segunda-feira, 16 de abril de 2012

Meia Maratona da Corpore

Esta semana comecei com um teste de 5km e terminei com uma Meia Maratona e posso dizer que a Meia Maratona foi mais fácil que os 5km. Cada dia que passa acho mais difícil correr em velocidade e com o coração na boca, do que correr num ritmo mais confortável. Acho incrível quando converso com alguns atletas e vejo a diferença de ritmo de 10km, para 21km e para 42km. A explicação para esta dificuldade é simples, o treino no ritmo aeróbico faz com que o limiar anaeróbico fique estrangulado e com isso tenho dificuldade em correr num ritmo mais forte. Mas como minha mãe fala, vamos começar pelo início.

Na terça-feira fui para a pista com uma missão correr 5km forte. A ideia era conseguir correr com um ritmo medio de 4:40, mas mal consegui manter 4:50 tendo ainda que parar 2 vezes para deixar a fc baixar. No final fechei o 5km em 24min02s mas sem contar os 32" que fiquei parada.

Por causa da Meia Maratona no domingo, meu treino sofreu uma mudança em vez de treino na quarta e na sexta, treinei na quinta-feira e foi um treino mais longo que o normal, 10 de 1km a 80%. Corri solta e o ritmo girou em torno dos 5:25.

No sábado chegou a vez dos 30 de 1min a 80%. O tempo estava úmido, abafado e com alguns períodos de chuva, com isso, o treino foi duro, mesmo não forçando muito e no geral o ritmo médio ficou abaixo dos 5:00 e fechei o treino com quase 8km.

No domingo chegou a vez da Meia Maratona e uma visita dias antes ao nutricionista gerou um suplemento novo. Algumas pessoas brincam comigo das "gororobas" que eu tomo e devo confessar que desta vez até eu me surpreendi e fiquei com vergonha de sair com esta solução por aí. Era um suplemento de cálcio com magnesio que deixou a solução numa cor branco leitoso e com um gosto nem um pouco agradável. O objetivo deste suplemento é retardar a fadiga e evitar as terríveis câimbras.

Mas voltando a Maratona, confesso que estava indecisa e apreensiva quanto ao ritmo que iria correr, pois olhando o céu vi que ia esquentar e sabia que se exagerasse no ritmo iria morrer antes do final. Só que esta indecisão e receio desapareceram quando foi dada a largada, pois o clima estava tão abafado que logo no primeiro km desisti de correr para um determinado tempo e sim correr o mais rápido que pudesse. Ao mesmo tempo, decidi manter a fc dentro dos 85% pelo menos até a metade da prova, assim garantiria que não iria morrer antes do final. Já estou até escutando o Vagner Bessa falar "deixa este relogio pra lá e corre!!!!!" rs rs rs

O ritmo que encaixou foi de 5:10, caindo um pouco nas poucas subidas que tinha e a fc para minha surpresa estava controlada e baixa, então segui em frente. Quando passamos a primeira vez pela ponte da cidade Universitária, o clima ficou menos abafado e pude correr melhor. É engraçado que esta parte do percurso não é totalmente plana, pois para a mesma sensação de esforço o ritmo caiu um pouco e depois elevou novamente. Da praça Panamericana até o contorno no Parque Vila Lobos tem uma pequena inclinação e o ritmo foi maior (5:25) que no sentido contrário menor (5:10).

Aliás após o contorno e um pouco depois da entrada do Vila Lobos passei pela primeira metade da prova em 55min24s, uma rápida conta me mostrou que precisava correr a segunda metade um minuto mais rápido se quisesse finalizar a prova com menos de 1h e 50m, como estava inteira e o calor forte resolvi manter o mesmo ritmo e não forçar mesmo comprometendo o tempo. (Lá trás não disse que não iria correr por tempo??? pois é, não tem jeito, no fundo acabamos fazendo conta e querendo atingir uma meta).

Ao passar pela ponte da Cidade Universitária novamente e entrar na raia da USP sabia que temível Politécnica viria em seguida, mas tentava não sofrer por antecipação. Além disso é necessário um certo preparo para passar pela chegada ouvir a comemoração dos primeiros colocados e saber que ainda tem mais 6km pela frente (vou passar por isso na Maratona de Rosario). Lembro que passei pelo 15ºkm com menos de 1h20m e pensei, ótima marca para uma São Silvestre.

A reta na raia da USP era interminável e para mim foi a parte mais chata da prova, tive que forçar para manter o ritmo, ao mesmo tempo que fazia conta de quantos km faltava. Quando cheguei na Politécnica vi que faltava poucos km e aquilo me deu um novo ânimo. Na ida o ritmo diminuiu um pouco, mas passar algumas meninas me deu sangue novo, percebi que estava bem e que no final iria poder acelerar.

Ao fazer o contorno estávamos no 17km e senti falta de um tapete de marcação. Ao passar pelo 18km sabia que faltavam 3km e era hora de acelerar, passou um atleta do Esperia e gritou para mim, "Vamos Esperia!!!", respondi a ele e acelerei. O ritmo ficou em torno de 5:05 e deixei para sentar a bota nos 2km finais. A descida da Politecnica ajudou a revigorar os ânimos e sabia que na raia teria sombra.

Faltando 2km  olhei para o relógio que marcava menos que 1h40m, então vi que daria para terminar dentro dos 1h50 daí acelerei mais um pouco, mas quando passei pelo 20km deu um nó, faltavam dois km ou apenas um???? Respirei vi que eram apenas um e estava na hora de sentar a bota pra valer, procurei não olhar mais o relógio, pois o km final costuma demorar muito e era hora do sprint final. Neste ponto tinha um corredor ao meu lado que era atrapalhado o tempo todo por retardatários. Gritei para ele correr na minha frente, pois ele estava um pouquinho mais rápido que eu, ele agradeceu e seguimos em frente, ganhei um coelho para os metros finais.
  
Ao cruzar a linha de chegada a meta estava cumprida 1h50m40s conquistados sob forte calor, o corredor que correu na minha frente voltou e me cumprimentou e foi muito legal. Além disso, com este resultado ganhei minha camiseta de finisher.

Este resultado não foi PR e nem o segundo melhor tempo, mas mesmo assim é um resultado excelente, mas porque?

  • Primeiro porque não podemos comparar resultado de várias provas, cada uma tem as suas dificuldades e este percurso embora plano não é um dos mais fáceis.
  • Segundo porque corri num ritmo muito bom para o calor, a fc ficou controlada, subindo apenas no final e terminei inteira, podendo ter seguido neste ritmo mais alguns km.
  • Terceiro porque enfrentei as poucas subidas sem morrer, algo que não aconteceu no ano passado.
  • Quarta porque com este resultado já dá para sonhar num bom resultado no frio da maratona de Rosario.
  • Quinto porque esta prova não era alvo e sim uma preparação para a Maratona. Imagina quando a prova for alvo com preparação e polimento. Dá para sonhar com 1h45min, não dá?

Em resumo, este resultado mostra que estou bem mais forte que o ano passado e isso sem contar que os longões ainda nem começaram. É isso aí, vale a pena dedicação aos treinos.

4 comentários:

  1. "Deixa esse relógio pra lá e corre", não!

    É "Deixa esse relógio pra lá corre, p$#@#a!" ;-)))

    Como diz o meu técnico, resultados não devem ser comparados e nem sempre a nossa melhor prova é a nossa prova mais rápida.

    Você está certissima!

    Agora, tô vendo que tú tá bem, hein mina?

    As coisas demoram, a gente treina, treina, treina e treina mais e parece que não sai...

    Mas quando começam a encaixar...huuuummmm, sai de baixo!

    ResponderExcluir
  2. Yeda, independete se foi seu melhor tempo ou não, o fato é que foi um baita tempo!!!!

    Parabéns!!!!!

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ola estou começando na corrida .. estou seguindo seu blog ..
    http://gustavo-bodyperfect.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. show, Yeda!
    e o mais legal é que você curtiu a prova, curtiu o desafio, e terminou com uma sensação super gostosa de conquista!

    parabéns!!!

    ResponderExcluir