terça-feira, 15 de novembro de 2011

Quando o corpo pede um pouco mais de calma

Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não para...
Paciência - Lenine

Depois da prova T&F eu fiquei com uma sensação ruim, não podia pensar em corrida, não queria mais correr... Era o corpo pedindo um pouco mais de calma, ou melhor ele estava berrando, pois só pedir não é o suficiente para quem treina e está acostumado a passar por cima do cansaço.

Mas eu não podia simplesmente parar, pois tinha pela frente a meia maratona do circuito Athenas dentro de 15 dias e só de imaginar 21km eu travava e dava vontade de chorar.

Conversei com o meu treinador, ele reduziu o volume do treino da semana e passei a semana bem, mas ainda não podendo encarar uma prova. Os treinos da semana foram o seguinte:

Na terça-feira 20min de trote seguidos por 4 de 2min a 75%. Treino leve completado em 3,5km.

Na quarta-feira eram 15min de aquecimento seguidos por 10 de 2min a 80%. Todos os tiros fiz abaixo de 5'00 e fechei o treino com quase 6km.

Na sexta-feira eram 10min de aquecimento seguido por 4 de 10min sendo 6 a 75%,  2 a 80% e 2 a 85%. Completei com um pouco mais de 8km, podendo correr os 85% a 4'50.

No sábado o treino era 15 min de aquecimento seguido por 6 km progressivo ate 80% e terminando com 10 de 30'' ritmo medio. Fui para a base e mesmo com o tempo abafado consegui completar o treino com quase 8,5km, mas o treino não foi totalmente tranquilo, nos últimos 2 km dos 6km não me senti muito legal e meio que tive que me esforçar para terminar o treino. Fiquei imaginando como iria correr 21km na próxima semana, se não conseguia nem correr 6km tranquilo.

Fui para casa ainda com a sensação que não queria correr, mas daí veio o feriado e pude descansar. Com a chuva toda que caiu em SP aproveitei e coloquei meu sono em dia, foi praticamente uma sonoterapia.

Hoje fui treinar e como a chuva não parava, fui para a pista embaixo de uma chuva torrencial e a chuva lavou minha alma, levando embora toda a sensação ruim. Pode parecer estranho, mas enquanto corria na pista eu me lembrei porque eu corro, da sensação de liberdade que sinto e da alegria que só uma corrida pode trazer. Agradeci a Deus por permitir momentos como este de pura alegria. Quando terminei, toda encharcada e com a alma leve, decidi que ia correr a meia de Athenas, não como obrigação e sim como pura diversão. Afinal não sou profissional e não dependo da corrida para viver, faço porque amo.

Ah e antes que eu me esqueça, durante o treino hoje teve um fato engraçado e que talvez tenho contribuído para a minha melhora de humor. Havia uma turma na lanchonete do Esperia e toda a vez que eu passava, eles gritavam e me aplaudiam, fizeram tanta bagunça e tanta festa que não tinha como passar por eles sem dar risada. Foram quase 20 voltas na pista e eles se mantiveram lá me apoiando. Pensando bem acho que vou contratá-los como animadores numa maratona.

2 comentários:

  1. oi!

    ainda bem que esses momentos de desânimo e cansaço passam, e a gente fica, inteira, e mais disposta e animada ainda!

    e é tão bom quando a gente percebe que está se divertindo na corrida! tudo ganha mais sentido!

    boa prova pra você!
    divirta-se muito, Yeda!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Na vida tudo passa... os momentos bons não são para sempre e tampouco os momentos ruins... O importante é tirarmos sempre uma lição positiva de cada momento, assim como vc fez neste treino.

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir