quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Golden Four Brasília


No domingo eu finalmente debutei no circuito Golden Four, sim nunca havia corrido nesta serie criada para performance e devo dizer que fiquei bastante impressionada.

Foram na realidade duas estreias, uma na prova e outra em Brasília. Eu já havia ido para Brasília uma vez, mas fui a trabalho, mais exatamente para uma reunião e passei menos de 8 horas por lá, não dando tempo sequer para dar uma volta pela cidade, mas neste feriado foi diferente, consegui pelo menos fazer um tour diferente pela cidade. :)

Estas provas especiais tem um tempero a mais, o encontro dos amigos, muitos são virtuais morando em cidades diferentes e justamente nestas provas é que conseguimos nos reunir. É o momento para matar saudades, jogar conversa fora e principalmente falar do que mais gostamos, correr. Cada um no seu ritmo, com seu objetivo, mas todos fazendo o que amam.

Aproveitando o feriado viajamos na Sexta-feira e a noite fomos com minha amiga Leticia para um barzinho, sim, eu frequento barzinho.... Tá certo que não lembro quando foi a última vez, mas eu frequento...rs rs rs




No sábado entre uma chuva e outra foi dia de visitar a Expo para retirar o kit, almoçar no shopping com amigos e como não podia faltar jantar pizza com os amigos.
No domingo, acordamos cedo e ainda escuro fomos de carona com a Letícia até a largada. Lá encontramos vários amigos e após breve conversa, fui para o aquecimento e em seguida me posicionar na largada. Graças ao meu resultado de Rosário foi possível largar na Elite B.
Eu e Leticia no amanhecer em Brasília
Quando foi dada a largada, já fiquei no canto, pois o ritmo de parte dos corredores seria maior do que o meu e não queria atrapalhar ninguém. Foi engraçado pois o começo da prova é um desfiladeiro e com corredores indo num ritmo mais forte que o seu a tendência é correr mais forte, com isso o ritmo do 1º km foi alucinante.

A descida seguiu até o km 3 quando viramos a direita. A partir daí virou uma reta com falso plano e lá pelo km 4 eu estava entediada, querendo parar de correr, desistir de tudo. Agradeci a Deus pelo Nelton ter decidido fazer a prova dele e não me puxar como havíamos combinado, pois era uma pressão a menos, não precisava correr para PR. Entendi também naquele momento o que a Leticia havia me contado na sexta, que era entendiante correr naquela reta. Bom como não tinha o que fazer nem como voltar, fiz um acordo com o meu corpo, manter o ritmo em torno de 5:00 até o fim da reta e quando fizesse o retorno para voltar tudo eu poderia seguir no ritmo que quisesse já que este trecho seria o único de leve subida da prova.

O retorno chegou um pouco depois do km 8 e quando comecei a subir aquele tédio passou e consegui manter um ritmo de 5:15/5:20 na subida. No km 10 o relógio marcava 50min cravado.

Perto do km 14 viramos a direita novamente no Eixo Monumental para continuar a descer. Ao passar pelo km 15 o relogio marcava 1:16 e numa rápida conta vi que ainda era possível conseguir fechar a prova dentro do objetivo 1h45, se corresse abaixo de 5:00/km. Aquilo me encheu de ânimo e comecei a acelerar, mas a descida não acabava e pior virou um desfiladeiro.

Perto do km17 chegamos numa espécie de plano, daí viramos a esquerda e depois a direita e a descida continuou. Ao passar no km 18 pensava, "só faltam 3, só faltam 3, acelera" e nisso comecei a passar alguns corredores ao mesmo tempo que minha musculatura começou a dar sinal de cansaço e a junta do dedão do pé começou a doer.

Neste momento um corredor voltava para encontrar a amiga (ou namorada não sei) e quando a viu deu a volta e começou a puxá-la, "Vamos Maria, falta menos de 3km acelera"; senti um pontada de inveja, dela estar com alguém a ajudando e eu correndo sozinha, mas ao mesmo tempo aquilo me incentivou e acabei conseguindo acelerar mais.

No km 20 a descida finalmente acabou fizemos um retorno e viramos a esquerda rumo a chegada, só que já estava com a musculatura cansada, o ritmo caiu um pouco e fiquei com a sensação que fosse desmaiar, mas segui em frente. Faltando 500m vi o Nelton me esperando e foi a melhor visão da prova inteira. Ele se aproximou e eu falei que não estava bem. Ele seguiu me incentivando falando que so faltava uma volta na pista do Espéria. Virei a direita e acelerei nos últimos 100m (na hora achei que tivesse me arrastando, mas olhando os dados no Garmin eu fui a 4:30 neste trecho), cruzando a linha de chegada em 1h46min50s (novo PR mundial) e dizendo que nunca mais correria na vida.

Todas as sensações possíveis passaram por mim nos minutos seguintes, era uma mistura de felicidade, alívio, raiva, tristeza e eu só pensava "Não preciso correr mais, não quero correr mais". E o Nelton brincou comigo na hora "Amor você tem Boston pela frente".... Mas isso é outra história....

Meu companheiro nas pistas e na vida

3 comentários:

  1. #aisim
    Parabéns pelo Recorde Mundial!
    Que venham as próximas!
    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    show de bola, Yeda!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela prova. Foi ótimo revê-la e o Nelton também. Mesmo que tudo muito rápido....abcs!

    ResponderExcluir