domingo, 19 de janeiro de 2014

Ano Novo? Mas nem tudo é novo…

Mais um ano terminou e outro ciclo se inicia… 2013 foi o ano que entrei nos “entas” e que ficou marcado como o ano que realizei um sonho, que cansei de treinos de maratona, fiquei mal após maratona (sem os médicos descobrirem o que eu tinha) e que quebrei a barreira dos 5:00 em distâncias acima de 10km.

Os dois objetivos principais de 2013 não foram atingidos, quebrei na Maratona de Boston e na G4 de Brasília, ambos por condições climáticas não favoráveis e em Boston também por erro de estratégia. Contudo, obtive excelentes resultados em outras provas, o que demonstra que a vida realmente é a caixa de chocolate do filme Forrest Gump, nunca sabemos o que vamos encontrar.

Ao todo foram 217 treinos/provas, sendo que fiz 202 e faltei em 15. Corri 2022 km, uma média de 10km por treino.

Para 2014 as metas são um pouco ambiciosas:

  • 10km abaixo de 47min
  • 21km abaixo de 1:42 (baixar de 1:45 na meia maratona está igual a baixar de 50min nos 10km, já bateu na trave umas duas vezes)
  • Terminar a maratona de SF com sua altimetria desafiante abaixo de 3:40.

Depois de duas semanas de descanso, voltei aos treinos no dia 07/01 e estou testando uma nova rotina de treino para tentar conseguir maior dedicação na musculação, já que em 2013 a musculação fez falta. Estou correndo de manhã e fazendo musculação a noite. Em duas semanas, senti um pouco de cansaço, mas aparentemente vou conseguir acomodar esta rotina de treino na minha vida agitada. Talvez quando começar a esfriar e entrar no treino específico para maratonas eu inverta e passe a correr a noite.

Com relação aos treinos de corrida, o velho problema da fc alta continua e este início de temporada, diferente da maioria que faz “treino de base”, eu faço treino que chamo carinhosamente de “como adestrar seu coração”. É um tal de correr com fc 75%, depois subir para 80%, depois voltar para 75% ou então, correr num determinado pace e tentar segurar a fc dentro dos 75%…

Por já ter um lastro de corrida, meu coração se condiciona mais rápido, mas mesmo assim as vezes parece um balão solto no ar, vai subindo sem parar e não tem o que fazer, ainda mais nestes dias quentes de verão que estamos enfrentando.

De qualquer forma, estou adorando voltar aos treinos, sinal que o descanso foi bom para recuperar mente e corpo…. Que venha 2014 e que ele seja repleto de surpresas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário