domingo, 28 de fevereiro de 2010

O treino da paciência

Como o Prata (revista Runners) fala, na corrida quem se aplica alcança seu objetivo, não existe na corrida como trapacear, vc não melhora se não se dedicar e não tiver disciplina. É muito gostoso quando vc percebe que melhorou, por menor que seja a conquista, afinal neste esporte e assim como na vida, a natureza não dá salto.

Esta semana não teve longão matador, mas teve um treino de velocidade na quarta-feira (4 x 2,5km, sendo 1km medio e 1,5km medio forte). Foi legal ver que aos poucos minha velocidade está voltando ao que era. De resto na semana repetiu-se os treinos intervalados de 75% e 80%.

No sábado, o longão foi na verdade 8 x 2km, sendo 1km75% e 1km85%. O dia estava abafado e com isso, foi um treino de paciência e principalmente de auto descoberta. Percebi que não estava descansando o suficiente entre uma serie e outra, com isso a fc nos 75% subia e ultrapassava o limite e aos poucos ia retornando para o patamar. Quando descansei mais, consegui correr melhor dentro da faixa estipulada.

Exatamente a um ano atrás, quando comecei a treinamento, um treino igual a este era um horror, simplesmente não conseguia correr a 75%. São treinos chatos e monótonos e junto com o condicionamento físico, vc desenvolve um certo grau de paciência e fé. Eu por várias vezes fiquei brava com com meu treinador por causa destes "treininhos", mas ele me ouvia e dizia que tudo iria melhorar. Bom, preciso dar o braço a torcer, pois está melhorando e estou começando a colher os frutos. Acho que além da corrida, estou melhorando na vida, pois estou aprendendo a focar num objetivo, trabalhar e ter fé e paciência. E plagiando um conhecido do blog da Revista Runners, Vamos correndo!

Volume Semanal: 40,1km

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Longões - o retorno

Esta semana os longões retornaram. Depois de 15km na semana passada, esta semana chegou a vez de correr entre 21 a 25km com pace abaixo de 6:30 (o que é uma velocidade baixa, se comparado com o treino do ano passado) e fc inferior a 90%. Já estava sentindo falta, pois não corro acima de 21km desde a maratona de SP do ano passado.

Retirei o cinto de hidratação do armário, comprei gel energético e dormi cedo, enfim me preparei para o grande dia. E sábado iniciou perfeito, tempo fechado e temperatura não tão alta. O local escolhido foi o Horto, um pouco para fugir do calor e um pouco para me acostumar com ladeira.

Comecei a correr por volta das 10:30 e estava tudo indo bem. No km 10 o tempo abriu e esquentou, com isso a fc começou a subir, no km15 comecei a cansar e no 18km a me arrastar. Quando cheguei no km 20 ficava o tempo todo dizendo que podia parar no km21, contudo o planejado era correr até o km24. Assim juntei toda a força de vontade e concentração, lembrava dos treinos da maratona no ano passado e dizia para mim mesma que podia correr até o km 24. Foram os 4 km mais longos que já corri e quando terminei desabei num banco exausta

Estava tão cansada que quando cheguei em casa, tomei água de côco, comi um sandwich, tomei banho e desabei na cama. Quando acordei, fui jantar numa casa de massas e desta vez jantei mais que o Sandro.

Hoje estou melhor, até que me recuperei bem e fui andar na piscina para soltar a musculatura.

Volume Semanal: 45,5km

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Carnaval e os erros

O Carnaval está chegando ao fim, pelo menos por aqui (em algumas regiões do Brasil esta festa se estende pelo resto do ano), fevereiro já está pela metade e está chegando a hora de começar os treinos para valer, afinal de contas a maratona de Porto Alegre se aproxima (faltam menos de 14 semanas).

Nesta semana, consegui errar praticamente em todos os treinos. Na quarta-feira era para correr 8x1km fiz 16x500m, na sexta pulei o intervalo de 1 min entre os 2km de 75% e 500m de progressivo e no sábado esqueci de fazer 8 series de 1 min forte apos os 15km. Na segunda estava tudo certo, mas daí o sensor resolveu acabar a bateria no meio e eu tive que terminar o treino baseado na sensação de esforço, ainda bem que o treino era por tempo e não por distância.

O foco desta semana era saber se a fc iria baixar depois do treino forte da semana passada e apesar dos erros cometidos a resposta foi positiva, pela primeira vez depois de quase 1 ano de treinamento estou conseguindo manter a fc a 75%.  Isso é inacreditável! No treino de sábado deu até vontade de chorar quando vi que consegui completar 15km nesta fc.

O bizarro desta semana aconteceu durante o treino de sábado. Esqueci que o desfile de sexta-feira terminava no sábado depois das 7:00 e a esperta começou a correr as 6:20. Bom, foi um tal de "topar" com bêbados que vinham do camarote do Sambódromo para o bar Brahma...Eles me olhavam como se eu fosse um extra-terrestre, afinal, como alguém pode estar correndo de madrugada durante o carnaval. Mas, o pior ainda estava por vir, quase no final do treino deixei o Campo de Marte e a rua estava tomada por pessoas que tinham assitido o desfile e estavam indo embora a pé. Eu literalmente fiquei com medo, pois era uma "muvuca" sem tamanho. No final, tudo deu certo, ninguém mexeu comigo e eu consegui passar por eles sem problemas.

Volume semanal: 36,6 km

domingo, 7 de fevereiro de 2010

A Receita

O Orlandinho sempre me surpreende, para quem não conhece Orlando é o meu treinador da OC Assessoria.... Bem, como eu dizia, ele sempre me surpreende, aparece com um treino para literalmente acabar comigo. Esta semana não foi diferente, segue abaixo a receita criada por ele para acabar comigo.

Comece na segunda-feira com 20 tiros 30" ritmo medio, na quarta faça 10 tiros de 2´00 de ritmo forte, na sexta-feira execute 5 tiros de 1km ritmo forte e finalize no sábado com 4 series de 15'00 embaixo de sol forte. Acrescente a isso uma semana stressante no trabalho, ida na prefeitura para reclamar do IPTU e alagamento no final do dia após chuva forte. Ufa! Ainda bem que a semana acabou, vamos ver como será a próxima semana.

Foi proposto uma brincadeira no Blog Correria e a partir desta semana estarei publicando kilometragem semanal.

Volume Semanal: 25,3 km

Invictus


No blog Correria da Runners do dia 22/01, o Sergio nos deu uma previa do que seria o filme Invictus. Este filme é brilhante e não aborda apenas o perdão, mostra de maneira extraordinária como ir além, como fazer algo que parece impossível. Duarante os 27 anos em que esteve na prisão, Mandela lia o poema abaixo para encontrar forças e continuar lutando. Que este poema sirva de inspiração nos desafios que estão por vir.

Invictus

by William E Henley

Out of the night that covers me,
Black as the Pit from pole to pole,
I thank whatever gods may be
For my unconquerable soul.

In the fell clutch of circumstance
I have not winced nor cried aloud.
Under the bludgeonings of chance
My head is bloody, but unbowed.

Beyond this place of wrath and tears
Looms but the Horror of the shade,
And yet the menace of the years
Finds, and shall find, me unafraid.

It matters not how strait the gate,
How charged with punishments the scroll,
I am the master of my fate;
I am the captain of my soul.