domingo, 10 de abril de 2011

A semana perfeita

É engraçado como a vida se assemelha a um treino de corrida, assim como na corrida nossa vida é feita de ciclos, ciclos bons e ruins, alguns mais difíceis e alguns deliciosos e a nossa meta é sobreviver a cada ciclo, tirar uma lição e principalmente evoluir. É assim que crescemos na vida e é assim que evoluímos na corrida.

Estou a um mês do meu aniversário e normalmente as pessoas dizem que neste período você entra no "inferno astral", um período de grande agitação que termina no seu aniversário. Eu respeito quem acredita nisso, mas sinceramente não boto muita fé nisso não... Este ano por exemplo eu diria que meu inferno astral adiantou um mês e se encerrou a um mês do meu aniversário junto com o fechamento do meu ciclo de corrida. E digo isso, porque esta semana onde iniciei um novo ciclo de treinamento, foi simplesmente perfeita. Parece que na corrida e na vida tudo se encaixou, tudo que estava nebuloso se esclareceu, definiu e neste clima tão alto astral os treinos foram maravilhosos.

Este novo ciclo também marca o início dos treinos específicos para a Maratona do Rio, de agora em diante, o treino é jogo de campeonato, vale ponto e não dá para fazer corpo mole é foco total rumo a Maratona....

Na terça o treino era 45min a 75% seguidos de 10 tiros de 30" a 85% com intervalo de 30". Na Runners no mês passado ou no mês anterior saiu uma reportagem deste treino 30+30, mas era um pouco diferente, pois vc utilizava seu ritmo de 3km e recuperava com um ritmo metade mais lento. Como meu treino era baseado em fc, a brincadeira era o seguinte, acelere o máximo que der, pois a fc não tem tempo de subir, descanse por 30" e a fc não consegue baixar tanto e daí vc acelera novamente. Com isso sua fc fica mais ou menos estável (perto do VO2max), enquanto você corre como um louco. Para se ter uma ideia nestes tiros eu corria abaixo dos 4:00. Treino gostoso, mas que acaba com você, tive que descansar uns 10min para conseguir ir para meu treino de musculação. No ano passado tive um treino destes e terminei tão mal que não consegui fazer musculação depois, neste ano me cansei mas já suportei melhor o treino.

Na quarta treino leve, eram 8 de 5 min a 75%, por causa dos intervalos consegui fazer este treino com ritmo de 6:40, o que é muito bom e mostra que minha fc aos poucos está abaixando.

Na sexta eram 5 de 6min a 80% e consegui manter minha velocidade de cruzeiro entre 5:10/5:20, o que é fantástico, aos poucos minha velocidade vai aumentando para a mesma faixa de fc.

No sábado rezei para um tempo feio e fechado, pois o treino era de 24 a 27km a 75%. Quase morri quando vi isso na planilha, meus joelhos doeram com antecedência e fiz todas as danças conhecidas para chuva, pois este treino no sol forte não iria rolar.... Pois bem, o sol veio e estava um dia lindo e quente. Comecei meu treino já sabendo que teria que usar os 10% adicionais devido ao forte calor, mas decidi não correr mais lento que 7:40 para que meu joelho não sofresse muito e claro levei meu Ipod, pois não iria conseguir completar este treino sem música.

Fui para o Campo de Marte e comecei bem, até o 10º km a fc estava dentro da faixa, a partir daí passei a utilizar os 10%. Apesar do sol não senti muito calor, estava um tempo agradável para correr e tinha um ventinho e umas sombras que ajudavam a resfriar. A partir do 20º km o bicho começou a pegar, meu isotônico acabou e comecei a sentir sede, com isso a fc subiu e ultrapassou o limite dos 10%, resolvi manter o ritmo, pois sabia que mesmo correndo mais devagar a fc iria continuar alta.

Tinha um rapaz lavando o carro, já tinha passado por ele umas duas vezes, mas lá pelo 21º km não resisti e pedi a ele se podia me molhar um pouco, ele deixou e com isso literalmente tomei um banho de mangueira..... bendita água, ajudou a resfriar o corpo.  No 24º km nova parada, desta vez para comprar água.... Eu normalmente não tomo água gelada, mas naquele momento tudo o que eu queria era uma água bem gelada e como caiu bem....depois disso não tive problemas em continuar e fechar o treino de 27km em 3:26, isso mesmo, levei quase o tempo que pretendo completar a Maratona do Rio para rodas apenas 27km. Mas apesar de duro e demorado, o treino foi uma delícia e curti cada minuto que estive correndo, fechando a semana com chave de ouro.

Semana que vem tem a Corrida da Ponte Rio-Niteroi e estarei por lá, ainda não sei com que ritmo vou correr, pois esta corrida faz parte do meu treinamento para a maratona, mas quero muito poder "sentar a bota", claro se a temperatura ajudar.... Eu vou sozinha, assim aguardo dicas do dia da prova e principalmente onde jantar na vespera... rs rs rs. Boa semana a todos!

3 comentários:

  1. Yeda,
    Grande semana de treinos.
    Sucesso na corrida da Ponte!
    Se alguém pode te dar dicas, acho que esse alguém é o Jorge (JMaratona).
    Bjo... Ingrid

    ResponderExcluir
  2. Ui, garota camiseta molhada!! Rs... o cara da mangueira deve ter gostado também.

    ResponderExcluir
  3. Olá Yeda,

    imagino a sensação boa que você deve ter sentido ao tomar banho de mangueira, depois de um percurso tão longo. É uma recompensa maravilhosa.

    Bom post

    Bahiarun
    http://www.bahiarun.com.br

    ResponderExcluir