domingo, 30 de janeiro de 2011

Semana de Treino

Esta semana os terríveis 75% diminuíram um pouco, rodei mais em 80% e para minha alegria tive alguns tiros de 85%. O problema continua sendo o calor do verão para os treinos de sábado e o horário de verão que entrou na pior fase e agora estou treinando no escuro total durante a semana.

O bom é que agora tenho a pista de atletismo do Esperia para treinar, com isso tenho um pouco mais de segurança e não preciso correr na rua no escuro, mas só dá para treinar na pista treinos intervalados curtos (3min ou 500m), treinos mais longos (13min ou 2km) é muito cansativo e o melhor é enfrentar o escuro e correr na rua.

A semana começou comigo empurrando o treino de segunda para terça a fim de aproveitar o feriado. Eram 12 de 2min sendo 2 a 75% e 1 a 80%. Fiz as series de 75% com ritmo de 7:40 e os de 80% com ritmo de 6:00/6:15, até podia ter forçado mais, mas quis evitar problemas em fazer a fc retornar para os 75%. Após a corrida, fiz meu treino de musculação, ainda sem treinar membros superiores, pois minha mão continuava doendo.

Na quarta eram 10 de 3'30 sendo 1'30 a 75% e 2'00 a 85%. Fiz os 75% em torno dos 7:50 e os 85% em torno dos 5:00. Com treino de misturando 75% e 85%, não tenho escolha e durante o intervalo das series, preciso abaixar o tronco para fazer a fc baixar. Com isso fico parecendo que estou passando mal e na pista do Esperia, isto chama um pouquinho de atenção. Já estava vendo o pessoal de lá chamar o SAMU para me socorrer. Depois disso, fui fazer meu treino de musculação

Na sexta, o treino eram 6 de 1min ritmo medio e 3 de 13'30 a 80%, fiquei com preguiça de correr na rua e decidi correr na pista. A primeira parte foi fácil fiz os 6 de 1min em torno dos 5:15, mas a segunda foi extremamente monótona e me arrependi de não ter ido para rua, de qualquer modo fechei as series com ritmo em torno de 6:00/5:50, até podia ter forçado mais, mas não quis deixar a fc subir muito. Terminado o treino fui para a musculação e pela primeira vez desde a queda arrisquei treinar membros superiores, minha mão até que se comportou e não doeu muito.

No sábado por causa do calor, não fui no meu trabalho voluntário e cheguei mais cedo na base para treinar, mas o sol não deu trégua, estava uma lua absurda. O treino eram 4 de 3km, sendo 2km a 80% e 1km a 85%. Apesar do calor consegui manter ritmo de 6:00 nos 80% e 5:40 nos 85%. O que não ficou bom são minhas passadas, voltei a jogar a perna esquerda para fora, principalmente na terceira série quando desconcentrei. O engraçado é que minha passada piora quando corro devagar, quando corro mais rápido este problema minimiza bastante.

Domingo fui fazer a prova da Oral B, como eu sempre falo é a prova realizada no quintal de casa, circuito Braz Leme - Olavo Fontoura. O combinado era fazer uma corrida leve sem forçar para soltar as pernas. Fui correr com um amigo do trabalho, mas acabamos acelerando e fiz os primeiros 4km com ritmo de 6:00, depois deixei ele ir embora e reduzi o pace para 6:30/7:00, fechando a corrida em 45min. Depois disso, peguei medalha, dei um tempo e voltei para o Esperia para fazer meu treino de musculação.

No sábado conversei com meu treinador e provavelmente faremos alguns acertos na rotina de treinamento. Desde que eu mudei de academia, a filosofia do treino de musculação mudou e agora não faço mais um dia de treino para membros superiores e um dia para membros inferiores, a serie mistura os dois, claro que separando os grupos musculares. Com isso, não tenho mais um treino curto e um treino longo e posso fazer qualquer das series junto com meu treino de corrida sem me cansar muito.

Aliado ao fato da academia funcionar de terça a domingo,  conversamos em empurrar o treino de corrida de segunda para terça e empurrar o treino de musculação de quinta para domingo. Com isso, teria 2 dias de descanso, segunda e quinta e treinaria mais pesado, na terça, quarta, sexta, sábado e domingo.

Vou experimentar esta nova rotina e ver se ela se mostra mais efetiva que a rotina anterior, além disso eu queria voltar a nadar, mas está complicado arranjar tempo.

domingo, 23 de janeiro de 2011

A Vingança dos 75%

Quem disse que pangaré velho também não pasta? Início de temporada e os temíveis treinos de 75% voltaram. Bem, para quem não tem problema com fc alta poder entender, correr em 75% significa mais ou menos que fazer uma ferrari andar em primeira marcha e de freio de mão puxado....Tá bom, estou mais para fusca velho que ferrari, mas a compração continua servindo. Passo o tempo todo me segurando e tendo que correr devagar e este ano está sendo ainda mais difícil, muito provavelmente porque minha velocidade aumentou no ano passado...Mas enfim vamos aos treinos.

Na segunda o treino era 20 de 30'' a 75% com 15" de descanso seguidos por 15 min a 80%. A primeira parte foi mais um teste de coordenação do que propriamente de corrida. Estava escuro, não consegui enxergar o relogio direito e não sabia se tinha que correr ou descansar, mas acho que acertei 95% deste treino. Os outros 15 min a 80% fiz leve e sem forçar com ritmo cerca de 6:30.

Na terça fiz apenas treino de musculação e na quarta o treino era 12 de 1 min a 75% seguidos por 1 de 4km a 80%. Consegui fazer a primeira parte com ritmo de 7:30 e a segunda parte com ritmo de 6:30. O bizarro deste treino foi o começo, nem bem havia começado a correr direito quando tropecei num degrau e caí. Como estava sonolenta foi um tombo estranho, onde eu literalmente me esparramei no chão, batendo a boca e o queixo. Neste momento eu acordei, levantei e iniciei meu treino. Além de escoriações na mão e na perna, o mais grave foi que minha mão ficou inchada e doendo e precisei ir ao médico. Felizmente não quebrei nem trinquei nada, mas ainda está doendo hoje.

Na quinta acho que por causa do tombo amanheci com tudo dolorido, pescoço, costas, braço, mão e achei melhor não ir treinar.

Na sexta o treino era 8km a 80% e desta vez esqueci o frequencímetro em casa, então corri com ritmo de 6:30 sem forçar para não ultrapassar a fc.

No sábado foi um teste de paciência, eram 6 x 2 km sendo 1,5 km a 75% e 500m a 80%, como comecei a correr as 10:00 embaixo de um sol forte já sabia que ia ser dificil pois teria que correr devagar o tempo todo, assim levei o iPod para me fazer companhia. A sorte é que o Campo de Marte possui umas sombras e um vento gelado, o que ajuda a resfriar o corpo. Corri os 75% com ritmo de 8:00 e os 80% com ritmo de 6:20. Apenas na penúltima e última serie que tive problemas, pois simplesmente não conseguia mais correr devagar, precisava ficar o tempo todo reduzindo a velocidade.

Hoje para compensar a falta da quinta-feira, fui fazer meu treino de musculação e assim cumprir 100% o treinamento da semana. Tinha pensado em nadar um pouco, mas acordei tarde e tive que me contentar em fazer apenas musculação.

Amanhã tenho mais treinos de 75% e espero que minha temporada dos 75% terminem em breve, é esperar a planilha da semana que vem e conferir.

domingo, 16 de janeiro de 2011

A volta dos treinos

As ferias acabaram, bem apenas do treino, porque no trabalho o ritmo continua alucinante. Segunda-feira curti meu último day-off e na terça estava pronto para recomeçar. A ideia era correr uns 10 a 20 min e fazer musculação, so não contava que São Pedro iria ter insônia e lavar o céu a noite inteira, choveu tanto durante a noite que alagou metade da cidade, incluindo minha academia. Quando acordei, sem saber do estrago até cheguei a sair de casa, mas tive que voltar pois não havia como entrar na academia, ainda bem que moro perto e posso voltar para casa.

Bem, na quarta-feira, com tudo reestabelecido, fiz meu primeiro treino de 2011 e foi um horror, como todo treino de volta de ferias. O treino era 20'00 deixando ritmo entrar normalmente e chegando aos 80%  seguidos de 10 de 1'00 a 75% . Bem deixei o ritmo entrar bem demais e quando vi já estava a 85%, daí voltar e correr a 75% foi impossível, a fc subia igual balão, somente nas últimas repetições é que consegui deixar a fc a 75%.

Na sexta o treino era 8 de 4'00 sendo 3'00 75% e 1'00 80%, com a lição aprendida de quarta-feira não forcei tanto nos 80%, corri em torno dos 6:00 então não tive problemas em fazer a fc retornar para os 75% na serie seguinte.

No sábado tive meus primeiros tiros de velocidade de 2011, não eram grande coisa, mas foi legal correr rápido novamente, o treino era 6 x 45'', sendo 15'' fraco, 15'' medio e 15'' prog ate forte, seguidos por 30'00. Nos tiros estava amarrada, consegui atingir 3:40 de ritmo mas sem muita técnica, teve até uma pessoa que caminhava na pista que me disse que se eu levatasse mais os pés seria mais fácil. Os 30min depois não consegui fazer a 6:00, tive que reduzir a uma corrida leve para manter a fc, pois estava muito quente.

De qualquer modo, foi muito gostoso voltar a treinar, adoro correr e senti falta nestes 15 dias que fiquei parada. Como meu treinador disse esta é a melhor pior semana do ano.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Ferias

Estou completando 15 dias de ferias dos treinos e neste período, o mais perto que cheguei de uma atividade física foi no dia 31, quando saí para andar na praia na beira do mar para me despedir de 2010.

Em Santos fui do canal 2 até a balsa e comecei o caminho de volta, fazendo uma parada para visitar o Aquário e tomar uma Água de Côco e só depois voltei definitivo para casa. O estranho é que tinha a lembrança de quando era criança e íamos caminhando no sentido do aquário, chegar até lá era um desafio, acho que consegui fazer isso apenas uma ou duas vezes. No dia 31 quando vi já estava no Aquário e pensei já cheguei??? Bem, continuei a andar mais um pouco, pois chegar até o Aquário não é mais um desafio, a praia ficou pequena...

Não senti muito ficar sem treinar, pois estava bem cansada e acordar mais tarde foi uma benção, além disso, as festas de final de ano deixou a vida um pouco agitada, então não tive muito tempo par sentir falta dos treinos, contudo este sábado foi estranho, fui para o meu trabalho voluntário e quando voltei não tinha o que fazer, tinha tempo livre e não estava cansada para dormir. É estranho como nos condicionamos, a sensação que eu tinha é que estava fazendo coisa errada.

Durante estes 15 dias, assisti muita TV, fui dormir mais tarde, acordei mais tarde e relaxei com a minha dieta, pois é, tá certo que manerei com as quantidades, mas comi todas as porcarias que podia, incluindo muuuuuito Panetone (Nossa! como é delicioso promoção pós Natal). Estou sem me pesar faz uns 20 dias e terei que ficar mais uns 15 para não pirar (rs rs) , mas com certeza devo ter ganho uns 2 kilos de presente.

Na semana passada pude acompanhar entrevistas de uma outra paixão, o tênis. Entrevistaram as feras, Federer, Nadal, Djokovic e pude perceber por que eles estão nas primeiras colocações do ranking ATP e tirei algumas lições importantes para a corrida. Gostar de Federer, Nadal e Djokovic é quase gostar de Corinthians, Palmeiras ou Santos, você torce para um ou para outro, não tem muito explicação.

Mas voltando as lições, Federer é sem dúvida a perfeição em pessoa, ele joga como ninguém e durante a entrevista ele falou sobre sua preocupação com a preparação física e recuperação, falou da importância da musculação, do alongamento e da massagem. Comentou também sobre saber desacelerar, de parar para recuperar de alguma lesão e não insistir em jogar machucado. Lembrou que se afastar uma semana e perder um torneio, pode evitar meses de repouso para recuperação de uma lesão grave. Deve ser por isso, que ele nunca se machucou gravemente como é comum aos jogadores de tênis. Alguma semelhança com nós corredores? Cuidamos do nosso preparo físico, sabemos quando parar?

Nadal é um guerreiro, ele não possui a técnica do Federer, mas ele não desisti nunca, joga todos os pontos e consegue viradas incríveis. Na entrevista ele comentou sobre a preparação mental para aguentar a pressão do jogo, seu técnico e tio desenvolveu isso nele, o que o torna estável mesmo durante os momentos de grande pressão. Ele comentou também que joga ponto a ponto, quando está na quadra, ele não pensa no jogo ou no campeonato, ele pensa naquele ponto. Com isso, ele luta a cada ponto e consegue viradas incríveis. Fazendo um paralelo a corrida, temos que desenvolver esta preparação mental, principalmente se o objetivo for uma maratona. Cada corrida é unica e uma soma de vários fatores, temperatura do dia, condição física, alimentação, problemas enfrentados no trabalho, problemas em casa etc e temos que estar preparados para enfrentar as diversidades de uma prova. Além disso, devemos nos concentrar em cada treino e não pensar no resultado lá na frente. Cumprir cada treino da planilha com determinação e disciplina e o resultado virá naturalmente.

Djokovic é da Servia, um país sem tradição no tênis e destruído por uma guerra civil. Ele deu a volta por cima, treinou na Alemanha, Espanha e outros países e hoje é o terceiro do mundo. Ele comentou que quando não podiam ir a escola por causa da guerra, ele jogava muito tênis, o esporte serviu como um válvula de escape para aqueles dias tumultuados. Sua determinação e força de vontade é para ser admirado e espelhado. Outra coisa que chamou a atenção é seu bom humor, fora das quadras ele é um grande imitador e um grande palhaço. O bom humor sempre nos ajuda a deixar os problemas mais fáceis ou pelo menos menos pesado.

Se tiverem tempo entrem no Youtube e olhem os videos do Djokovic, são realmente muito bons. Deixo abaixo uma pequena amostra, ele imitando Nadal, Sharapova, Roddick, etc.

Bom amanhã volto a rotina de treinos, as ferias estavam boas mas acabaram e a temporada 2011 inicia.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Resolução de Ano novo - segundo ano


Meu blog está fazendo um ano (na verdade será no dia 09/01), mas como a ideia partiu de uma resolução de Ano Novo tomei a liberdade de antecipar alguns dias... Posso dizer que neste ano evolui bastante no quesito blog, não é fácil escrever e registrar em palavras o que foi uma corrida ou uma semana de treino, conseguir traduzir um sentimento em palavras não é tarefa simples e hoje admiro os escritores que conseguem esta façanha. Eu ainda estou engatinhando e espero melhorar com o tempo.

Mas voltando ao primeiro post, no início de 2010 embalado pelo filme "Diario de Bridget Jones" estabeleci algumas metas: criar um blog, completar a meia Maratona da Corpore em 1:50 e concluir a maratona de Porto Alegre.

Como é bom ter blog e poder olhar os posts antigos, pois nem me lembrava mais que uma das metas de 2010 era completar a meia Maratona da Corpore em 1:50, falha grotesca para uma Gerente de Projetos..rs rs rs. Bom esta meta eu não alcancei na Meia da Corpore em virtude do treinamento para a Maratona, mas completei na Meia PG graças ao meu coelho (Ezequiel Jr) e com isso, 100% das metas foram concluídas.

O Bessa foi meu primeiro seguidor e a primeira pessoa a postar um comentário, na verdade a culpa de eu ter blog é dele, pois ele ficou quase um ano martelando na minha cabeça para eu criar um blog... Enfim, no comentário ele me disse que o meu verdadeiro desafio ia ser 1:50 na Meia Maratona e não a Maratona e não é que ele tinha razão? Realmente foi mais difícil ser sub 1:50 em Meia Maratona do que ser Sub-4 em Maratona.

A la-Bridget Jones, fechei 2010 com o seguinte balanço:
  • Maratonas concluídas sub-4horas: 01
  • Meia Maratona sub-1:50: 01
  • Provas de revezamento e pura diversão: 03
  • Podio: 01 (5º lugar no revezamento Maresias-Bertioga Sexteto feminino)
  • Quebra: 01 (Meia de São Bernardo)
  • Treinos realizados: 185
  • Treinos "matados": 11
  • Km percorridos: 1741
  • Novos Amigo(a)s: vários, não dá para contar
  • Jantares/almoços/cafés de encontro com amigo(a)s pre e pos-corrida: vários, não dá para contar
  • Pares de Tenis comprados: 02
  • Troca de Academia: 01

Para 2011 so tenho um desafio, completar maratona do Rio sub 3:45 e assim conseguir o tão sonhado índice de Boston. Esta meta é um mix das 2 metas de 2010, pois terei que ter velocidade para reduzir o tempo e resistência para completar uma maratona. É uma meta audaciosa e realmente não sei se será possível completá-la em 2011, talvez seja necessário mais tempo de treinamento. Contudo, o mais importante e o melhor será a preparação, o treinamento, para alcançar este objetivo.

Combinei com Orlandinho que este ano não vou correr nenhuma outra prova até a Maratona do Rio em Julho, salvo se ele permitir como treino de preparação. Estou ansiosa para que minhas ferias terminem e que meu treinamento reinicie. A primeira planilha de 2011 já recebi, agora é descansar a semana que resta para recomeçar com força total.