domingo, 2 de junho de 2013

E o mês de Maio acabou…

O mês de Maio se foi, mas deixará saudades… Estes 30 dias foram marcados por vários acontecimentos, encontros e comemorações, principalmente dos meus 40 anos…. Se a vida começa aos 40 anos posso dizer que iniciei minha nova vida em grande estilo.

Iniciei o mês retornando aos treinos, mas sem treino forte, somente diversão até Junho onde decidiria próximos objetivos…. Estou fisicamente e psicologicamente cansada das maratonas e a idéia inicial é ficar pelo menos 15 meses sem maratonas… Estava precisando de um tempo para correr assim, correr sem objetivo, sem pressão apenas curtindo cada treino… Só que no meio do caminho tinha 2 provas, GRAAC e Tribuna.

20130512_091844 A prova da GRAAC é uma daquelas provas imperdíveis…. Tá bom que o circuito é o velho e batido circuito de 10km do Ibirapuera com a subida da Rubem Berta e teoricamente não teria nada de especial, mas a causa por qual corremos esta prova faz mudar o clima da prova e o que era nada espacial torna-se comovente. Não é uma prova para tempo e performance é uma prova para comemoração e festa. Famílias inteiras andam juntas celebrando inclusive o dia das mães.

E foi neste clima que meu pai estreou no munda da corrida. Ele e minha mãe fizeram a caminhada e ao finalizar ainda foram filmar a minha chegada nos 10km. É sempre muito bom ter a família participando da sua vida, eles se tornaram meus maiores fãs e sentem orgulho pelas minhas conquistas…

Bom quanto aos meus 10km, o plano era correr leve e sem pressão, mas como larguei na elite C saí muito forte, embora não estivesse 20130512_092838 forçando. Passado os 2 primeiros kms continuei me sentindo bem, então resolvi seguir forte até a subida da Rubem Berta, a partir de lá tiraria o pé e seguiria tranquilo até o final… Só que (sempre tem um “só que”) quando cheguei na Rubem Berta encontrei o Fabiano Paixão e resolvi seguir um trecho com ele… Daí conversa vai conversa vem, fizemos o retorno e começamos a descer acelerando…. Nesta hora, minha idéia de retorno tranquilo acabou e fizemos os últimos km acelerando, onde acabei fechando os 10km em 50min 30seg.

Diante deste resultado, pensei comigo… Se com a subida da Rubem Berta fiz 50min imagina como será na Tribuna…. Bom nesta hora, os treinos tranqüilos leve e sem objetivo ficaram em segundo plano e comecei a encarar a Tribuna com mais seriedade…. Será que conseguiria bater meu tempo do ano passado???

Bom na semana seguinte lá fomos para Santos…. Devo confessar que na largada não estava com muita vontade de correr, mas achava que ao dar a largada e começar a correr tudo passaria e iria o ritmo iria entrar…. Só que (novamente o só que) isso não aconteceu… Uma dor de 20130519_093002 cabeça começou no primeiro km e correr abaixo de 5:00 era muito desconfortável… No km 2 me perguntava o que estava fazendo lá e queira muito parar e ir pra casa. Comecei a achar que a dor de cabeça era em virtude da umidade e que se passasse a correr mais devagar tudo ira melhorar…Neste momento começou uma briga interna, ir mais devagar era inaceitável numa prova de 10km mas ir mais rápido era desconfortável e dolorido.

No km 5 o Alexandre Abreu me alcançou e disse que iria terminar a prova com ritmo a 4:50. Tentei acompanhá-lo, mas uns 50m depois disse que não dava e deixei ele seguir sozinho…. Assim fui lutando manter o ritmo até o final e por 6 segundos não fui sub50.

Ao voltar para São Paulo me sentia muito cansada e no dia seguinte a situação piorou, comecei a ter dor de cabeça, enjôo, dor no corpo calafrio… Passei quase 10 dias dormindo muito, não treinando nada e comendo muito menos. Fui ao médico achando que era gripe, mas os exames não apontaram nada…. A médica deve ter achado que eu estava fingindo ou então que tudo era psicológico.

Passados 10 dias os sintomas sumiram e resolvi voltar a treinar. Fiz um teste, uma corrida leve de 30min, mas logo no começo do treino a dor de cabeça voltou, me arrastei durante todo o tempo e ao termino todos os sintomas reapareceram, ganhando assim mais alguns dias de molho.

E finalmente hoje, 15 dias após a Tribuna, resolvi fazer mais um teste, novamente corri 30min leve no Ibirapuera sob uma garoa modorrenta, mas desta vez tudo correu muito bem e terminei o treino sem sentir nenhum sintoma…. Que venha o mês de Junho e junto com ele que meus treinos retornem, agora para ficar….

2 comentários:

  1. Putz bateu na trave , 6 s, isto depois que acaba sempre achamos que podiamos se esforçar um pouco mais !!! Ja passei muito por isso, infelizmente prova é momento , logo mais vai encaixar direitinho seu resultado . Parabéns Yeda ....

    ALESSANDRO GUIMARAES SP
    BALEIAS

    ResponderExcluir
  2. Yeda,
    E que venha os dias mais frios de junho e com ele treinos maravilhosos. Correr sem ter a pressão de controlar o ritmo ou tempo é uma delícia. Aproveita esta fase "free run" na veia. Aliás, parabéns pelas provas. Praticamente Sub50 nos 10k. Demais!!! Ah, demais mesmo são seus pais. Parabéns para eles tbem. ;)
    beijinhos
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir