domingo, 30 de março de 2014

Golden Four Porto Alegre

Sou apaixonada por patinação artística, adoro ver as apresentações magistrais daquelas patinadoras, mas o que me chama a atenção é como o dia pode interferir no resultado final. Todas são excelentes patinadoras, possuem altíssima técnica, mas no dia pode dar tudo certo ou tudo errado e algumas cometem erros tão bobos que é difícil entender.

20140322_182346 E na corrida é assim também, mesmo treinado, mesmo com bons resultados anteriores, o dia simplesmente pode ajudar ou prejudicar. Eu diria que esta é a graça do esporte, a corrida não perdoa a presunção e querer sempre bons resultados é uma receita para decepção. De maneira geral, os maus resultados nos fazem crescer e nos levam para os grandes resultados, claro se você souber aproveitar…

Tá bom, mas porque todo esse blablabla??? É simplesmente para dizer que o meu sub 1:45 finalmente saiu…. Este resultado bateu na trave mais vezes que o meu sub 50 nos 10km e desta vez o resultado saiu sem sofrimento, sem ter que me arrastar, a prova foi perfeita, como poucas provas conseguem ser.

Cheguei na prova apreensiva, primeiro por causa de todos os resultados negativos e segundo pelo treino da semana anterior (25km no sábado onde passei mal nos km finais por causa do calor e 10km em 50min me arrastando no sol escaldante). Para amenizar decidi encarar a prova como treino ou como um passeio e correr a um ritmo 5:00 sem forçar e assim garantir o sub 1:45.

Quando cheguei em Porto Alegre, levei um choque por causa do frio… Saí de SP com calor e realmente não esperava aquele friozinho e o primeiro pensamento foi “ih! não trouxe manguito”. Na realidade eu levei um agasalho por causa do ar condicionado do avião, senão nem isso eu teria rs rs rs O sábado foi um dia bastante agradável, estava com uma amiga de Brasília e tivemos um bom almoço, um belo por-do-sol e uma boa janta acompanhados de amigos queridos.

No domingo o dia amanheceu gelado, mas o manguito não fez falta. A prova estava relativamente vazia e a largada foi tranquila e sem atropelos. Comecei correndo sem forçar com ritmo 4:55 e decidi deixar o corpo ditar o ritmo. No km 5 o ritmo já estava a 4:50 e continuava me sentindo bem… Neste momento passou por mim os marcadores de ritmo de 5:00 e continuaram a abrir, olhei o relógio tentando entender se eu estava errada ou eles… infelizmente eram eles…. Não entendo como alguém vai para uma prova ser marcador de ritmo e corre no ritmo errado, eles estavam correndo sozinhos, o pessoal dos 5:00 já haviam ficado para trás há muito tempo.

Entre o 9 e 10km fiz o primeiro retorno e neste momento passei uma moça que havia me passado lá trás. Dos 10 até o 15 km acabei dando uma desanimada com os vários retornos que tinha na prova e a menina me passou novamente. Quando passei pelo 15km pensei comigo “Estou bem e está na hora de acelerar”, nisso a menina que estava na minha frente deixou o ritmo cair. Passei por ela e disse “Vamos embora, vamos terminar esta prova juntas”, ela me disse “Vamos sim” e começamos a acelerar, uma puxando a outra… Neste momento uma outra menina passou por nós e abriu uns 50m. Quando passamos pelo km 19, vimos a chegada do outro lado e dissemos agora só falta o retorno e chegamos.

Começamos a acelerar mais e alcançamos a menina que nos passou. As duas aceleraram ainda mais e eu não consegui acompanhar. Faltando uns 800m vi uma outra menina na frente mas num ritmo menor que o nosso. Na hora que lembrei do conselho de um amigo e resolvi ultrapassá-la.. Faltando 400m esta menina foi ultrapassada por mim e pelas duas que estavam a uns 50m na minha frente.

Quando cruzei a linha de chegada, uma pessoa bateu no meu ombro e disse que eu era a última, eu olhei e pensei como assim???? Daí eu vi a medalha de TOP20… Eu fui a última e se não tivesse ultrapassado aquela menina faltando 400m teria ficado sem a medalha…

20140323_091522Passado o choque inicial, olhei meu tempo final e o relógio marcava 1:41:32. Neste momento comecei a chorar sem parar e queria abraçar o mundo… Encontrei a menina que correu comigo e agradeci a ela por toda a ajuda…

Eu estou vivendo algo que nunca pensei que fosse capaz de fazer… Foi um resultado além dos meus melhores sonhos…

E não posso deixar de registrar um agradecimento a Drica (do blog http://correndonaviagem.blogspot.com/), ela foi a primeira a mencionar que eu podia ser TOP20, enquanto eu achava isso algo impossível… É uma querida amiga que está sempre aqui me apoiando e incentivando.

 IMG_20140323_090128

domingo, 9 de março de 2014

A semana que cheguei no topo…

Cada semana que passa me sinto mais animada com os treinos e com os resultados. Este ano resolvi perder os medos e receios e experimentar treinos diferentes. É engraçado como nos acomodamos e acabamos fazendo os treinos sempre nos mesmos lugares.

No domingo fui correr no Pico do Jaraguá, sempre quis correr lá, mas sempre achei que nunca teria condições de chegar no topo. Aproveitei o treino do Corre Brasil e resolvi arriscar… Chegar no topo do Pico do Jaraguá hoje foi uma grande alegria, mas antes de contar como foi vamos aos treinos da semana.

Depois dos treinos de carnaval, tive dois dias de folga, quarta e quinta e voltei a correr apenas na sexta. O treino era 15 de 500m a 85%, em outras palavras, acelere pra valer… Não consegui fazer todos as series abaixo de 2’15, algumas ficaram próxima dos 2’30, mas de qualquer forma foi um bom treino.

No sábado tive 25 min de corrida progressiva seguidos por 15km a 80%. O dia amanheceu garoando e com temperatura agradável, em outras palavras, condições ideais de treino e com isso consegui correr mais forte e sem forçar, fechando os 15km em 01:14:58. Quando terminei a chuva apertou e agradeci por ter iniciado cedo.

No domingo a planilha dizia 5km ritmo médio seguidos por 10km a 80%, mas troquei por 15km no Pico do Jaraguá. Quando comecei a inclinação não era tão grande e consegui até que ir num ritmo razoável, no meio do caminho cansei um pouco e passei a intercalar caminhada com corrida e assim cheguei até o topo com 5km. O visual era incrível e compensou todo o esforço da subida. Parei uns minutos para tomar água e comecei a descer, desci 2,5km fiz meia volta e comecei a subir novamente, intercalando corrida com caminhada. Ao chegar no topo fiz uma rápida parada e comecei a descer novamente…. Acho que a descida foi mais longa e demorada que a subida, os km demoraram a passar e o último km pareceu uma eternidade kkk, mas no final fechei os 15km em 1h46min. Não foi recorde mundial e nem de perto o meu melhor tempo, mas foi uma grande conquista… Posso dizer que estou me tornando uma corredora de verdade…

terça-feira, 4 de março de 2014

Carnarun 2014… vai vendo

images

E mais um Carnarun passou e desta vez tive a certeza que os treinadores são os torturadores modernos kkkk. Vai ter criatividade para montar planilha assim lá na China…. Acham que tive folga só porque passei mal na Meia Maratona de SP? Que nada, muito pelo contrário, ganhei um dia a mais de treino e um longão no sábado.. mas vamos começar pelo começo :)

Na terça como treino para aquecer o carnaval fiz 15 de 1'30 sendo 30'' fraco 30'' médio 30'' forte, foi muito legal  e rodei em cada serie cerca de 320m totalizando um pouco mais de 6,5km.

Na quarta o treino 5 de 10min foi longo e duro. Por causa da musculação do dia anterior comecei com as pernas travadas e as series acabaram saindo com ritmo progressivo, a primeira teve um ritmo médio de 5:25 e a ultima a 5:00. No final fechei o treino com pouco mais de 10,5km

Na quinta nada de folga, o treino era 5 de 6min ritmo médio forte, ou seja, devia acelerar mesmo. Consegui fazer as series com ritmo de 4:30, fechando o treino  com 8,5km

Na sexta-feira mais um treino intenso, desta vez 5 x 1 km ritmo médio forte. Não senti o cansaço do dia anterior e o ritmo médio de cada serie foi 4:25.

Daí chegou o sábado com o longão de 25km. A idéia era apenas rodagem sem se preocupar com ritmo. Estava com um pouco de medo pois desde a Maratona de Boston que não corria acima de 21km e não sabia como iria me comportar. comecei o treino rodando leve (5:40) e deixei o corpo escolher o ritmo que queria. Aos poucos o ritmo foi melhorando e passei a rodar a 5:20, depois 5:10 e no final a 5:05. O tempo todo a cabeça estava legal e com isso não senti cansaço e a postura foi mantida até o final, fechando o treino em 2:13:26 (ritmo de 5:20).

Só que o cansaço apareceu depois do banho e literalmente fiquei as próximas 24h dormindo ou deitada no sofá fingindo que estava assistindo TV. Levantar e andar para a casa era terrível, não tinha forças para nada… Só fui melhorar mesmo na tarde de domingo, era como se tivesse renascido das cinzas. Com isso, empurrei o treino de domingo para segunda.

Na segunda tinha 10km pela frente e resolvi fazer na montanha russa do Horto. Senti um pouco as subidas mas consegui concluir em 55min.

E para fechar o carnaval hoje fui para a pista enfrentar os 10 de 3min sendo 1 fraco, 1 médio e 1 forte. Gostei muito deste treino, mesmo sentindo dor e cansaço consegui manter o ritmo, fechando cada serie acima dos 610m e o treino com cerca de 8km.

Ufa…. Com este treino encerrei mais um Carnarun rodando cerca de 78km de terça a terça. Nada mal, não é?