domingo, 13 de abril de 2014

E a luz amarela acendeu novamente

Em 2012, mais ou menos nesta época eu quebrei num treino bobo. Foi a partir deste treino que tomei consciência da situação crítica em que me encontrava, sem comer e sem dormir num trabalho estressante, eu era praticamente um zumbi ambulante. Na época decidi trocar de emprego, abrir mão do salário, mas ter qualidade de vida e ser feliz. Feito isso meus tempo melhoraram quase que por um milagre, fiz 3:39 numa maratona perfeita e consegui meu tão sonhado índice de Boston.

Este final de semana, tive outro alerta. Desde a Golden Four de Porto Alegre não ando comendo direito e esta semana tudo se agravou. No sábado tinha um treino pesado de 30km e que exigiria muito do meu estoque de glicogênio. Como não me alimentei direito, quebrei bonito após o km 10, a energia acabou, o urso subiu no ombro e não tinha mais nada que eu pudesse fazer a não ser abortar o treino no km 20. O motivo desta vez não é o trabalho e sim alguns problemas pessoais e como da outra vez preciso fazer mudanças, se quiser continuar treinando para maratona.

Um ponto em comum nos dois casos é o apoio do meu treinador e dos meus amigos… Acho que nunca recebi tanto puxão de orelha por deixar a situação chegar neste ponto rs rs rs, afinal tenho duas escolhas, deixar a situação piorar e desistir da corrida ou lutar, mudar o que está me deixando assim e dar a volta por cima. Mais uma vez terei que recomeçar fazer novas escolhas para ter um final diferente.

Como no sábado não completei o treino, hoje fui fazer a meia maratona de SP. Mesmo me alimentando melhor ontem, infelizmente não foi suficiente para cobrir o déficit da semana e no km 8 comecei a sentir dor de cabeça e fraqueza. Reduzi o ritmo que estava a 4:55/5:00 e abortei o treino no km 15 por segurança. Na verdade, se não tivesse passado na chegada e não tivesse a Politécnica nos km finais, talvez tivesse seguido até o final, mas achei melhor não terminar e poupar energia.

O lado bom é que percebi isso no começo, faltando ainda vários meses para a Maratona, eu tenho tempo para dar a volta por cima. O foco agora é recuperar o peso, pelo menos 2kgs se foram nestas duas semanas e com certeza perdi massa magra. Fazendo isso, o ritmo de maratona deve encaixar e se minha intuição estiver certa será muito bom…Mais uma vez, a corrida está salvando minha vida…

3 comentários:

  1. Eu percebi que você estava bem mais magrinha, mas achei que fosse pelo volume de treino e não por dificuldade em se alimentar bem. Venha pro RJ que te encho de comida, boas risadas e muita água de côco na Orla. Hein?
    Sábado e domingo, bate e volta, hein? Quero boas notícias para esta semana!

    ResponderExcluir
  2. Yeda, foco na recuperação e se cuida, tenho certeza que nas próximas semanas a coisa já será bem diferente!

    ResponderExcluir