domingo, 6 de março de 2011

1km o que der

Quando no treino esta orientação aparece, exatamente no último km do ultimo treino da semana já se pode ter uma ideia de como será a semana de treino. E com esta orientação eu fechei mais um ciclo, mais um degrau na escalada rumo a Maratona do Rio.

A mudança de tempo com chuva quase todos os dias ajudaram nos treinos, mas também me deixaram doente, com resfriado e dor de garganta. A experiência mostra que uma simples mudança de temperatura não nos deixa doente e sim um acúmulo de fatores, meu desequilíbrio emocional, junto com treino forte abaixou a imunidade, daí quando se junta a mudança de tempo, o resultado foi o resfriado. Ainda bem que não estou na véspera da Maratona e tenho tempo de sobra para me recuperar. Contudo, resfriado não quer dizer day-off nos treinos, nem treino na esteira, continuei treinando na pista ou na base e apenas acrescentei alguns cuidados a mais, como a hidratação.

Na terça-feira, o treino foi muito bom, estava quente e garoando e como adoro correr na chuva, me diverti muito. Foram 30min de corrida progressiva, comecei a 7:30 e terminei abaixo de 5:00, rodando ao todo 5km.

Na quarta eram 5 de 1km ritmo forte, acima de 95% e apesar da garoa, completei todos abaixo de 4:30. Foi um excelente resultado, visto que no começo do ano passado não consegui baixa dos 5:00.

Na sexta-feira embaixo de uma garoa chata o treino era 10 de 500m a 90%, comecei completando a 2'20, mas depois do 4º tiro tive que reduzir para 2'30, pois a fc ultrapassou o limite.

No sábado estava cansada e morrendo de dor de garganta, olhando o tempo (vento e garoa) e lendo o treino, quase desisti de treinar, mas a consistência nos treinos é que nos garantem o crescimento, então levantei juntei minhas coisas e fui para a base treinar. Desta vez, fugi do mico de correr no Campo de Marte em pleno carnaval, também aproveitei o tempo fechado para ir treinar mais tarde e assim escapar do bêbados que passaram a noite na folia e na manhã pegam o carro para voltar para casa.

Bem, mas voltando ao treino, este era composto de 6 km a 80%, 4 km a 85%, 3 km a 90%, 2 km a 95% e 1 km o que der, todos com descanso de 3min. Por causa do frio a fc não subiu e consegui completar os 6km com ritmo de 5:30, 4km com ritmo de 5:20, 3km com ritmo de 5:07, 2km com ritmo de 5:04 e o que der com ritmo de 4:50. Sendo que os três últimos eu sofri para completar, as pernas doíam mais que minha garganta, fiquei sem fôlego e precisei de muita concentração para conseguir completar o treino.

O ruim da semana foi a alimentação, não consegui manter a dieta a risca a acabei comendo alguns doces, nada exagerado, mas ceder ao primeiro pedaço, faz com que você fique com vontade todos os outros dias. Poderia me enganar e dizer que foi em virtude do treino forte ou da dor de garganta, mas o fato é que simplesmente adoro doces e chocolate e de vez em quando é muito difícil resistir.

Para fechar segue um balanço dos treinos do mês de Fevereiro, foram 15 treinos de corrida, rodando no total 143 km, além de 16 treinos de musculação, o que significa que não matei um único treino de musculação este mês.

5 comentários:

  1. parabéns pela semana de treinos, yeda, e por sua incrível determinação!

    se eu já estiver correndo, não ligo se começar a chover, mas acho super difícil sair pra correr debaixo de uma chuvarada rsssss

    ontem fui fazer uma corridinha na estrada dos romeiros, e também preferi sair mais tarde, justamente para evitar a turma voltando da folia, com o juízo cheio de álcool rsssss

    melhoras! dor de garganta é ruim demais!

    eu fugi da dieta nesse feriado! é como você diz, quando a gente fura a primeira vez, o corpo parece que fica pedindo mais rssssss um terror, isso rsssssss
    haja determinação!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Sabendo que estamos na temporada de chuvas e a temperatura já começa a ficar mais amena já inclui vitamina C na minha rotina. 1 comprimido de 500 mg nos dias de treino. Avalie ai. eu tomei 4 chuvas na última semana e estou super bem. Abcs!

    ResponderExcluir
  3. Olha, li recentemente o seguinte: se o resfriado te deixa dolorido do pescoço para baixo, então é melhor não treinar...

    Do contrário, você está liberado (a)

    Mas tome cuidado com essa dor de garganta. Pode ser uma infecção e, se for assim, é melhor se tratar...

    Outra coisa: impressionante esse volume de treino, hein? Quando a gente coloca as coisas na ponta do lápis, parece um pouco inacreditável que fizemos tudo isso...

    bjks!

    ResponderExcluir
  4. Olá Yeda,

    Primeiramente meus parabéns pelo excelente blog. Você escreve muito bem, é fiel aos detalhes, de uma complexidade ímpar.

    Também passei uma semana difícil, com dores de garganta, tanto que me obrigou a sair da aula de Deep Running antes do término na última quinta-feira. Desde então (quase uma semana), tenho feito "off" total, aproveitei e tirei esse feriado prolongado para me recuperar por completo.

    E aproveitando a oportunidade, parabéns pelo seu dia.

    Daniel Gonçalves
    www.fanaticospormaratonas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Um caloroso abraço amiga. Parabens pela sua determinação e responsabilidade nos treinos. Fiquei feliz tambem com sua visita no blog, foi um momento especial que vivi e a presença dos amigos é maravilhosa. /eduardo

    ResponderExcluir