no triathlon que acho sensacional - você TEM que aprender a correr cansado, com dor, com sol....

    As vezes, ele me arrebenta no inicio do treino para e me pede um esforço intenso dali para frente! Por quê?

    Porque isso é a realidade!

    Isso aqui não é video game não, viu minha filha!!! (hahahaha..)

    Os minutos que você "perdeu" antes de chegar no treino, na verdade você "ganhou". Porque é impossível pensar que a gente vai correr uma maratona com um ritmo homogêneo!

    Quando chegar perto do final desse desafio você vai ver que o esforço de hoje te deixou mais forte para terminar a prova!

    ResponderExcluir
  3. Eu sofro muito para manter a minha frequencia cardiaca e as vzs isso me incomoda...
    Boa semana
    Bons treinos
    Bjinhos
    JU

    ResponderExcluir
  4. Yeda..

    Sumida vc hein, mas qro um dia ter uma aula com vc sobre as frequencias cardíacas, nunca fiz um treino baseado nelas.

    Bom feriado e bom fds, caso ñ nos falemos..

    Beijos.... M.M.

    ResponderExcluir