quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mudando

Depois de quase 10 anos treinando na Runner de Santana, chegou a hora de dizer adeus e mudar de academia. E olha que fui persistente, insisti até o último segundo, mas a qualidade da academia caiu muito e não deu mais, a lista de problemas era enorme, aparelhos quebrados, esteiras enferrujadas, falta de água, troca frequente de professores, tudo tornou o ambiente insuportável. O que me segurava lá eram as amizades, pessoas que conheço a vários anos e isso sentirei muita falta, mas enfim mudar é preciso.

Era para eu ter começado ontem, mas para variar matei meu treino de musculação. Os 15 seg de segunda-feira fizeram meu corpo ficar "moído" e não tive coragem de levantar. Então a estréia foi hoje e como toda mudança gera desconforto e ansiedade, esta noite mesmo cansada não consegui dormir, parecia que voltei a ser criança e ia para o meu primeiro dia de aula numa escola nova. Contudo, deu tudo certo, consegui fazer meu treino de corrida, treinei musculação e já marquei aula para troca da serie de musculação. Adorei o clima da academia.

Na semana passada fiz avaliação física e acabei iniciando uma conversa com o médico que estava fazendo avaliação, expliquei um pouquinho sobre o método de treinamento e ficamos por algum tempo falando sobre treino baseado em % de frequência. A conversa foi tão boa que hoje ele me disse que ele deu uma palestra e me usou como referência, pois não adianta nada treinar baseado em % de FC se você não tiver a percepção do esforço associado. Resumindo, nós não somos máquinas e embora utilize muito número, sempre faço uma correlação com o esforço realizado.

Como o post é sobre treino de corrida, vamos a ele, hoje ele era dividido em 2 partes, a primeira era 20 min a 80% e a segunda era 8 de 30", sendo 1 fraco e 1 progressivo. Demorei para conseguir entrar no ritmo na primeira parte do treino, minha perna estava pesada e correr a 5:40 foi dificil, mas aos poucos fui melhorando e terminei os 20min bem. A segunda parte foi tranquilo, o problema foi conseguir correr fraco, quando se corre por algum tempo a um certo ritmo, parece que o corpo acostuma e correr depois numa velocidade menor é estranho, seu corpo tende a voltar ao ritmo que ele estava acostumado. No progressivo, acelerei bem no final, chegando abaixo de 4:00, com isso a musculatura que havia melhorado na primeira parte do treino, voltou a ficar dolorida...

E amanhã não tem folga, tenho aula de musculação marcada e terei que fazer meu treino de perna. Vamos ver como ficarei depois.

5 comentários:

  1. É isso ae mudanças boas é sempre bom, boa sorte na nova academia e parabéns por cuidar da sua saúde se todos os corredores fossem assim, muitas coisas iriam mudar.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Mudanças são sempre complicadas mesmo, seja para melhor ou para pior, ainda bem q essa mudança foi para melhor e por opção sua..

    Isso Aí....

    Me diz uma coisa, vamos almoçar juntos depois da prova no Domingo???

    E onde?

    Vou estar com as duas filhas e acho q o Marquinhos vai tb, veja aí o q vc sugere ....

    Bjos ...... E INTÉ Domingo ...Capitã.......

    ResponderExcluir
  3. É preciso sim sempre fazer avaliações sobre tudo. A academia foi uma delas. Bons treinos e sorte nesta proxima academia. Um abraço . Eduardo

    ResponderExcluir
  4. mudanças sempre trazem ansiedade mesmo. Mas sem elas ficamos estacionados na nossa "Zona de Conforto". Correr devagar é difícil mesmo quando acostumamos a um ritmo mais forte...
    Gostei do seu blog, vou seguir.
    abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Um paradoxo. Apesar do nome, sempre senti que a academia Runner é meio fraquinha para os praticantes de corrida.

    ResponderExcluir