domingo, 25 de abril de 2010

Treinar dói

Como treinar dói e esta semana foi ainda mais dolorida, pelo menos já sabia disso, pois na segunda-feira o treinador escreveu o seguinte: “Essa semana será dura... até nos treinos”. O que eu gosto do Orlandinho é que ele conhece nossos pontos fracos e sabe explorar isso como ninguém.

A semana começou com 20 min de corrida leve seguido por alongamento. Sempre faço alongamentos nas terças e quintas, após minha serie de musculação e normalmente é um período de prazer, onde posso relaxar o corpo. Só que segunda-feira foi diferente, eu estava travada e não conseguia esticar nada, então o que era pra ser relaxante tornou-se sofrimento. A cada serie do estica e puxa eu sentia uma dor que me fazia suar, mas valeu a pena, pelo menos terminei mais leve e menos travada.

Bem aí na terça-feira, eu me dei um dia de descanso, ainda estava cansada do treino de sábado e só de pensar que eu precisaria me alongar novamente eu desisti na hora de ir para academia. Rs rs rs

Quarta-feira o treino era curto e aparentemente fácil, era 3 de 1min a 85%, seguidos por 3 de 2min a 85% e terminando com 30 min a 80%, contudo estes “tirinhos” do começo me cansaram e o tempo quente e seco fizeram a fc subir nos 30min finais. Por ser feriado, pude pelo menos voltar para casa, tomar banho e descansar.

Quinta-feira foi o dia de troca da série de musculação, uma vez que faltando um mês para a maratona, o treino agora visa resistência. E como estes treinos doem, ainda bem que serão apenas 7 treinos até a maratona.

Na sexta-feira já previa um treino duro, eram 4 de 2km num ritmo mais forte que o de maratona e com um descanso superior a 2 minutos. Eu normalmente não me dou bem começando forte, prefiro começar devagar e ir subindo a velocidade gradualmente, começar rápido significa cansar rápido e deixar a perna pesada. Daí aliando o início forte com um grande período de intervalo o resultado foi uma corrida doída. Para se ter uma idéia de como foi o treino, no intervalo da primeira serie eu devia estar fazendo uma careta tão grande que um militar no Campo de Marte passou de carro por mim, deu ré e veio me perguntar se eu estava bem, imagina agora como eu devo ter ficado no final das outras séries. Rs rs rs

No sábado o bicho pegou de vez, eram 4 vezes de 5 km ritmo prova seguidos por 4 tiros de 2 min forte. A sorte é que o tempo estava nublado e o calor diminuiu bem. Após a primeira serie, já vi que o treino iria ser mais pesado do que eu imaginei, pois meu estoque de glicogênio simplesmente acabou e somente o gel não estava sendo suficiente, eu estava correndo com fome, com estômago roncando. Ainda bem que o Marcelo (presidente) tinha umas bananinhas, com isso para cada serie eu consumi 1 gel + 1 bananinha. Para se ter uma ideia um treino de 27km eu consumo no máximo 3 geis, neste foram 4 mais 3 bananinhas. Bom voltando, consegui manter nas 3 primeiras series um ritmo em torno de 5:50 nos 5km e fazer os tiros abaixo de 5:00, mas na quarta série a partir do 3º km, minha perna acabou, principalmente a esquerda, fiquei com uma dor do lado do joelho muito forte e a perna começou a falhar, achei que iria cair, diminuí o ritmo para quase 7:00 e completei os 5km. Daí descansei e fui para os tiros, por causa da dor não quis forçar e completei os tiros com ritmo de 5:30.

Este foi um dos treinos mais difíceis que eu já fiz e fiquei muito feliz em completá-lo. O bom é que eu vejo que estou conseguindo ir mais longe, inclusive já ultrapassei o pico do treinamento do ano passado. É isso aí, rumo a Maratona de Porto Alegre.

Volume Semanal: 46km

Nenhum comentário:

Postar um comentário