O primeiro ano que fiz esta prova foi em 2011 e começou a partir do convite de um amigo, não havia sido planejado, utilizei o número de uma outra pessoa e foi simplesmente fantástica. Normalmente amigos, corrida e pizza são uma combinação que não tem como dar errado, mas 2 anos depois me programei com antecedência, fiz inscrição, agendei a viagem e o resultado… bem o resultado foi um pouquinho diferente, virou quase um episódio do “cilada”.
Choveu em Santos desde sexta-feira e no sábado a noite quando chegou a hora da prova, o cenário era meio desolador…. A chuva tinha diminuído, mas havia começado a ventar… Enquanto esperávamos chegar a hora da prova, ouvi anunciarem que por motivos de segurança e prova tinha sido transferido da areia para o calçadão. Juro que fiquei pensando em desistir e esperando qualquer intervenção divina para que a prova fosse cancelada, mas havia convidado um amigo, ele fez inscrição, foi pra Santos comigo e estava na mesma barca furada que eu, então lembrei da música do faroeste cabloco “E decidiu entrar de vez naquela dança, Se a via-crucis virou circo, estou aqui” e se já estava lá, vamos em frente….
Fomos para o aquecimento e durante ele, tive uma amostra grátis do que seria a prova... Poças d’água por todo caminho, chuva fina, ventania.. Concluído o aquecimento fomos chamados para o simpósio, a organização foi explicar por onde seria o percurso, onde faríamos o retorno, a importância de passar no tapete. Mesmo em cima da hora, haviam demarcado local com cones…
Enquanto aguardávamos a largada víamos as palmeiras balançando pelo vento a chuva caindo, parecia aquela cena de tufão que passa na TV. Olhávamos para aquilo e pensava… vamos correr nisso???? Nestes casos, o bom humor salva e ríamos da situação…
Quando foi dada a largada simplesmente saí, acelerei o máximo que podia, pois sabia que correr no calçadão, por ser estreito, a ultrapassagem seria complicada. Não enxergava nada, o vento batia no peito, a chuva não me deixava ficar com olhos abertos e as poças d’água encobriam buracos… Feito o primeiro retorno, passamos a ficar a favor do vento e da chuva e passei a correr melhor sem a chuva batendo no rosto, contudo não conseguia sequer ver no relógio em que ritmo estava.
Quando cheguei no próximo retorno contei 6 meninas, duas estavam mais devagar e pensei, posso ultrapassá-las… Só que a natureza não ajudou, começou a ventar mais forte e a chuva, por estar contra ela novamente, batia no rosto e não deixava ver nada. Achei que fosse até perder a lente de contato e me arrependi por não estar de óculos. O vento contra estava muito forte e fez os treinos na base aérea ser moleza… Segui firme em frente e passei uma das meninas, devia estar com a fc nas alturas pois o estômago estava embrulhado pelo esforço…Logo em seguida passei a outra…
Quando fiz o último retorno, reduzi um pouco o ritmo e um senhor passou por mim e disse, “não deixe o ritmo cair, venha! Continue a correr!”, aquilo me deu energia nova e disse para ele “se eu não estiver errada sou a quinta menina”. Ele me falou “então acelera que tem prêmio no final”. Bom, acelerei e fui puxando o ritmo até o final… Quando vi a chegada ela marcava 29min, pensei tem algo errado, não fiz 8km de jeito nenhum…
Ao cruzar a linha de chegada, tive a confirmação eu havia sido a 5 menina a cruzar a linha de chegada e ao ver o relógio, tive a confirmação que a prova teve apenas 6,18km. Encontrei meus pais dei uma abraço neles e logo em seguida chegou meu amigo… Ficamos esperando a premiação, mas nada dela ocorrer… Acho que esperei por uns 40min e nada.
Fui falar com a organização e eles me falaram que estavam aguardando o último cruzar a linha de chegada, para buscarem o notebook no outro tapete e conferirem se todas passaram duas vezes por lá e só assim divulgar a lista com os 5 primeiros… Perguntei quanto tempo isso levaria e me disseram cerca de 1 hora. Bom mandei eles ficarem com o troféu e que não iria ficar lá plantada tomando chuva por mais de uma hora….
Decidi ir embora e encontrar com meus amigos na pizzaria, foi a melhor comemoração, pelo pódio que não ocorreu, pais e amigos reunidos não tem como não ser bom… Falamos por horas sobre corrida, treinos, amizades, tudo com boa pizza…
Ontem olhando o resultado vi que não fui a quinta e sim a terceira colocada…. O regulamento fala que não existe entrega de troféu posterior, mas mandei e-mail para organização, quem sabe abrem uma exceção e me mandam o troféu…De qualquer maneira, esta prova foi a prova mais bizarra que fiz na vida….