domingo, 11 de novembro de 2012

A novela chamada Inscrição para Boston


"O Destino é inexorável" já dizia Merlin, não importa quantas voltas a vida dá, se tiver que ser e você lutar, ele será. Como nada na minha vida veio fácil, a inscrição para Boston também não viria e o pior, por incrível que pareça, é que o mais difícil não foi treinar e correr uma maratona para sub 3:40, os detalhes transformaram o fácil no quase impossível.... Mas vamos começar pelo começo e como dizia um programa infantil, senta que lá vem estória...

A estória de Boston começou a mudar num domingo após a prova da Tribuna. O Nelton, até então um amigo, brincou que iria para Rosário me puxar os ultimos km da maratona. A prova caía exatamente no período do Rio+20 e ele teria alguns dias folgas. A princípio não acreditei, depois achei ele louco, pois sem mais nem menos ele fechou a viagem, colocando inclusive em risco a preparação para as provas dele. Depois comocei a amar a idéia, afinal ter alguém com você nos km finais de uma maratona não tem preço.

Quando fui para Rosário os treinos apontavam que podia correr abaixo de 3:45 e que em condições perfeitas poderia ser sub 3:40, so tentava não pensar nisso queria ir correr sem pressão, meu objetivo era fazer o meu melhor, se saísse o índice ótimo, se não saísse tudo bem tentaria numa outra maratona no ano que vem. Só que não tinha como não pensar no índice pois em 2013 eu faço 40 anos (antes que os engraçadinhos falem não sou "gato" ao contrário) e o índice para 40 anos era de 3:45.

Durante a prova eu me esforcei bastante, mas nos quilômetros finais quando a tendência é deixar o ritmo cair o Nelton me puxou e só fiz um sub 3:40 porque ele estava lá comigo. Concluir em 3:40 ou 3:42 já me deixava feliz e de quebra garantiria meu índice.

Quando os resultados oficiais foram divulgados uma surpresa, o tempo oficial no site era de 3:40:24. Dias depois achei num site de fotos e num site do tipo "webrun" o resultado com tempo líquido 3:39:37, pensei "tudo bem em vez de fazer a inscrição com 5 minutos antes, faço inscrição junto com todos os outros mortais que tem índice".

Nesta época o Nelton já me perturbava, "pede o certificado, eles precisam te mandar o certificado com o tempo oficial". Eu mandei algumas mensagens pela ferramenta do site e também alguns e-mails para os endereços da organização, mas não recebi nenhuma resposta.

Em 17 de Setembro quando foram abertas as inscrições encarei a triste realidade, para Boston você tem que ter a idade no dia da prova (15/04/2013) e não apenas no ano. Em outras palavras, para todas as provas no Brasil a partir de 01/01/2013 eu começo a fazer parte da faixa etária 40-45, mas para Boston eu ainda tenho 39 anos, pois faço aniversário em 09/05 ou seja 24 dias depois do dia 15/04. Assim meu índice era na verdade 3:40 e não 3:45 como imaginava e a vantagem de quase 5 min passou para -24".

Perceberam o 24 novamente? O meu tempo bruto ultrapassava 24" o tempo de corte e meu aniversário 24 dias. Meus pais brincaram comigo dizendo que na verdade a culpa era deles, pois eu deveria ter nascido antes do dia 15/04, mas se isso tivesse acontecido a diferença de idade entre mim e meu irmão seria menor que 12 meses, pois ele nasceu em 15/04 (mesmo dia da prova) um ano antes de mim.

Voltando, para piorar a situação na semana de inscrição o resultado do site do tipo "webrun" começou a apresentar erro e fui obrigada colocar na inscrição o link do site oficial como tempo bruto e link do site de foto como tempo líquido.

Semanas se passaram sem qualquer retorno de Boston, numa angústia total, era como se tivessem me dado um doce e depois tirado. Já estava olhando uma outra maratona como plano B e o Nelton enviou mais de 50 mensagens via ferramenta do site para eles sem nenhuma resposta.

No começo de Outubro fui acompanhar o Nelton na Maratona de Buenos Aires e eis que andando na Expo, encontro nada mais nada menos que um stand da Maratona de Rosário. Paramos para falar com eles, expliquei o caso e falei da importância do certificado e eles ficaram de mandar o certificado. Anotei a necessidade e meu e-mail no caderno deles e o Nelton pediu o e-mail da pessoa. Saindo de lá o Nelton comentou comigo, eles vão esquecer, chegando no hotel você manda e-mail pedindo o certificado.

Na segunda-feira pós maratona mandei um e-mail para ele pedindo o certificado e novamente não obtive resposta alguma. No dia 15 de Outubro recebo resposta da Maratona de Boston, solicitando o certificado com meu tempo líquido e informando que minha inscrição estaria em "on hold" até o recebimento do certificado.

A depressão bateu, encaminhei esta mensagem para o e-mail da pessoa de Rosario e nada novamente. Já tinha jogado a toalha já estava me conformando em fazer outra maratona para obter o índice, mas o Nelton me disse que iria continuar tentando e se fosse necessário iria na IAAF. Bem ele achou a pessoa no Facebook e também a fanpage do Atletismo Rosario (organizador da maratona), mandou DM, mandou e-mail, publicou no mural e quando mencionou a IAAF eles responderam.

No mesmo dia eu recebi meu certificado e encaminhei para Boston que responderam prontamente e dias depois recebo a confirmação da inscrição e o cartão abaixo pelo correio.

A novela estava encerrada e em 15/04/2013 irei correr a Maratona de Boston e esta prova não será de apenas uma pessoa, pois se vou em 2013 é por causa do Nelton, assim não correrei apenas por mim, mas por ele também.

Agora começa a segunda parte, preparar tudo para a viagem e daí levei um outro susto, como é caro!!!! Já fiz algumas mudanças, a festa dos 40 anos que planejava no ano que vem já era e estou aceitando doações, presente de aniversário adiantado, patrocínio, etc rs rs rs Mas o mais importante é que lá estarei, claro se o mundo não acabar em Dezembro de 2012.

3 comentários:

  1. Nossa, a gente vai lendo essa história e parece que a respiração fica presa até o final!!!

    Putzzzzz....

    Bom que o Nelton pegou prática e pode oferecer esse serviço para outras corredoras...ops....digo, corredores! ;-)))))

    E eu não ia dizer que você é gato!!!

    Gata, sim...:-)))

    Parabéns Yeda!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bessa,

    Você me deu uma boa idéia, vou criar uma agência especializada de coelhos rs rs rs Ele está perito nisso. De lá pra cá ele já ajudou um a fazer uma maratona sub 3horas, outro a correr 10km na casa dos 45min. Tem futuro :-)

    Bjos Yeda

    ResponderExcluir
  3. Menina, tenho certeza de que se você e o Nelton confirmarem que o mundo vai mesmo se acabar em dezembro de 2012, vão entrar em contato com as autoridades competentes e conseguir um adiamento do fim do mundo pro dia 16/04/2013 :)

    caraca, tu é danada mesmo!
    não basta querer, tem que querer, querer muito, e correr atrás até o último instante!

    parabéns!!!
    por tudo!
    pelo bendito índice, pela conquista ainda mais difícil do certificado, e por finalmente ter tido sua inscrição aceita!

    você merece conquistar essa medalha de Boston!

    tomara que você continue postando os seus treinamentos pra essa maratona:)
    vou acompanhar:)

    bjs

    ResponderExcluir