domingo, 22 de janeiro de 2012

Reajustando a máquina....

Estou na terceira semana após retorno dos treinos e algumas coisas estão realmente diferentes este ano. Os "treininhos" de 75% que tanto me perturbavam, praticamente não existe mais e a maioria dos treinos estão baseados na sensação (forte, médio e forte) ao invés da frequência (75%, 80%, 85%,...). Além disso, ganhei mais um dia de treino, ao invés de 4 serão 5 treinos semanais.

Isso tudo me fez refletir o quanto evoluí nestes 4 anos, a cada recomeço a bagagem do ano anterior me leva a um estágio inicial mais alto e os treinos é claro se tornam mais difíceis. Acho que os treinadores de um modo geral fazem algum curso de aperfeiçoamento na área de torturas, pois toda vez que acho que não tem mais nada de novo, eles inventam algo para f@#$%* com a nossa vida e o pior é que gostamos e pagamos por isso. Vai entender....

Quanto ao treinos, na terça eram 4 de 12 min sendo 1º fraco, 2º fraco/medio, 3º medio  e 4º forte. O treino evoluiu bem até o forte quando não consegui fazer os 12 min e acabei parando nos 10min exausta e com um pouco mais de 8km no total. Pós-treino fiquei pensando no porquê não ter conseguido completar a serie forte e cheguei a conclusão que estava correndo errado, fazendo mais força do que deveria ao invés de usar a força para manter a técnica. Resolvi então passar a trabalhar isso nos próximo tiros.

Na quarta-feira o treino era 6 de 1 km sendo 1 75% 1 85% e 1 90%. Durante o treino acertei a passada, com isso consegui correr mais fácil em velocidade e com um plus a mais, fc não subiu tanto.

Na sexta-feira o treino era mais longo, 14 de 4min sendo 1 fraco e 1 medio. Fechei o treino com quase 10km, mas por ter ultrapassado e muito uma hora de treino não pude fazer musculação.

No sábado foi uma festa, fui para a pista do Esperia treinar e o treino era 6 de 1 km sendo 500 75% e 500 85%, seguidos por 8 de 500m com ritmo entre 2'25 e 2'35. Treinar de sábado de manhã é sempre muito legal, pois existem várias pessoas correndo, andando, alguns jogando tênis na quadra central e eles sempre brincam comigo. Perguntam se meu relógio está quebrado, por que eu paro nos intervalos e fico olhando para ele, ou então gritam que estou atrasada ou então perguntam se eu não vou parar mais de correr. Neste sábado, havia um senhor andando e durante os tiros ele me perguntava se eu já havia batido o record, que ele estava sem relógio, mas estava controlando meu treino.rs rs rs

E com esta alegria fiz meus treinos, na primeira parte a fc subiu muito e a velocidade ficou estrangulada por causa da fc, mas mesmo assim fiz os 500m a 85% com pace de 5:00. Só que o bicho pegou na segunda parte do treino, completar 500m entre 2'25 e 2'35 que dá um pace entre 4:50 e 5:10. Fiz os oitos tiros abaixo de 2'30 e mesmo utilizando a técnica, minha perna acabou e os dois últimos tiros foram no sacrifício. Fechei o treino com um pouco mais de 11km.

Eu ainda precisava fazer musculação, mas devido a meu estado preferi matar o treino e ir para casa dormir....rs rs rs

Hoje, domingo, fiz sacrifício para acordar cedo e fui para a base treinar. Estava morta de cansaço e com muito sono, mas mesmo assim treinar era preciso. A planilha dizia 4 de 3,5 km sendo 2,5 km 80% e 1 km 90%, o intervalo não era fixo tinha que ficar até a fc chegar a 120. O treino começou e vi que não seria fácil, primeiro passei mal por causa de hipoglicemia, mas um gel no primeiro intervalo resolveu o problema, daí as pernas resolveram reclamar, elas estavam tão cansadas, muito provavelmente pelo treino do dia anterior que parecia os km finais da maratona e tudo isso fez com que a fc fosse parar nas alturas. Conclusão, corri devagar (quase me arrastando) e tive que ficar mais de 5 minutos em cada intervalo esperando a fc retornar para 120. Fechei o treino com 15km querendo minha cama com urgência.

Na semana que vem, meu primeiro desafio, Volta ao Cristo em Poços de Caldas, serão 16km com direito a 3km de subida e 3km de descida.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Voltando aos treinos

Segunda semana de treino concluída e aos poucos vou voltando ao ritmo, não perdi muita velocidade e as pernas vão soltando treino após treino, mas algumas coisas realmente não mudam, a frequência voltou a subir muito e demora para retornar. Contudo, mesmo tendo estes "incovenientes" recomendam a todos um período de descanso, faz bem para o corpo e principalmente para a mente. É o período que temos para respirar, para pensar diferente, para relaxar e fazer coisas que durante o período de treinamento normalmente não fazemos.

Durante esta semana teve dois textos da edição da CR de Dezembro (é verdade, estou um pouco atrasada com as minhas leituras) que me chamaram atenção, treino de musculação para descida e correr em qualquer tempo.

Sobre a musculação refleti sobre como treino hoje; a falta de tempo e paciência faz com que eu execute os movimentos muito rápido e esta rapidez pode não estar deixando eu usufruir de todo o resultado que a musculação traria. Para este ano, tentarei trabalhar mais lentamente e ver se consigo potencializar os efeitos da musculação. Sei que meus professores gritarão "Aleluia" com esta resolução, mas sinceramente não sei se conseguirei....

Quanto a correr em qualquer condição de tempo, fiquei pensando sobre as diversas condições de tempo e como reajo em cada situação e resolvi eleger a pior condição, correr no calor, na alta umidade, na baixa umidade, no frio, ventando, etc.  A grande vencedora foi correr na neblina, pois o frio é suportável, mas a neblina faz você congelar e não existe vestimenta que dê jeito. De qualquer forma, temos que estar preparados para enfrentar qualquer condição de tempo e os treinos servem para isso. Quem foge destas condições adversas em treinos, podem sofrer durante uma prova pois não saberão como se comportar.

Bem, mas voltando aos treinos nesta semana, os fortes continuaram na planilha e sofri um pouco para completá-los. Na terça, o treino era 10 de 2min sendo 1'30 a 80% 30'' prog, seguidos por 15 min a 80%. Fiz as séries começando com pace de 5:15 e fui aumentando no progressivo chegando abaixo de 4:30. Na segunda parte do treino o pace médio foi 5:58 por causa da fc. Fechei o treino com quase 8km.

Na quarta-feira embaixo de uma chuva modorrenta, o treino era pesado, 8 de 6 min sendo 1 fraco e 1 metade médio, metade forte. Fechei o treino cansada com 9km.

Na sexta-feira 13, corri na companhia dos gatos pretos e o treino era 20min sendo 4'00 de trote e 1'00 forte, seguidos por 10 de 2 min ritmo medio. Fiz as series com ritmo 5:10 e completei o treino com quase 7km.

No sábado fui para o Ibira encontrar com o Colucci e pegar minha camiseta "SS na paulista". Depois de colocar conversa em dia comecei meu treino, que era 60 min de progressivo seguido por 10 de 250m a 80%, mas como o percurso não era plano e a fc variava muito acabei fazendo  os 60min leve. Durante o percurso começou uma ventania e quando passava ao lado do lago achei que seria empurrada para lá. Vi que tinha esquecido de colocar minha pulseira de identificação e só faltava cair no lago, seria mais um corpo sem identificação achado lá...rs rs rs Ainda durante o percurso achava que um galho iria cair na minha cabeça e ainda por cima tinha que desviar dos skatistas, mas mesmo assim foi legal correr por lá novamente, me trouxe boas lembranças de quando treinava lá para minha primeira meia maratona. Bons tempos.

Mas voltando ao treino, finalizei os 60min com um pouco mais de 10km e parti para os 10 de 250, fechando o treino com quase 13km.

E assim fechei mais uma semana de treino, aos poucos voltando a velha forma.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Resolução de Ano novo - Terceiro ano

Meu blog estará fazendo dois anos amanhã, dia 09/01, e desde que comecei quanta diferença... O blog deixou de ser apenas um registro dos meus treinos para se tornar um registro de idéias, o que eu ando pensando ou sentindo durante os treinos. O livro "DO QUE EU FALO QUANDO FALO DE CORRIDA" mudou completamente minha relação com o blog e claro que estou gastando mais tempo para escrever cada post, mas por outro lado, é um prazer e quase uma terapia. Cada texto que escrevo me força a pensar no que estou sentido e isso me ajuda a entender melhor o que estou passando e tomar decisões mais acertadas.

É muito gratificante também receber comentários de pessoas que utilizam esses meus simples posts como inspiração para seus treinos, esse não era o objetivo principal do blog, mas se está ajudando outras pessoas, mais um motivo para continuar escrevendo.

O blog foi criado em 2010 embalado pelo filme "Diario de Bridget Jones" onde estabeleci algumas metas, em 2011 continuei, mas agora em 2012 estou na dúvida se continuo ou não.

Em 2011 tinha apenas uma meta, completar maratona do Rio sub 3:45 para conseguir o índice de Boston e isso se tornou quase um obsessão, treinei duro, quebrei em quase todos os treinos e a maratona foi um desastre, tanto que incluí a Maratona de Buenos Aires para poder corrigir tudo que havia feito de errado no Rio. Para ajudar, treinar para 2 maratonas no ano não foi fácil, consumiu minha vida social e terminei o ano com um quadro de overtraining.

Pensando nos anos desde que comecei a correr, vejo que rodamos em ciclos, 2008 foi excelente, repleto de conquistas, 2009 foi complicado, mas me ajudou a realizar 2010 e 2011 voltei a ter um ano complicado. Como dizem, é na dor que evoluímos mais e posso dizer que aprendi muito neste ano, mais do que nos outros.

Daí voltamos a questão de meta, continuo com a mesma, obter o índice de Boston, mas não sei se será obtido este ano. Continuarei a buscá-lo mas sem obsessão, como tudo na natureza a evolução é lenta e gradativa.

Um lado bom deste ano foi mudar para o Espéria, além de ter uma pista de atletismo maravilhosa que me ajudou muito a conseguir ter qualidade nos treinos, a preparação física foi uma capítulo a parte, deixei de ter simplesmente um professor de musculação para ter um preparador físico. Todo o treinamento montado foi direcionado a corrida e isto contribuiu para eu conseguir terminar as duas maratonas bem fisicamente.


Resumindo fechei 2011 com o seguinte balanço:
  • Maratonas concluídas: 02 (Rio e Buenos Aires)
  • Meia Maratona: 02 (incluindo a Corrida da Ponte, embora não seja bem uma meia)
  • Prova 5, 7 e 10km: 4  
  • Provas de revezamento: 02
  • Quebra: 03 (Corrida Ponte, Maratona do Rio, T&F10km) 
  • Treinos/Provas realizadas: 181
  • Treinos "matados": 5 (sendo a maioria no final do ano, depois de Buenos Aires)
  • Km percorridos: 1888
  • Novos Amigo(a)s: vários, não dá para contar
  • Jantares/almoços/cafés de encontro com amigo(a)s pre e pos-corrida: vários, não dá para contar
  • Pares de Tênis comprados: 03


Iniciando 2012 - Volta aos treinos
Esta semana retomei os treinos e pela amostra da primeira semana já posso sentir que será o ano.
Na terça comecei com  4 de 8min sendo 4min fraco e 4min medio, fechando o treino com quase 6,5km. Na quarta eram 6 de 4min a 80%, seguidos por 12 min progressivo até 85%, fechei o treino com 7,4km. Já na sexta eram 4 de12min sendo 4min fraco 6min medio e 2 forte, fechei o treino com 9km.
 
No sábado um treino "missão impossível" eram 10 de 2'30 medio/forte, seguidos por 9 km a 75%. Só em sonho ou em outra encarnação, conseguiria correr a 75% depois de ter feito 10 tiros, num dia quente e retornando de férias. Corri os 9km leve, mas a fc estava nas alturas e fechei todo o treino com 15km.