segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Tudo pronto…

Agora não dá mais tempo, o que tinha que ser feito já foi e o que resta é chegar na prova e fazer o que foi treinado… Sabemos que prova não é equação lógica e só sabemos se teremos ou não PR no dia, tudo irá depender do clima, de como você acorda, do descanso dos dias anteriores, etc.

As duas últimas semanas de treino foram muito boas e de certa maneira me dá a confiança para fazer uma boa prova (Isso me lembra o Bessa e seu texto sobre sorte, neste caso era melhor que tudo tivesse saído errado e que meu treinador tivesse brigado comigo :), mas enfim esta é outra história )

Semana infernal

Depois da Corrida de Santos Dumont e o excelente resultado, os treinos não foram aliviados, muito pelo contrário, entrei na temível semana infernal. Não importa quantos treinos eu faça por quantos ciclos eu passe, estarei sempre me referindo a semana mais pesada como semana infernal… É muito mimimi, eu sei, mas sou assim adoro cada um destes treinos mesmo reclamando :)

Na terça o treino foi 8 de 6min ritmo médio, como ainda estava inspirada pelo treino de sábado, fiz com ritmo de 4:50/4:55 e na chuva, fechando o treino com quase 11,5km

Na quarta novamente treino na chuva, mas por causa de um susto, onde uma ambulância quase bateu no meu carro, o treino de 4 de 2 km a 80% foi difícil e o ritmo ficou em torno de 5:00.

Na sexta estava me sentindo melhor e voei baixo no treino que era 8 de 4 min ritmo médio forte, o ritmo ficou em torno de 4:30 e no final fechei o treino com 12km.

No sábado treino leve de 30min apenas para soltar as pernas para o treino de domingo que era 10 de 1 km ritmo médio forte, seguido por 2 de 3km ritmo médio. Não sabia se ia aguentar ou não, mas resolvi arriscar, os tiros de 1km saíram com ritmo de 4:30 e os de 3km com ritmo de 4:50.

Treinos e Rinite

Uma reforma no meu apartamento resultou numa forte rinite e a semana começou com off no treino de terça-feira. Achei melhor descansar já que fiquei com rosto inchado, olhas lacrimejando e uma forte dor de cabeça.

Na quarta-feira nada de descanso, o treino 15 de 1min ritmo leve, seguido por 15 min ritmo médio foi completado com sucesso.

Na sexta-feira, novamente 5 km prog ate 85%, desta vez o ritmo não foi tão bom, o clima abafado não ajudou e fechei este treino com 23min57s.

No sábado a planilha dizia 12 a 15 km ritmo prova, mas o cansaço da semana junto com a rinite não me deixaram correr direito. Percebi logo no início que não daria para forçar o ritmo, então decidi fazer um treino tranquilo e acabei fechando os 15km em 1h17min.

No domingo o treino foi leve 20min de aquecimento seguido por 15 x 30'', fechando o treino com quase 5km.

A semana pré-prova começou e estou me sentindo muito cansada e com sono acumulado…A ordem agora será me alimentar e dormir bem para chegar totalmente recuperada na Golden Four.

O resultado desta prova? Só saberemos no domingo…..

domingo, 13 de outubro de 2013

A corrente do bem, treinos e PR

Não gosto de ficar sem escrever, aqui eu registro todas as minhas alegrias, tristezas, dores e conquistas. Escrever aqui é quase como um diário, deixo os meus sentimentos e de vez em quando ao reler minhas semanas de treinos consigo reviver o sentimento e o momento pelo qual estava passando. E devo dizer que estas 3 longas semanas foram cheias de acontecimentos, conquistas e recordações….

Maratona de SP, a corrente do bem

20131006_101647Vou começar pela maratona de SP, desta vez não fui lá para correr e sim para distribuir coca-cola. Tudo começou após a maratona do Rio, eu e um amigo decidimos fazer aqui em SP, algo que uma turma de corredores faz há anos no Rio, distribuir coca-cola no final da maratona. O efeito da coca-cola não é físico, é psicológico. Estar nos km finais lutando contra você mesmo para terminar a prova, correndo praticamente sozinho, já que o público dificilmente vai para a rua incentivar os atletas e de repente se deparar com um bando de loucos distribuindo copo de coca-cola e desejando boa prova, é quase como encontrar água no deserto.

Reunimos mais 3 amigos, compramos 36 litros de coca-cola, acertamos a logística e fomos para a frente do Jockey, local totalmente deserto e antes dos temíveis túneis. A Samantha, como já trabalhou em buffet, nos ajudou com idéias para servir e distribuir os copos de coca-cola e devo confessar que sem ela estaríamos perdidos. A hora que começou foi uma loucura, a Claudia, o Ogata ficaram distribuindo os copos, eu e o Paulo ficamos enchendo os copos e a Samantha alternou entre distribuir e nos ajudar a encher. Não vi a hora passar e tão pouco os atletas, apenas escutava os agradecimentos e as brincadeiras. No final conseguimos servir praticamente todos os atletas que terminaram em até 4h30. Depois disso, foi o trabalho de recolher todos os copos. Doamos mais do que coca-cola, doamos energias positivas e recebemos em dobro. Quando terminamos estávamos exaustos, mas com uma felicidade sem fim e até hoje me emociono ao recordar tudo o que vivemos. No ano que vem voltaremos e esperamos que com mais ajuda e mais coca-cola para podermos atender mais atletas.

Treinos

Acho que o vendaval me ajudou de alguma forma, estou mais forte e veloz. Cada treino tem sido uma surpresa e com tempos no mínimo surpreendentes. Para se ter uma idéia, tive 3 sextas-feira com treinos de 5km e os tempos foram 24’28 (20/09), 23’53 (27/09) e 23’38 (4/10)

Já nos treinos de sábados a evolução também foi sensível. Em 28/09, o treino era 3 de 3km a 80% e fiz todas as séries com ritmo 5'00.

Já em 05/10, o treinos era 10 de 1 km ritmo médio forte, comecei imaginando que faria estas séries com ritmo de 4’40, mas para minha surpresa consegui fazer todas as series com ritmo abaixo de 4’30. Terminei muito feliz e sem acreditar no resultado deste treino

Em 12/10, o treino era 10km a 85%/90%, como um amigo se machucou e me deu o chip e o número da prova Santos Dumont, resolvi fazer este treino durante a prova. Comecei a prova achando que iria correr com ritmo em torno de 4:50, já que este foi o ritmo nas 10milhas e a fc ficou dentro dos 85%, só que o ritmo que encaixou era de 4:40, resolvi então seguir com este ritmo até a fc atingir o limite e depois reduziria, mas a fc ficou dentro da meta e segui com ritmo variando entre 4:40/4:50. Passei os 8km sem sentir esforço e acelerei apenas no último km. No final fechei este treino prova em 47’23, novo PR para os 10km. Se estivesse com meu nome seria 9º no geral e 2º amadora, nada mal para um treino…

A Golden four está chegando e a pergunta que não quer se calar é com que ritmo eu vou… Estou navegando por mares nunca dantes navegados e realmente não sei como será esta prova, se tudo der certo, será mais uma boa surpresa para a minha coleção.

20131012_092042