domingo, 15 de junho de 2014

Uma semana para esquecer…

Juro que esta semana não merecia nem um post, mas é bom registrar as semanas ruins para poder valorizar as boas. Os treinos durante a semana até foram bons mas no final de semana tudo deu errado…. Para ajudar perdi o local onde eu treino os longos de sábado, até o final da copa ficará fechado e justo na reta final dos treinamentos para a maratona, terei que achar outro local para treinar. Em parte até será bom, pois poderei variar percurso, mas por outro lado será uma confusão na minha vida nada calma.

Na terça, 20 de 1min ritmo médio para soltar as pernas, corri sem forçar, fechando o treino com quase 5,5km.

Na quarta treino mais intenso, 5 de 2 km a 80%, saiu um progressivo fui melhorando a cada série comecei com ritmo médio de 5:09 e terminei com ritmo de 4:35, fechando o treino com um pouco mais de 11km.

Na sexta mais um treino intenso, 8 de 1 km a 85%. Também fui melhorando a cada serie, mas no geral o ritmo médio ficou em torno de 4:30.

Daí chegou o sábado, resolvi treinar na Braz Leme, Anhembi, Campo de Marte, o treino era 18 km sendo 3 km a 75%, 10 km a 80% e 5 km a 85%. Por ser mais perto de casa e o treino ocorrer na rua resolvi iniciar mais tarde, para evitar os bêbados saindo das baladas. Comecei as 7:00 e estava me sentindo estranha, como se estivesse fazendo coisa errada, pois para quem está acostumada começar a treinar as 5:30, 07:00 é muito tarde hahaha.

Os primeiros 3km foram tranquilos, pois correr a 75% tem que ser leve mesmo. O problema começou quando comecei os 10km a 80%, eu forçava e o ritmo não passava de 5:20, sentia a musculatura doendo, como se queimasse. Para ajudar, tive que correr na calçada esburacada, pois os carros vinham pra cima, mesmo com as outras pistas livres e podendo desviar. O cúmulo foi uma BMW que veio acelerando e se não tivesse literalmente pulado para a calçada eu não estaria mais aqui.

Achei que não estava conseguindo ritmo maior por correr na calçada esburacada e resolvi terminar o treino dentro do Campo de Marte, um lugar mais tranquilo. Só que mesmo lá, a situação não melhorou, simplesmente não conseguia correr mais que 5:30, embora a percepção de esforço fosse que eu estava correndo a 5:00. Era como se o relógio estivesse com defeito e estivesse marcando mais lento que o real….

Por volta do 6º km parei um pouco para descansar, a fim de ver se conseguiria retomar o treino um pouco melhor, mas nada adiantou e neste ritmo fechei os 10km em 54:57. Daí vieram os 5km finais e correr a 85% já não era opção, a única coisa que podia era manter o ritmo de 5:30 e completar a quilometragem. Parei novamente para descansar, mas tudo continuou igual, musculatura queimando e cansaço absurdo. Faltando 500m acelerei no melhor estilo kamikaze (indo para os 5:00) e quase que morro antes de terminar… No final fechei este 5km em 27:23.

No domingo, tinha o desafio Pico do Jaraguá, organizado pela Corre Brasil e o treinador pediu para não exagerar. Minha idéia era fazer uma ida e volta, fechar 10km e ir pra confraternização.. O legal do Pico do Jaraguá é que a subida (cerca de 4,5km) vai ficando mais inclinado conforme vai chegando no pico.

Comecei o treino atrás de todo mundo e correndo devagar. Fui acelerando aos poucos e passando os outros atletas. Conforme ia ficando mais inclinado percebia que estava conseguindo correr melhor que da primeira vez. Se conseguisse correr até 3,5km seria fantástico, pois faria apena 1km andando.

Com um pouco mais de 2,5km eu andei a primeira vez e voltei a correr até o km3. Daí cheguei perto de um grupo de corredores e passei a intercalar corrida com caminhada. Eu caminhava e eles se afastavam, daí eu corria e chegava neles, daí caminhava novamente. Acho que não andava mais que 50m. Faltando 1km pro final acabei passando este grupo e consegui correr mais tempo, fechando os 4,5km em 30min.

Cheguei lá em cima parei para respirar um pouco e já ia me preparar pra descer, quando vi que a confraternização seria lá em cima. Só que a neblina estava forte e eu estava com camisa molhada e sem agasalho, ou seja, um perigo para quem está com imunidade baixa.

Resolvi descer pela trilha (2,5km) pegar o agasalho e voltar também pela trilha. Só que quando cheguei no carro estava com muito frio e perdi a coragem de subir novamente. Só me restou ir embora, sem completar minha quilometragem e sem participar da confraternização. Basicamente, foi um domingo perdido….

Agora preciso digerir estes dois treinos mal feitos e evitar o mimimi básico de achar que vou perder condicionamento por causa deles. Parece brincadeira, mas não é, quase entrei em desespero por que não completei a quilometragem… Tá bom, podem cantar a música exagerado do Cazuza para mim…. sou mesmo uma exagerada…

4 comentários:

  1. É só a mente se alinhar ao corpo que tudo voltará a normalidade. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Yeda vc é um exemplo de superação, disciplina e dedicação. Relaxe, se permita estar cansada mesmo sem um motivo aparente....essa correria do mundo, as vezes, nos suga mais do que gostaríamos..apenas agradeça pelo treino mesmo com muita dificuldade (ai como falar é fácil....rs), durma, se alimente, que amanha é um novo e promissor dia :) Força guerreira :) Beijao :)

    ResponderExcluir
  3. Uau gata, ainda quero ter essa energia e força de vontade que você tem. Já tem o meu voto de admiração. Parabéns!

    bjus
    Lily Martins

    http://lilymartinsrun.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns,voce tem muita determinação,eu também sou apaixonada por corridas,participei de uma corrida em montanha ganhei um troféu 2º lugar na categoria 21k, mas vivo me policiando,se não corro dia e noite rs...é preciso respeitar os nossos limites....

    ResponderExcluir