segunda-feira, 18 de junho de 2012

Tá chegando a hora

Este ano ficará conhecido com o ano dos PR batidos e desta vez o PR não tem nada a ver com corrida e sim com relação a este blog. Acho que pela primeira vez desde que comecei a escrever que o blog ficou sem atualização por 3 semanas. O lado bom é que eu continuo viva, sobrevivi as 2 semanas infernais e este texto não é fruto de psicografia.

Semana de Treino 28/05 a 02/06

Quando recebi a planilha não sabia se ria ou chorava e no final acabei surtando, pois o longão novamente foi alterado para domingo. Fazer longão no domingo significa ter que trabalhar no dia seguinte com o corpo todo moído e eu estava passando por isso na semana, pois o cansaço do longão do domingo atrapalhou o trabalho na segunda e me impediu de treinar na terça.

Depois que o surto passou respirei, pensei melhor e resolvi seguir a planilha com o planejado ou seja, treinar de quinta a domingo, fechando o domingo com 34km. E ainda para ajudar, resolvi fazer na quarta-feira o treino que perdera na terça, aumentando para 5 (cinco), os dias seguidos de treino.

Na quarta-feira o treino era 10 de 4 min sendo 1 min fraco e 3 min medio. Fiz o fraco com ritmo de 6:30 e o medio com ritmo de 5'00. No final fechei o treino com um pouco mais de 8,5km.

Na quinta-feira o treino era 8 de 1 km com ritmo de 5'00 e o descanso era aguardar a fc chegar a 125/130. Consegui fazer as series no ritmo determinado e a recuperação ficou em torno de 1min, ou seja pela primeira vez não tive problema em fazer a fc retornar, muito pelo contrário ela retornou rápido demais. No final junto com o aquecimento fechei o treino com um pouco mais de 11km.

Na sexta-feira, o treino era 8 km ritmo progressivo. Como estava chovendo não quis arriscar um resfriado e fiz o sacrificio e fui para esteira (sim so nestas ocasiões quando uma maratona está perto é que treino na esteira e no Esperia é ainda pior pois da esteira dá para ver a pista e você fico olhando e desejando estar lá). Bom, comecei com velocidade 8/9km/h e subi para 10km/h nos proximo 2km, 11km/h nos proximos e 12km/h no ultimo. O treino até que não foi tão ruim em virtude do progressivo, pois eu tinha com o que me entreter.


Daí fui arrumar minha mala e ir para o Rio. Sim decidi tudo na sexta-feira mesmo, na maior correria. No domingo teria um treinão 15/30km e com todo o suporte e seria perfeito para rodar os 34km.

Mas antes do longão de domingo eu tinha treino no sábado e fui experimentar um local muito legal de treino, a Lagoa. Amei correr na Lagoa e sim os cariocas tem vários lugares muito bom de treino e a Lagoa está entre eles.

O treino era 5 de 3 km 80/85%  e como o tempo estava encoberto mas com alta umidade acabei fazendo as series com ritmo variando entre 5:10 e 5:20. No final fechei o treino com 18km, considerando o aquecimento.

Depois do treino fui buscar meu kit para domingo e quando estava quase saindo, vejo uma moça de boné rosa passando por mim. Pensei na hora "Elis? será que é ela?" resolvi arriscar e chamei por ela. Ela me olhou e então me reconheceu.... sim era a Elis, a minha amiga virtual, representante dos Baleias e que nunca tínhamos conhecido pessoalmente. Fiquei muito feliz e soube que na vida não existe coincidências. Bem com o kit na mão retornei para o hotel para descansar e me preparar para o domingo.

O domingo amanheceu com um ceu azul lindo e já dizendo que iria esquentar e judiar dos atletas. Chegando no Aterro, soube que iria correr na Perimetral, a volta de 15km era 5,5km na perimetral, fazendo o retorno passando pela largada, indo mais 2km no sentido do Aterro e voltando para a largada novamente. Como ia correr 34km, decidi que faria 4km antes e depois 2 voltas completas de 15km fechando o treino.

Assim comecei antes e quando passei na largada, a mesma já tinha acontecido e com isso corri sozinha o tempo todo. Para evitar a quebra que tive na maratona do Rio, decidi não forçar correr baseado na sensação de esforço, mesmo que o ritmo final ficasse acima do esperado. Só que a fc estava ótima mesmo considerando o calor e consegui correr com ritmo em torno de 5'15/5'25 quase o tempo todo.

Por incrível que pareça a Perimetral foi mais fácil que o Aterro. No Aterro o vento acabava e o calor vinha com tudo, fazendo com que meu ritmo simplesmente desabasse, na perimetral tinha uma brisa e ajudava o corpo esfriar. Fiz a primeira volta bem e iniciei a segunda mantendo o ritmo. Passei pelo 30km com 2h40, mas sofri muito nos 4km finais por causa do calor, fechando o treino com 3h04 e a certeza que se com o calor fiz um excelente treino, na maratona no frio eu ia simplesmente voar.

Assim fechei a semana infernal com os incríveis 80km rodados em 5 dias seguidos.

Semana de Treino 28/05 a 02/06

O preço de todo o esforço feito nos 5 dias de treino eu paguei na segunda-feira. Tive início de febre, dor no corpo e início de resfriado e o resultado foram 2 dias off (segunda e terça). A sorte é que tinha feriado na quinta e a semana foi curta.

Na quarta-feira, o treino era 10 de 1 min a 80% seguido por 5 km a 85% e como estava chovendo lá fui eu novamente sofrer na esteira. O treino foi meio complicado, principalmente nos intervalados, mas cumpri o planejado. No final  junto com o aquecimento rodei 8,5km.

Na sexta-feira, apesar da garoa e do frio, eu fui treinar na pista e o treino era 6 de 1 km 80%. Consegui fazer todos as series com ritmo de 4:40, fechando o treino com quase 8km.

No sábado, amanheceu um dia perfeito, tempo frio, encoberto e sem chuva, exatamente o que devo encontrar em Rosário e com isso consegui fazer o melhor treino na minha vida. Passei os 21,1km abaixo de 1:49:40, batendo meu PR na distância e fechando os 30km com 02h36 simplesmente inteira e com a fc nos 80%.

No domingo, acordei com preguiça e em vez de treinar fui assistir o jogo do Nadal, mas estava tão cansada que resolvi empurrar o treino para terça-feira. fechando de maneira preguiçosa e com chave de outro minha semana infernal.

Semana de Treino 04/06 a 10/06

Faltando 2 semanas para a maratona, a ordem agora é cuidar do descanso e da alimentação. O volume de treino cai e a velocidade tende a aumentar.

Na terça-feira foi a hora de pagar a preguiça de domingo e lá fui eu completar o treino 10 de 1'30 sendo 30'' fraco, 30'' medio, 30'' forte, seguido por 10 km progressivo ate o talo. Nos intervalados fiz o fraco a 6'30, o medio a 5'00 e o forte a 4'00. No progressivo, dividi em 4 partes, fiz os primeiros 3km a 5'40, os outros 3km a 5'15, os proximos 2km a 5'00 e os ultimos 2km a 4'40. Fechando o treino morta e com 14km.

Na quinta-feira o treino era  10 de 500m a 85% e consegui manter um ritmo de 4'30 em todas as series fechando o treino com um pouco mais de 7,5km.

No sábado o treino era 15km no ritmo da prova. Apesar do calor, mantive o ritmo e fechei o treino com 1h17 com a fc um pouco acima do normal.

No domingo o treino era  7 de 1 km 80/85%, mas segui o conselho do treinador e não forcei muito para não chegar desgastada na maratona. Fiz todas as series com ritmo de 5'00, fechando o treino de maneira leve com 8km.

Bom agora é arrumar as malas, descansar e viajar. Domingo será o grande dia onde farei aquilo que treinei, nem mais nem menos. Nada pode ser mudado agora é so seguir o que já foi ensaiado.

A previsão é de tempo bom, com temperatura variando entre 8ºC e 18ºC.

Desta vez não estou ansiosa, estou calma, a pior parte já passou, superei todos os problemas e cheguei até aqui inteira. Se alguém me dissesse no início do ano que a vida daria tantas voltas e que eu estaria aqui neste momento, tão bem e tão feliz, eu não acreditaria. É como se a chuva passasse e o sol abrisse.

Não sei como terminará esta história, mas o final não importa, darei o meu melhor e isto já é o suficiente.

6 comentários:

  1. Estamos na torcida, caso eu ñ consiga falar com vc pelo telefone, saiba q estarei torcendo muito por vc , e se puder, me mande uma msg assim q acabar a prova....Grande bjo.....E....É Isso Aí....Sigamos em Frente..... Obrigado pela nossa amizade.....

    ResponderExcluir
  2. #aisim!!!!!!!!!!
    Tudo lindo! Muitos recordes e alguém furando o almoço, a corrida e tudo mais.
    Comemoraremos mais um recorde no RIO!
    Beijos e ótima PROVA!
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  3. Yara, que venha + esse PR. Estamos na torcida. Mas não demora para nos informar aqui pelo Blog. Beijão e Boa Prova. Mário

    ResponderExcluir
  4. Olá Yeda! Venho acompanhando seu blog. Tenho certeza de que tanto empenho e dedicação só podem gerar bons resultados.
    Sucesso!!!

    http://correalebraganholo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pô Yeda! Dá notícia, menina!!!
    Conta ai, como foi em Rosário?!?!?!
    Acho que falo por todos os leitores do blog quando digo que estamos ansiosos (e até com uma pitadinha de preocupação) por notícias.
    Tenho certeza que você se dedicou ao máximo, que deu o melhor de si mesma na prova.
    Qualquer que tenha sido o resultado (e estou torcendo muito para que v. tenha tido êxito em seu objetivo), você já venceu. Venceu pela determinação nos treinos (treinar duas vezes ao dia, você é doida! :) ), pelo empenho e pela garra.

    Mas agora, escreve logo um texto e diz pra gente que tá tudo bem com você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio,

      Amanhã ou no máximo na sexta eu publico o post.... Mas para não te matar de ansiedade e não só fui bem, como consegui o índice. Fiz 3:39:38.

      Excluir