domingo, 29 de junho de 2014

Ser maratonista…

Se você está chegando na reta final de preparação da maratona e sua cabeça não está legal, você não está feliz e o treino se torna tortura? Repense se maratona é para você naquele momento… Esta semana tive a certeza que estou pronta para a maratona e que farei uma boa prova. Estava ansiosa com o treino de 32km não sabia como iria me comportar, mas quando comecei a correr todo medo e ansiedade ficou para trás, consegui superar o cansaço e terminei o treino muito feliz.

Depois de um final de semana intenso, a terça teve mais uma vez 40min a 75% e consegui correr a 6:00, fechando o treino em 8,3km.

Na quarta-feira a planilha dizia 2 de 3 km a 85%, mas não consegui acelerar suficiente e o ritmo saiu 5:05 e 4:50.

Na sexta tinha um treino esquisito 10 min fraco, descansa 3min, 7min médio, descansa 3min, 4min forte. Fiz o fraco com ritmo 6:10, o médio a 4:54 e no forte consegui os incríveis 4:00. Nunca tinha conseguido correr 1km a 4:00 e foi muito legal…

No sábado chegou a vez dos 32km, desde Boston que não corria mais de 30km e devo confessar que bateu um medo, passei a semana ansiosa, mas quando comecei a correr sabia exatamente o que fazer. Já conheço meu organismo e sei como ir e quanto forçar. A dúvida ficou com relação as subidas e descidas, não sabia muito bem como meu corpo iria aguentar e não queria quebrar como aconteceu algumas semanas atrás. O sol prometia brilhar e comecei junto com o amanhecer, num friozinho bom. Não forcei o ritmo, deixei ele entrar normalmente e fiz os primeiros 5km em 25:25. No segundo 5km percebi que o ritmo seria ligeiramente mais lento que o treino da semana passada e fechei com 25:42.

No terceiro 5km fiz em 25:34 e percebi que a estratégia de correr focada nos 5kms é uma boa; primeiro por que eu perco a noção de que volta estou, o peso de quanto já corri e quanto ainda falta desaparece; segundo porque criei o hábito de puxar o ritmo a partir do 4ºkm, daí este ritmo ligeiramente mais rápido ajuda a manter o ritmo médio geral do treino. É meio que acelera em um km e recupera nos outros 4km.

Criei este hábito meio por acaso, tudo começou durante a maratona de Boston, pois como a distância era marcada em milhas e só havia marcação em km a cada 5km, comecei a marcar para não perder a noção de quilometragem. A partir daí passei a fazer nos treinos para servir de comparação e a estratégia funcionou muito bem pra os treinos longos.

Outra decisão que eu tomei foi atacar as subidas e forçar nas descidas, ou seja, a sensação de esforço seria ligeiramente maior que no plano. Parece engraçado, mas as vezes tinha a sensação idêntica da redução de marcha de carro numa subida, era como se o corpo mudasse o jeito de correr e ganhasse mais energia.

Bom mas voltando ao treino, os próximos 5km fiz em 25:50 e o outro em 26:01, a partir daí o cansaço bateu e a vontade de parar era imensa. Lembrei dos finais das minhas maratonas e que o cansaço faz parte. Dei uma bronca mental em mim e mandei seguir correndo, o ritmo caiu mas continuei com a mesma percepção de esforço do início, na subida mais forte fiz falando para mim “força, força, força”. Fechei os últimos 5km em 27:29, os últimos 2km em 10:58 e o treino com tempo final de 2h47m.

Faltando 300m para terminar o treino, fui desviar de um pastor alemão e acabei indo pra grama, só que não era grama, era um buraco e acabei torcendo o pé. Na hora doeu muito… em casa fiz gelo e graças a Deus não foi nada grave e no domingo consegui treinar direitinho.

No domingo lá fui eu para o Ibirapuera novamente. Mais uma vez tive a companhia do Colucci que treinou comigo, mesmo eu tendo treino intervalado. Foi bom, pois no blablablarun nem sentimos o treino passar. Achei que não fosse correr nem 9km mas no final fechei o treino em 12km.

A planilha dizia 20min de aquecimento, 30 de 30” e 3km ritmo de prova. Fizemos o aquecimento com ritmo ligeiramente mais rápido que 6:00. No intervalado, corríamos 30” e andávamos 30” e nos 3 últimos km conseguimos manter um ritmo de 4:50. Nada mal para quem começou o treino toda travada.

Para fechar com chave de ouro a semana, depois do treino ainda teve mais blablabla com o pessoal que foi para o treino RuntheGame da Nike.

Agora é descansar, pois a próxima semana promete… A maratona tá chegando, faltam menos de 30 dias….

Um comentário:

  1. Yeda uma dúvida? Vc já correu alguma Maratona? Pelo que entendi no seu texto me parece que é a sua primeira, é isso mesmo? Mas de qualquer maneira é o seguinte as vezes o nosso organismo não tá bom naquele dia, por causa de alguns fatores, excesso de treinos, preocupação com a vida familia e etc e etc...Meu técnico me disse uma certa vez o seguinte que no dia que tiver treinando principalmente na parte da manhá e ve que o treino não está rendendo que é para aborta o treino para mais tarde e se não der mesmo que pare de treinar nesse dia e treino no outro dia pq se não tivermos treinando bem o treino pode até sair, mas não com qualidade mas sim em quantidade...Estarei torcendo por vc, lhe desejo boa prova.
    Abs,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir