domingo, 9 de janeiro de 2011

Ferias

Estou completando 15 dias de ferias dos treinos e neste período, o mais perto que cheguei de uma atividade física foi no dia 31, quando saí para andar na praia na beira do mar para me despedir de 2010.

Em Santos fui do canal 2 até a balsa e comecei o caminho de volta, fazendo uma parada para visitar o Aquário e tomar uma Água de Côco e só depois voltei definitivo para casa. O estranho é que tinha a lembrança de quando era criança e íamos caminhando no sentido do aquário, chegar até lá era um desafio, acho que consegui fazer isso apenas uma ou duas vezes. No dia 31 quando vi já estava no Aquário e pensei já cheguei??? Bem, continuei a andar mais um pouco, pois chegar até o Aquário não é mais um desafio, a praia ficou pequena...

Não senti muito ficar sem treinar, pois estava bem cansada e acordar mais tarde foi uma benção, além disso, as festas de final de ano deixou a vida um pouco agitada, então não tive muito tempo par sentir falta dos treinos, contudo este sábado foi estranho, fui para o meu trabalho voluntário e quando voltei não tinha o que fazer, tinha tempo livre e não estava cansada para dormir. É estranho como nos condicionamos, a sensação que eu tinha é que estava fazendo coisa errada.

Durante estes 15 dias, assisti muita TV, fui dormir mais tarde, acordei mais tarde e relaxei com a minha dieta, pois é, tá certo que manerei com as quantidades, mas comi todas as porcarias que podia, incluindo muuuuuito Panetone (Nossa! como é delicioso promoção pós Natal). Estou sem me pesar faz uns 20 dias e terei que ficar mais uns 15 para não pirar (rs rs) , mas com certeza devo ter ganho uns 2 kilos de presente.

Na semana passada pude acompanhar entrevistas de uma outra paixão, o tênis. Entrevistaram as feras, Federer, Nadal, Djokovic e pude perceber por que eles estão nas primeiras colocações do ranking ATP e tirei algumas lições importantes para a corrida. Gostar de Federer, Nadal e Djokovic é quase gostar de Corinthians, Palmeiras ou Santos, você torce para um ou para outro, não tem muito explicação.

Mas voltando as lições, Federer é sem dúvida a perfeição em pessoa, ele joga como ninguém e durante a entrevista ele falou sobre sua preocupação com a preparação física e recuperação, falou da importância da musculação, do alongamento e da massagem. Comentou também sobre saber desacelerar, de parar para recuperar de alguma lesão e não insistir em jogar machucado. Lembrou que se afastar uma semana e perder um torneio, pode evitar meses de repouso para recuperação de uma lesão grave. Deve ser por isso, que ele nunca se machucou gravemente como é comum aos jogadores de tênis. Alguma semelhança com nós corredores? Cuidamos do nosso preparo físico, sabemos quando parar?

Nadal é um guerreiro, ele não possui a técnica do Federer, mas ele não desisti nunca, joga todos os pontos e consegue viradas incríveis. Na entrevista ele comentou sobre a preparação mental para aguentar a pressão do jogo, seu técnico e tio desenvolveu isso nele, o que o torna estável mesmo durante os momentos de grande pressão. Ele comentou também que joga ponto a ponto, quando está na quadra, ele não pensa no jogo ou no campeonato, ele pensa naquele ponto. Com isso, ele luta a cada ponto e consegue viradas incríveis. Fazendo um paralelo a corrida, temos que desenvolver esta preparação mental, principalmente se o objetivo for uma maratona. Cada corrida é unica e uma soma de vários fatores, temperatura do dia, condição física, alimentação, problemas enfrentados no trabalho, problemas em casa etc e temos que estar preparados para enfrentar as diversidades de uma prova. Além disso, devemos nos concentrar em cada treino e não pensar no resultado lá na frente. Cumprir cada treino da planilha com determinação e disciplina e o resultado virá naturalmente.

Djokovic é da Servia, um país sem tradição no tênis e destruído por uma guerra civil. Ele deu a volta por cima, treinou na Alemanha, Espanha e outros países e hoje é o terceiro do mundo. Ele comentou que quando não podiam ir a escola por causa da guerra, ele jogava muito tênis, o esporte serviu como um válvula de escape para aqueles dias tumultuados. Sua determinação e força de vontade é para ser admirado e espelhado. Outra coisa que chamou a atenção é seu bom humor, fora das quadras ele é um grande imitador e um grande palhaço. O bom humor sempre nos ajuda a deixar os problemas mais fáceis ou pelo menos menos pesado.

Se tiverem tempo entrem no Youtube e olhem os videos do Djokovic, são realmente muito bons. Deixo abaixo uma pequena amostra, ele imitando Nadal, Sharapova, Roddick, etc.

Bom amanhã volto a rotina de treinos, as ferias estavam boas mas acabaram e a temporada 2011 inicia.

Um comentário:

  1. O vìdeo do Djokovic é ótimo e ele é conhecido por fazer essas micagens (agora menos, mas antes, quando era só um top 20, imitava durante o jogo...). Mas dando uma de chato... a Sérvia (e a ex-Iugoslávia) tem a maior tradição no tênis, meu. E é a atual campeã da Copa Davis, além de ter a Ana Ivanovic, que tenista!!! Uiuiui!!

    ResponderExcluir