domingo, 19 de fevereiro de 2012

Dançando na chuva

Eu li na sexta-feira a seguinte frase "se a tempestade não quiser passar, dance na chuva" e devo dizer que nunca uma frase fez tanto sentido na minha vida quanto esta. O momento é de transição, estou enterrando o velho para que o novo possa aparecer e o que diferencia este momento dos outros é a sua abrangência e o tempo que está levando. Não é apenas uma parte da vida que está em transição, é quase minha vida inteira e exatamente por isso, não é algo rápido, já vem acontecendo a algum tempo e sei que não se resolverá no curto prazo, então o que eu posso fazer é me manter equilibrada e nisto que entra a corrida.

Mantendo o treinamento e o foco nos objetivos, consigo reencontrar meu equilíbrio e passar mais tranquilamente por tudo isso. Foi difícil entender este momento, mas agora é como se uma luz acendesse na minha vida e a paciência voltasse a reinar. As coisas vão se resolver no seu curso e quanto mais calma estiver, menos impactante será.

Bem mas indo aos treinos esta semana foi excelente, consegui sobreviver aos 5 treinos semanais sem tanto cansaço, a velocidade melhorou e a fc está mais estável. Outra coisa que estou notando de diferente é que não estou começando muito rápido, iniciando mais devagar e ir subindo a velocidade gradativamente, faz com que os resultados finais sejam melhores.


Na terça-feira o treino era 10 min de trote seguidos por 6 de x 5min a 80%. Fiz este treino bem leve e quase foi um treino de 75% ao inves de 80%, pois o pace não passou de 6:30. No final encerrei o treino com 6km.

Na quarta-feira o treino era 4 de1,5 km sendo 500m a 75% e 1 km a 85%. Adorei este treino pois consegui correr os 75% com pace de 7:30 e os 85% com pace de 5:00/5:15. A fc mostrou-se bem estável e baixando quando necessário. Com aquecimento e intervalo, terminei o treino com 7,3km em 50min.

O treino de sexta-feira começou agitado. Eu normalmente acordo as 5:05, mas nesta sexta, desliguei o despertador e continuei dormindo indo acordar 5:50. Normalmente quando isto acontece, tomo banho no Esperia e vou trabalhar de carro para recuperar parte do tempo perdido, mas como era véspera de feriado e teria desfile no Anhembi na sexta-feira a noite, sair de carro não era uma opção, então resolvi ir treinar assim mesmo e recuperar o tempo perdido da maneira que desse.

Apesar da agitação o treino me surpreendeu, era 10 de 4min a 80%, a fc ficou super estável e consegui correr com pace de quase 5:00. No final rodei 8,6km

No sábado tive uma briga com a minha cama e acabei acordando mais tarde, quando abri a janela e vi a lua que estava lá fora, já imaginei como seria difícil. Depois de me xingar por alguns minutos me troquei e fui para a base aérea de Guarulhos. Chegando lá, a surpresa o tempo estava encoberto e com um ventinho gostoso. Consegui fazer o treino inteiro com este tempo e quando eu terminei o tempo abriu e o sol brilhou sem dó. São Pedro foi muito camarada comigo.

Com relação ao treino, ele era considerado relativamente difícil, mas para mim foi tranquilo, era 12 de 1km sendo 2 a 80% e 1 a 85%.  Por causa da topologia do local, o treino acabou sendo quase um progressivo a cada três km. No primeiro km por causa da subida ia mais devagar, no segundo por ser descida + plano era possível acelerar e no terceiro conseguia acelerar bem no início e depois manter um ritmo mais tranquilo nos 300m finais. O pace acabou ficando 5:30/5:50 no primeiro quilômetro, 5:15/5:20 no segundo e 5:00 no terceiro. Fechei o treino com 13km em 1h e 28min, sendo que apenas nos últimos 3 km que a fc ultrapassou o limite e acabou sendo 85%/90% ao invés de 80%/85%.

No domingo, a planilha dizia 10km com ritmo 80% ou no max 5'45 (o que for mais forte), como era domingo de carnaval e eu achei que a cidade ia estar vazia, resolvi treinar no Ibirapuera. Depois de comentar isso no facebook, o Colucci topou treinar comigo e marcamos as 8:00.

Após uma nova briga com a minha cama, acabei chegando uns 5 minutos atrasada (quem me conhece sabe o quanto eu não gosto de me atrasar), a temperatura estava amena, o parque relativamente vazio e bom para correr.

Fomos fazer o percurso de 3km e como bom cavalheiro, o Colucci deixou eu ditar o ritmo. Fiz o primeiro km mais lento para aquecer e daí aceleramos para 5:30. A cada volta que dávamos o parque ia enchendo e no final já estava bem lotado. Com um papo gostoso o tempo voou e fechamos as 4 voltas quase sem perceber. No final foram 12km em 1h e 06min.

Depois da corrida chegou a hora de mais um pouco de #blablabla junto com a Zilma (@rodrigueszilma) que alíás eu não a conhecia, mas posso dizer que ela é uma atleta sensacional e uma pessoa muito simpática.

Para os próximos dias de Carnaval adivinham o que vou fazer???? Pois é, nada de festa, a folia será na pista, pois os treinos continuam....

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Yeda,

    Não é de hoje que venho acompanhando os seus textos. Você possui qualidade em todos os sentidos, desde as palavras aqui expressas, até cada centímetro calculado dos treinos que realiza. A "dança" dos números acontece até nos atrasos, visto que tinha a previsão de acordar às 05:05, porém, acabou despertando às 05h50 (risos).

    O leitor fica um pouco confuso ou alheio quando você fala do momento de transição e das coisas que acontecem em sua vida paralelamente à descrição dos treinos. Farei um comentário de forma a ilustrar a minha maneira de tentar absorver o que você escreve: aqui você diz "Foi difícil entender este momento, mas agora é como se uma luz acendesse na minha vida e a paciência voltasse a reinar." Se para você foi difícil entender, o leitor não consegue reunir subsídios nem para ter a mais remota especulação do assunto, pois você não diz nem do que se trata, fica muito abstrato (talvez seja essa a intenção). Não estou pedindo para você contar gratuitamente esses capítulos privados de sua vida, no entanto, tal exclusivismo dá a impressão de que você escreve para si mesma ler, deixando apenas a situação dos treinos ao alcance dos leitores. De qualquer forma, você escreve muito bem, em termos ortográficos, concordâncias e demais regras gramaticais, seu detalhismo é raro e deve continuar sendo explorado.

    Busca algum objetivo específico neste semestre?

    Bons treinos

    Daniel Gonçalves
    www.fanaticospormaratonas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel,

      Da outra vez que perdi a hora eu acordei 06:06, é mole???? rs rs rs Acho que foi pior que 05:50....rs rs rs

      Eu não costumo falar muito da minha vida pessoal e isto é de propósito, gosto de manter minha privacidade, mas como somos únicos não dá para separar o treino do resto da vida e se sua vida vira de cabeça para baixo isso com certeza interfere no treinamento e nos textos do blog.

      Tenho tentado ser o mais leve possível e deixar os problemas de lado, pois se você não lutar para mudar o padrão dos seus pensamentos, nada pode melhorar e além disso ninguém merece ficar lendo textos com reclamações rs rs rs. Contudo, tenho a impressão que tenho sido muito densa ultimamente, perdi meu bom humor e parte da minha alegria e escrevi este texto até mesmo para justificar este momento.

      O meu grande objetivo para este ano é a Maratona de Rosário em Junho, mas em virtude dos meus problemas, talvez eu não vá, pois não sei se terei férias e escolha uma outra maratona, como a do Rio por exemplo. Pode ser que nem maratona eu faça, pois sua cabeça precisa estar 100% para conseguir completar uma prova dessa.

      Por enquanto estou treinando e espero até o final de Março decidir se faço ou não uma maratona e qual será. A grande favorita é o Rio, primeiro por ter vários amigos correndo por lá e depois porque o Rio merece que eu faça uma corrida legal, pois a do ano passado foi um verdadeiro desastre...rs rs rs

      Excluir
    2. Daniel,

      Escrevi rápido demais e ficou faltando....
      Fico feliz que você goste dos meus textos e tento escrever o melhor possível, mas ainda tenho muito que evoluir... Engenheira e escritora não combinam muito...rs rs rs

      Bons Treinos!

      Bjos

      Yeda

      Excluir
  3. #aisim
    Bons treinos! E amanhã, terça-feira de Krnaval tem mais iBira.
    Apareça. 08 no porquinho e depois café da manhã na padoca. hehe
    Confira a foto do domingo e conheça o blog da Mayumi http://runningkitigai.blogspot.com/2012/02/se-gente-nao-define-as-metas.html

    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colucci,

      Tentador hein???? mas tenho treino regenerativo amanhã, aquele que é devagar quase parando..rs rs rs Acho que vou fazer no Esperia. Se eu mudar de ideia te mando uma mensagem.
      Ah obrigada pelo link blog da Mayumi.

      Bjos

      Yeda

      Excluir